Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco cidades-fantasmas Clube dos Cinco

O gancho para esta edição do Clube dos Cinco é o lançamento do terror Chernobyl, em que um grupo de jovens vai à cidade abandonada onde moravam os trabalhadores da usina de Chernobyl, palco de uma das grandes tragédias nucleares da história. Resolvemos, então, lembrar de outros filmes situados em cidades-fantasmas. Lembrando que você também pode deixar sua contribuição no final da lista.

Viagem Maldita (The Hills Have Eyes, 2006) – por Heitor Valadão

Qual é o ponto em se construir uma cidade apenas para destruí-la? Este é o objetivo da vila dos canibais de Viagem Maldita, refilmagem de Quadrilha de Sádicos, de Wes Craven. Durante testes nucleares em meados do século 20, pequenas vilas eram construídas, decoradas, e até manequins eram colocados no lugar dos seres humanos para saber quais seriam os efeitos de uma detonação atômica sobre a população. Mas os deformados moradores do filme transformaram os restos e destroços em seu lar, uma versão assustadora de um pequeno subúrbio americano.

No filme, Aaron Stanford, o Pyro da franquia X-Men, tem que invadir o local sozinho para resgatar seu bebê após sua família ser atacada e sua esposa assassinada. Nesse distorcido retrato do sonho americano, ele encontra algo muito pior do que esperava.

A Casa de Cera (House of Wax, 2005) – por Tullio Dias

“Em uma cidade que não está listada em nenhum mapa” é o texto apresentado logo no trailer do remake de A Casa de Cera. O filme lançado em 2005 e dirigido por Jaume Collet-Serra apresenta Elisha Cuthbert, Jared Padalecki, Paris Hilton e mais um grupo de atores no meio de uma assustadora trama numa misteriosa cidade com um famoso museu de cera.

Ambrose é praticamente uma cidade-fantasma e quando Carly (Cuthbert) e Wade (Padalecki) chegam em busca de ajuda, descobrem que os poucos moradores não são lá muito simpáticos ou receptivos. Não demora muito para o casal descobrir um terrível segredo e entender o motivo das esculturas do Museu de Cera serem tão perfeitas: na verdade, se tratam de turistas que receberam um novo acabamento pelas mãos do maníaco que persegue os personagens.

Extermínio (28 Days Later..., 2002) – por Heitor Valadão

É fácil transformar uma pequena vila do interior em uma cidade-fantasma. Já acordar de um longo coma e encontrar uma gigantesca capital aparentemente vazia não deve ser fácil de processar. Mas é o que acontece com Cillian Murphy em Extermínio, de Danny Boyle. Quando desperta em um quarto de hospital, ele se encontra sozinho. Não há médicos, enfermeiras ou outros pacientes. Ao sair pelas ruas de Londres, carros estão abandonados e não há pessoas.


E, com o que acontece depois, bem que o personagem Jim gostaria que continuasse assim, já que um vírus assolou a população e transformou-a em "zumbis" ensandecidos por carne humana.

Terror em Silent Hill (Silent Hill, 2006) – por Tullio Dias

Enquanto a continuação da adaptação do game Silent Hill não chega aos cinemas, vale relembrar o filme dirigido por Christophe Gans e escrito por Roger Avary em 2006. Rose (Radha Mitchell) parte em busca de sua filha sonâmbula e acaba encontrando uma cidade deserta e dominada pela escuridão. Coberta por névoa, o único sinal de vida está em uma estridente sirene que dispara constantemente, sempre significando que as forças sobrenaturais estão livres e que destruirão qualquer pessoa que cruzar o seu caminho.

Durante a busca por sua filha, Rose passa a descobrir segredos sobre si mesma e também sobre a cidade, que cada vez mais demonstra ter uma estranha conexão com ela. 

A Viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no kamikakushi, 2001) - por Renato Silveira

Para não fecharmos a coluna só com filmes de horror, a animação japonesa A Viagem de Chihiro, do mestre Hayao Miyazaki, também traz sua contribuição para o clube com uma cidade-fantasma inusitada. No filme, após se mudarem, a pequena Chihiro e sua família encontram um local misterioso e aparentemente deserto. A garota vê os pais se transformarem em porcos após um feitiço em um casa de banho e, para salvá-los, terá que se aventurar num mundo habitado não só por fantasmas, mas também por monstros e outras criaturas fantásticas, a fim de salvar os pais para que eles não virem banquete.

Bem... No final das contas, A Viagem de Chihiro também tem seu lado de filme de horror, não é? O longa venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação em 2003, quando já era considerado um clássico do Studio Ghibli.

Quer incluir outras cidades-fantasmas em nosso clube? Deixe seu comentário e colabore com nossa discussão!

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Coadjuvantes que roubaram a cena
Clube dos Cinco
Cinco cineastas que apostaram em seus protagonistas
Clube dos Cinco
Especial Halloween: Cinco filmes assustadores que não são de terror