Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

As estreias mais aguardadas de 2013 - parte 1 Clube dos Cinco

Assim como no ano passado, o Clube dos Cinco dedicará as últimas semanas do mês para listar os lançamentos mais aguardados por nossa equipe para 2013. Nesta primeira parte, nós votamos nos filmes que já estrearam (ou estão perto de estrear) nos Estados Unidos, mas que ainda são inéditos no Brasil. Não por coincidência, os cinco estão bem cotados para o Oscar.

Lincoln (2012, dir.: Steven Spielberg) – por Heitor Valadão

Steven Spielberg planejava transformar a vida do presidente Abraham Lincoln em filme há muitos anos. Chegou até a escalar o intérprete de Oskar Schindler, Liam Neeson, no papel principal. Mas quando se é diretor, produtor e sócio de um dos maiores estúdios de Hollywood, nem sempre a agenda segue da forma planejada.

Quando finalmente conseguiu colocar o projeto em produção, as coisas já tinham mudado. Ao invés de fazer uma longa cinebiografia, o diretor se concentrou nos últimos anos da vida de Lincoln, contratando o roteirista Tony Kushner para adaptar o livro Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln. Também mudou de ator. Saiu Neeson, entrou o recém-Oscarizado Daniel Day-Lewis (Sangue Negro) em seu primeiro trabalho com Spielberg.

Estreia nos EUA: 09/11/2012
Estreia no Brasil: 25/01/2013

 

O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook, 2012, dir.: David O. Russell) – por Tullio Dias

Inspirado no romance de estreia de Matthew Quick (que será publicado no Brasil em janeiro), O Lado Bom da Vida é um filme recheado de atrativos. Além do elenco forte (encabeçado por Bradley Cooper e Jennifer Lawrence), o filme parece ser um divertido relato da vida de um homem em busca de recuperar o seu grande amor. Tudo isso depois de passar por um período internado numa clínica psiquiátrica. Mas a curiosidade em torno do filme está justamente em conferir o novo trabalho de David O. Russell, que dirigiu o elogiado e premiado O Vencedor

Os fãs da boa música têm outros motivos para quererem assistir ao filme o mais rápido possível: Stevie Wonder, Led Zeppelin, Bob Dylan, Dave Brubeck, entre outros, têm canções tocadas ao longo da trama, que deverá ser uma opção mais indicada para quem quiser passar longe de filmes mais sérios da temporada do Oscar. 

O Lado Bom da Vida foi indicado ao Globo de Ouro de Ator e Atriz em Comédia ou Musical, para Cooper e Lawrence, respectivamente. Ainda emplacou indicações a Melhor Roteiro e Melhor Filme de Comédia ou Musical, sem falar nas várias listas de melhores em que tem aparecido, colocando-o como boa aposta para o Oscar.

Estreia nos EUA: 16/11/2012 
Estreia no Brasil: 01/02/2013 

A Hora Mais Escura (Zero Dark Thirty, 2012, dir.: Kathryn Bigelow) – por Larissa Padron

Depois que Kathryn Bigelow levou seis Oscars para casa por Guerra ao Terror (além de possuir o título de “primeira diretora a ganhar um Oscar”), o mundo voltou os olhos para a cineasta. Quando foi anunciado que seu próximo filme também seria de guerra e trataria do combate ao terrorismo, agora narrando a captura de Osama bin Laden, o grau de desconfiança aumentou um pouquinho (principalmente porque o projeto surgiu poucos meses após a morte do terrorista e seria lançado próximo da eleição presidencial nos EUA). Mas Bigelow não teve medo, escalou uma das atrizes mais requisitadas do momento, Jessica Chastain (de A Árvore da Vida, Histórias Cruzadas, entre vários outros), e fez A Hora Mais Escura.

Ainda falta uma semana para o filme estrear oficialmente nos Estados Unidos e ele já soma quatro indicações ao Globo de Ouro, quatro indicações ao Critics Choice Awards, eleito um dos dez melhores filmes do ano pela AFI, três prêmios da crítica de Boston, eleito o melhor filme e vencedor de mais dois prêmios da National Board of Review, eleito o melhor filme e vencedor de mais dois prêmios pela crítica de Nova York e perto de 100% de aprovação no site Rotten Tomatoes.

Alguém continua desconfiado? Se sim, aguarde o longa chegar ao Brasil e tire suas próprias conclusões.

Estreia nos EUA: 19/12/2012 
Estreia no Brasil: 18/01/2013

Divulgação 

Amor (Amour, 2012, dir.: Michael Haneke) – por Renato Silveira

Vencedor da Palma de Ouro (a segunda de Michael Haneke) e inédito nos festivais brasileiros (não passou nem no Festival do Rio, nem na Mostra de São Paulo). Só esses dois fatores já tornam Amor um dos principais filmes a serem vistos em 2013. Soma-se a força que o filme tem ganhado para concorrer ao Oscar e ao seu elenco formidável, formado por Jean-Louis Trintignant (ZA Fraternidade é Vermelha), Emmanuelle Riva (Hiroshima Meu AmorA Liberdade é Azul) e Isabelle Huppert (A Professora de Piano, também de Haneke).

A trama acompanha um casal de professores de música aposentados, Georges e Anne (Trintignant e Riva), que tem a força de sua relação testada quando Anne sofre um ataque súbito e fica com metade do corpo paralisada. Para um diretor como Haneke, que costuma fazer filmes polêmicos e de questionamentos éticos, morais e políticos, esta é uma boa chance de vê-lo trabalhar com um material mais sensível.

Estreia na Áustria: 21/09/2012 
Estreia no Brasil: 18/01/2013

 

O Mestre (The Master, 2012, dir.: Paul Thomas Anderson) – por Heitor Valadão

O diretor Paul Thomas Anderson tem poucos filmes em sua não tão curta carreira (Jogada de Risco, seu primeiro longa metragem, foi lançado em 1996). Mas hoje seus trabalhos são tão aguardados pelo público e pela crítica quanto os de diretores bem mais experientes. Com O Mestre não foi diferente. Em sua exibição no Festival de Veneza, o diretor levou o Leão de Prata e seus atores principais, Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, também foram agraciados com a Volpi Cup.

Escrito pelo próprio Anderson, o filme mostra um veterano da Marinha que, incerto sobre seu futuro, se interessa por um culto que, dizem, divide estranhas semelhanças com a Cientologia. Um de seus maiores representantes, o astro Tom Cruise, trabalhou com o diretor em Magnólia e os dois tornaram-se bons amigos desde então. O que o ator achou do filme, apenas Anderson sabe. 

Estreia nos EUA: 14/09/2012 
Estreia no Brasil: 25/01/2013

Outros lançamentos muito aguardados que foram votados por nossa equipe (clique nos títulos para mais informações):

- Hitchcock
- Killer Joe: Matador de Aluguel
- Os Miseráveis
- Anna Karenina
- Jack Reacher: O Último Tiro
- Django Livre
- O Voo

Na próxima semana, na segunda parte do nosso preview 2013, você confere os cinco filmes mais aguardados que ainda não foram exibidos em lugar nenhum do mundo.

Deixe sua contribuição nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Roqueiros com participações marcantes e inusitadas no cinema
Clube dos Cinco
Cinco atores imigrantes
Clube dos Cinco
Cinco trilogias que mudaram de rumo