Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

As estreias mais aguardadas de 2012 - parte 2 Clube dos Cinco

Na semana passada, listamos as estreias que já andam fazendo barulho lá fora e desembarcam no Brasil em 2012. Nesta segunda parte de nosso preview dos lançamentos de 2012, elegemos cinco filmes que ainda não foram vistos em lugar nenhum do mundo. São algumas das produções mais badaladas na mídia e sobre as quais o público do Cinema em Cena sempre quer informações e novidades. Vamos lá?

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

Uma espera de mais de dez anos. A recepção morna a King Kong. O fracasso de Um Olhar do Paraíso. Um diretor/roteirista desistindo do projeto. Mas os fãs finalmente conseguiram: Peter Jackson voltará a Terra Média com as duas partes de O Hobbit. Em 2012, teremos Uma Viagem Inesperada e, em 2013, Lá e De Volta Outra Vez. Afinal, para adaptar um livro tão grande e ainda incluir mais algumas coisinhas, Jackson precisará de dois filmes.

Muita gente já torceu o nariz por Jackson querer criar novo material, inexistente na obra de J.R.R. Tolkien. Outros temem que faltará ao diretor a gana que havia na trilogia O Senhor dos Anéis, e que este será um projeto feito "por encomenda" após a desistência de Guillermo Del Toro. Honestamente, pouco importa. Desde que a Miramax anunciou a saga original há mais de uma década, projeto este que acabou nas mãos da New Line/Warner Bros., os fãs passaram a se perguntar se um dia O Hobbit também chegaria às telas.

As primeiras imagens já começaram a pipocar internet afora e daqui a um ano teremos novamente o gostinho vindo da Nova Zelândia. E, quem sabe, aquela sensação de "é, valeu a pena esperar".

Data de estreia original e no Brasil: 14 de dezembro de 2012

Os Vingadores

Você é daqueles que adora os filmes de super-heróis como Homem-AranhaBatmanHulk... mas nunca se interessou pelas histórias em quadrinhos? Você está empolgado para ver o maior super-grupo da Marvel Comics nas telas do cinema depois de assistir a ThorCapitão América e Homem-de-Ferro? Desculpe-nos a franqueza, caro leitor, mas sua empolgação nunca será tamanha como a dos fãs que liam os quadrinhos dos Vingadores.

Não é que toda a série foi imperdível em suas diversas versões diferentes, mas é que para o fã fiel dos quadrinhos, ver tal empreitada nas telas não é ver um simples filme. É a realização de um sonho. Quando todo o elenco compareceu à Comic Con de San Diego no ano passado, ainda havia aquela sensação de "é bom demais para ser verdade". Mas é. Mesmo Os Vingadores sendo uma versão barata da Liga da Justiça (sinto muito, Marvetes, mas vocês sabem que é verdade).

A única incerteza? Joss Whedon. Será que o criador de Buffy, A Caça Vampiros e Firefly, que tem tão pouca experiência como diretor, dará conta de um projeto cujas cenas de ação terão que ser as melhores já vistas na telona? Será que ele vai saber como usar cada personagem? Aliás, o primeiro trailer já usou de forma trágica e inadequada o Capitão América ao mostrá-lo fazendo uma pergunta ao Homem de Ferro que todo (verdadeiro) fã de quadrinhos, até mesmo quem assistiu aos filmes com atenção, sabe que seria muito mais adequada ao Thor. Vamos torcer para que aquilo seja uma versão diferente da cena final, mas já podemos esperar que é sobre os ombros de Robert Downey Jr. que o filme se sustentará.

Data de estreia original: 4 de maio de 2012

Data de estreia no Brasil: 27 de abril de 2012 (sim, vamos ver antes!)

Prometheus

O retorno de Ridley Scott à ficção-científica será em grande estilo: o diretor irá revisitar uma franquia que conhece muito bem. Afinal, foi em 1979 que ele levou para as telas de cinema do mundo inteiro um dos personagens mais amados pelos fãs de sci-fiAlien, o Oitavo Passageiro foi um grande marco do cinema e foi a primeira parte de uma das franquias mais bem sucedidas do cinema, gerando mais três continuações e dois crossovers com Predador.

Prometheus, cuja sinopse é mantida em segredo por todo o seu elenco, encabeçado por Noomi Rapace (Os Homens Que Não Amavam as Mulheres), Michael Fassbender (X-Men: Primeira Classe) e Charlize Theron (Hancock), será uma espécie de prequel de Alien. Por muito tempo foi considerado como um reboot da franquia, mas a verdade é que os produtores estão trabalhando para não deixar dúvidas na cabeça do público e afirmam que trata-se de um filme totalmente novo, mas que terá conexões com o Alien original.

Data de estreia original: 30 de maio de 2012

Data de estreia no Brasil: 8 de junho de 2012

Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Após o Coringa (Heath Ledger) roubar a cena em O Cavaleiro das Trevas, era de se imaginar que Christopher Nolan introduzisse um personagem mais conhecido, como o Charada ou até mesmo o Pinguim, no filme seguinte. Nolan surpreendeu a todos quando anunciou que o vilão de O Cavaleiro das Trevas Ressurge seria Bane (Tom Hardy), um personagem conhecido por descobrir a identidade secreta de Bruce Wayne e arruinar a sua vida completamente, mas que é quase que completamente desconhecido do grande público. Ele já teve um encontro com o Homem-Morcego no cinema, no horroroso Batman e Robin, de Joel Schumacher.

Pouco se sabe sobre a trama de O Cavaleiro das Trevas Ressurge, mas tudo indica que a conclusão épica prometida será concretizada e que veremos o vigilante noturno de Gotham City passando por maus bocados. Christian Bale retorna ao papel principal, e também voltam ao elenco Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine. Isso sem falar da presença da Mulher-Gato, interpretada por Anne Hathaway. Alguém ainda tem dúvidas sobre qual será o filme mais esperado de 2012?

Data de estreia original: 20 de julho de 2012

Data de estreia no Brasil: 27 de julho de 2012

Django Unchained

Como qualquer filme dirigido por Quentin Tarantino é um filme muito aguardado, Django Unchained não poderia faltar na nossa lista. O cineasta já havia falado antes que queria fazer um western spaghetti um dia. Ele flertou com o gênero em Kill Bill: Volume 2 Bastardos Inglórios, e fez uma ponta como ator em Sukiyaki Western Django, de Takashi Miike, mas agora Tarantino irá com tudo em mais um de seus filmes-homenagem, resgatando o personagem imortalizado Franco Nero nos anos 60.

A expectativa é alta não só por conta de ser um filme de Tarantino. Há o elenco formado por Jamie Foxx, Leonardo DiCaprio, Joseph Gordon-Levitt, Christoph Waltz, Sacha Baron Cohen, Kurt Russell, só para citar os nomes mais conhecidos. Além disso, Django Unchained é o primeiro filme de Tarantino que não contará com a montadora Sally Menke, morta prematuramente no ano passado. Ela foi parceira de Tarantino desde Cães de Aluguel  e seu trabalho sempre foi parte intrínseca do estilo do diretor. Vamos aguardar para ver como Fred Raskin, que trabalhou com Tarantino e Menke como assistente de montagem em Kill Bill, irá se sair.

Divulgação

Data de estreia original: 25 de dezembro de 2012

Data de estreia no Brasil: ainda não definida

Menção honrosa:

Gravity

O diretor Alfonso Cuarón (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban,  E Sua Mãe Também) está há mais de cinco anos longe das telas de cinema após lançar o seu elogiadíssimo Filhos da Esperança, em 2006 (Cuarón fez apenas dois curtas-documentários em 2007).  Então, apenas o nome (e a espera) do habilidoso cineasta já é um motivo para aguardar por Gravity. Como se não bastasse, essa será a primeira vez em que Cuarón se arrisca na ficção-científica e na filmagem em 3D. James Cameron (Avatar) disse que Cuarón "está cinco anos a frente" do que a tecnologia atual permite, e Guillermo del Toro (O Labirinto do Fauno) disse que "o modo como eles estão fazendo o filme vai mudar as outras produções. As máquinas que eles criaram para filmar desse jeito são absolutamente fantásticas".

Cuarón está sendo extremamente cuidadoso com a produção, tanto que o longa já está em desenvolvimento há anos, e um dos principais motivos para o atraso é a seleção de elenco. Depois de nomes como Robert Downey Jr. (Sherlock Holmes), Angelina Jolie (Salt) e Natalie Portman (Thor) na lista dos inicialmente envolvidos, o diretor finalmente chegou aos protagonistas: George Clooney (Amor Sem Escalas) e Sandra Bullock (Um Sonho Possível).

O filme contará a história de uma novata e um veterano astronauta em uma missão espacial em que tudo dá errado e os deixam presos no espaço, sem esperança de resgate.

Divulgação

Data de estreia original: 19 de outubro de 2012

Data de estreia no Brasil: 23 de novembro de 2012

Acrescente mais títulos a esta lista: deixe seu comentário e diga quais filmes você mais aguarda para 2012.

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco X-Men que mereciam mais destaque nos filmes
Clube dos Cinco
Cinco faroestes com personagens femininas fortes
Clube dos Cinco
Cinco viagens a Marte