Vamos aos destaques da semana nos streamings brasileiros:
A semana foi marcada pelo brutal assassinato do indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phlilips. Mais do que nunca é importante conhecer e divulgar a AmazoniaFLIX, novo serviço de streaming gratuito (basta um cadastro simples) que torna acessível a produção cinematográfica amazônica, permitindo conhecer as culturas, povos e tradições através das imagens produzidas pelos próprios artistas locais. No momento há uma Mostra de cinema paraense e já com outras programadas, prometendo um acervo grande de curtas, médias, longas, oficinas e textos.
Mais programação gratuita e imperdível: vai até o dia 26/06 o Festival In-Edit Brasil, de documentários musicais, nacionais e internacionais. A programação pode ser consultada aqui, com filmes sendo exibidos também (alguns exclusivamente) em cinemas de São Paulo. Além da plataforma própria, também há opções (uns já disponíveis, outros que entrarão ao longo da semana) no streaming do Sesc Digital e Itaú Cultural Play. Filmes sobre Belchior, Manguebeat, um especial Heavy Metal e o elogiado Rewind and Play com Thelonious Monk são algumas das muitas atrações.
Sem muitas novidades de fazer a cabeça nos streamings tradicionais, a Netflix chama a atenção com o novo filme de Chris Hemsworth, Spiderhead, chance de verificar o talento do diretor Joseph Kosinski ou se as grandes cenas de ação do seu anterior e enorme sucesso atualmente nos cinemas, Top Gun: Maverick, é mais fruto do astro e produtor Tom Cruise; outro lançamento de interesse veio pela Apple+, serviço que raramente surge com algum filme (mas cada vez mais forte com as séries de TV) e se chama Cha Cha Real Smooth - O Próximo Passo, com Dakota Johnson e vencedor do Prêmio da Audiência do Festival de Sundance deste ano. E lembremos que a Apple também comprou o vencedor do ano passado e acabou com o Oscar de Melhor Filme… o jovem diretor e ator Cooper Raiff já tem um filme anterior recente e elogiado que pode ser visto na HBO Max, chamado O Calouro (Shithouse, 2020).
Mas é a MUBI Brasil que vem com os melhores lançamentos da semana, assim como na semana passada e que são também bastante particulares: The Girl and The Spider, dos suiços Ramon e Silvan Zürcher pode causar algum estranhamento na forma como filma diversos personagens em ambientes muito restritos (boa parte dele é basicamente sobre uma família se mudando de apartamento), mas é um convite para observar e ouvir com atenção um circuito de afetos, neuroses, feridas e bichos prestes a causar algum curto numa estrutura aparentemente rígida de cinema, mas que talvez seja assim justamente para gerar tensão de algum rompimento; e Pleasure, primeiro longa da cineasta Ninja Thyberg que pode causar algum choque nos mais sensíveis a sexo, uma vez que traz a jornada de uma jovem cuja ambição é se tornar uma estrela do cinema pornográfico e essa indústria é vista e representada tanto como um ambiente qualquer de trabalho (de modo que genitálias, práticas e posições são explícitadas visual e verbalmente) quanto pelo que evidencia de relações de poder, em especial por ser uma obra sob e sobre a ótica feminina num ambiente propenso ao pior do patriarcado.
Por fim, a estreia de destaque nos cinemas é Amigo Secreto, documentário sobre os bastidores do jornalismo durante a cobertura da Operação Lava Jato no Brasil, que chega a maior parte das capitais do país. A Netflix tem em seu catálogo alguns dos outros documentários da diretora Maria Augusta Ramos, inclusive O Processo (2018), que acompanha os bastidores do impeachment de Dilma Rousseff e os seus elogiados registros da aplicação da lei e do direito no Brasil em Justiça (2004) e Juízo (2007).
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)