Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco ajudantes que não são meros coadjuvantes Clube dos Cinco

Em O Cavaleiro Solitário, Johnny Depp é o astro principal, apesar de estar no papel de ajudante do herói, vivido por Armie Hammer. Tomando esta dupla como exemplo, nós separamos outros cinco sideckicks que são tão importantes quanto os protagonistas em seus filmes. Confira quem entrou para o nosso clube e deixe sua contribuição nos comentários para aumentarmos a lista.

Doc Brown (trilogia De Volta Para o Futuro) - por Renato Silveira

Não há dúvidas de que Marty McFly (Michael J. Fox) é o protagonista de De Volta Para o Futuro, porém, tão importante para o desenrolar da trama quanto o skatista de "colete salva-vidas" é o Dr. Emmett Lathrop Brown. Interpretado por Christopher Lloyd, o “Doc” é um personagem fundamental nos três filmes, pois é ele o provedor da tecnologia que permite a Marty viajar no tempo – um sonho que o rapaz “roubou” descaradamente do amigo, com a nobre intenção de salvá-lo, é verdade. Mesmo quando não está presente para passar instruções, ele pensa em tudo para que Marty não fique perdido no tempo. E no fim das contas, Marty é quem pode ser considerado o "ajudante" de fato.

Doc Brown é um personagem tão cativante por um conjunto de fatores, além da inegável inteligência: o carisma de Lloyd, com seu jeitão de cientista maluco; sua reverência a mestres da ciência como Isaac Newton, Benjamin Franklin, Thomas Edison, Nicolau Copérnico e Albert Einstein, além, claro, do escritor Júlio Verne; sem falar em seu bordão: "Great Scott!" Mesmo que não saibamos como Marty o conheceu, entendemos perfeitamente por que ele arrisca mais de uma vez sua vida para salvar a do amigo.

Sam (trilogia O Senhor dos Anéis) - por Heitor Valadão

Nos três filmes dirigidos por Peter Jackson, há um personagem para cada tipo de gosto. Mas levando em consideração que Frodo é quem carrega o Um Anel e Aragorn é o grande líder e guerreiro dos filmes, era impensável que um outro hobbit roubaria a cena. Mas ele é um jardineiro bonachão chamado Samwise Gamgee, vivido por Sean Astin, que já tinha emocionado uma geração como o goonie Mikey.

Em O Senhor dos Anéis, é Sam quem primeiramente faz o papel do espectador, acompanhando o protagonista sem muito influenciar seu mundo e sua jornada. Mas ao longo dos filmes, Sam vai rapidamente tornando-se a consciência de Frodo, símbolo da preservação do lado bom do herói, que a cada minuto torna-se mais cansado e indefeso sob a influência do anel e a insistência de Gollum. E é o lado bom, na figura de Sam, que leva Frodo, literalmente, a salvar a Terra Média.

Dr. Schultz (Django Livre) - por Luísa Gomes

Uma das controvérsias do Oscar deste ano foi Christoph Waltz ter concorrido (e ganhado) na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, e não como Ator Principal por Django Livre. A grande dúvida sobre em qual categoria o personagem de Waltz se encaixava talvez seja fruto de sua atuação impecável, que praticamente roubou a cena do protagonista, Jamie Foxx.

Seja como for, é inegável que o alemão caçador de recompensas Dr. King Schultz seja um grande companheiro de aventura. Ao longo do filme podemos perceber como sua simpatia pelo escravo recém-liberto Django aumenta junto com sua necessidade de ver a escravidão ser abolida nos EUA. Schultz não é só o mentor de Django, mas também um dos poucos amigos que ele teve em sua vida de sofrimento e dor.

Em uma de suas últimas cenas, King toma uma atitude que mostra o seu desprezo por escravocratas como Calvin Candie (Leonardo DiCaprio). Com os eventos posteriores, não temos dúvidas de que o dentista fez um bom trabalho com seu “afilhado”.

Hit-Girl (Kick-Ass) - por Luísa Teixeira de Paula

Se em Kick-Ass – Quebrando Tudo o adolescente nerd Dave Lizewski é o protagonista, é a garotinha Mindy Macready quem rouba a cena. Garotinha, sim, porque apesar de não parecer, Hit-Girl tem apenas 11 anos.

Filha de Big Daddy (interpretado por Nicolas Cage), ela foi criada para ser uma lutadora: sabe como ninguém como portar uma arma, domina artes marciais e ainda maneja facas e outros instrumentos mortais. Endurecida pela rotina de treinamentos, Mindy é completamente diferente de qualquer outra menina de sua idade e é uma das armas mais poderosas do grupo de super-heróis reais que toma as ruas de Nova York.

O sucesso da personagem de Chloë Grace Moretz foi tão grande que em 2012 ela ganhou uma série de quadrinhos só sua. Dos mesmos autores da história original, Mark Millar e John Romita Jr., Hit-Girl foi lançada em 27 de junho do ano passado e conta o que acontece entre os dois primeiros volumes de Kick-Ass.

Além disso, a história da heroína desbocada também serviu de inspiração para o novo filme, desta vez dirigido por Jeff Wadlow (Cry Wolf: O Jogo da Mentira). A trama de Kick-Ass 2 centra-se justamente na personagem e o roteiro tem como base tanto os quadrinhos homônimos quanto as histórias de Hit-Girl. 


Gromit (Wallace e Gromit) - por Renato Silveira

Ele se formou com honras em Engenharia para Cães na Universidade de Dogwarts (se você pensou em uma sátira a Hogwarts, a escola de bruxos de Harry Potter, acertou em cheio). Ele é fera em xadrez, adora ler o jornal de manhã e cozinha muito bem. Ainda por cima, é um exímio piloto de avião. Ele só não fala – e nem precisa.

Gromit é para Wallace o que Snoopy é para Charlie Brown. O cão de estimação do inventor criado Nick Park, do estúdio de animação Aardman, muitas vezes conserta as trapalhadas do dono, sendo o herói do dia, ainda que não leve sempre o crédito. Não que ele faça questão, afinal, não é à toa que o cão é considerado o melhor amigo do homem.

Visto pela primeira vez em 1989, no curta A Grand Day Out (indicado ao Oscar), Gromit (e Wallace) estrelou apenas um longa, o ótimo A Batalha dos Vegetais, de 2005. Ele voltou ao Oscar em 2010 com outro curta, A Matter of Loaf and Death, mesmo ano em que estrelou uma minissérie na TV Britânica, Wallace and Gromit's World of Invention. Por fim, arriscou-se em 2012 como violinista, veja só, no espetáculo Wallace & Gromit's Musical Marvels, que ainda está em turnê pelo mundo este ano.

Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!
--
OUTRAS EDIÇÕES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco irmãos que dão aquela força
Clube dos Cinco
Cinco momentos em que o cinema foi à pré-história
Clube dos Cinco
Cinco X-Men que mereciam mais destaque nos filmes