Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

FABIAN - O MUNDO ESTÁ ACABANDO Cinema em Streaming

Uma semana fraca de filmes novos nos streamings, a dica então se resume a uma grande estreia na MUBI Brasil, recentemente exibida nos cinemas: Fabian - O Mundo Está Acabando, de Dominik Graf, cineasta alemão pouquíssimo conhecido por aqui (em parte por filmar muito para a televisão alemã) e que, aos 70 anos, mostra um vigor e energia atípicos na produção atual.

O filme se passa durante a República de Weimar, período de transição entre a Primeira Guerra e o Nazismo na Alemanha, adaptado de romance da própria época escrito por Erich Kästner (cujo título original era Fabian: A História de um Moralista, rebatizado posteriormente com o subtítulo que o autor desejava, Indo Para os Cães, mesmo do filme em alemão). É inevitável lembrar do monumental Berlin Alexanderplatz (1980), que R. W. Fassbinder filmou como série de TV, também baseado numa obra escrita na época. Ambos parecem condensar nas jornadas de seus protagonistas todos os anseios, desesperos e preocupações com o estado das coisas, prenunciando o que viria.

Fassbinder também parece ser uma influência para Graf nos modos de filmar e imprimir urgência e unidade ao todo, ainda que pareça haver descontrole. Composição das cenas e iluminação cuidadosas com fins de intensificar o drama, grande direção de atores, inclusive com os personagens mais periféricos - há uma celebração da vida e dos excluídos numa parte do filme, que envolve até um médico travesti, que é muito bonita e "fassbinderiana".

O centro da narrativa é uma história de amor, entre Fabian e Cornélia. A parte inicial do filme é a mais frenética, ousada e arriscada, pois Graf decide nos jogar no mundo do protagonista usando e abusando de recursos diversos, montagem acelerada, telas divididas, narrações em off, câmera inquieta, etc. Apenas quando Fabian conhece Cornélia que o mundo parece ganhar mais sentido e ser menos caótico, embora procedimentos incomuns e inesperados continuarão aparecendo aqui e ali. São três horas de filme que incrivelmente não perdem o ritmo, com novas soluções narrativas e visuais que mantém a narrativa em constante movimento sem que as partes destoem do todo.

O prazer alcançado pela obra obviamente não ignora o momento histórico do país, e as transformações políticas atravessam os personagens de várias formas, e a impressionante cena final está diretamente ligada ao autor do livro, Kästner, que no fim das contas deu traços autobiográficos ao protagonista e as diversas situações que vive.

Fabian - O Mundo Está Acabando (Fabian oder Der Gang vor die Hunde, 2021) está disponível na MUBI Brasil.

Há apenas um outro filme de Graf disponível no Brasil, o romance, também de época mas muito mais “clássico”, Duas Irmãs, Uma Paixão (2014), baseado na vida do escritor Friedrich Schiller. Disponível na Amazon Prime. A série do Fassbinder, Berlin Alexanderplatz (1980), está disponível no Reserva Imovision.