Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Os clipes da Saga Crepúsculo - O Final Cineclipado

A Saga Crepúsculo se despede do cinema com o Amanhecer - O Final, que tem lançamento marcado para o dia 15 de novembro. Foram cinco produções contestadas pela crítica, endeusadas pelas fãs, e que transformaram Robert Pattinson, Taylor Lautner e Kristen Stewart em ídolos de uma geração. Se há alguma coisa que Crepúsculo acertou ao longo dos seus filmes foi o investimento na trilha sonora. Foram quatro artistas diferentes (Paramore, Death Cab for Cutie, Muse e Bruno Mars, respectivamente) responsáveis pela música tema de cada um dos filmes. O Green Day é a banda da vez e ficou encarregada de cuidar da despedida da franquia com a música "The Forgotten". Confira abaixo a lista completa com os clipes das músicas temas: 

Geralmente, as trilhas sonoras das adaptações dos livros de Stephenie Meyer costumam render elogios. As más línguas afirmam que as trilhas são uma das poucas coisas boas dos filmes. Sem dúvida, algumas canções até ajudaram a criar cenas marcantes na história da franquia. O Muse foi uma das bandas mais beneficiadas com a exposição no cinema, afinal, Meyer revelou várias vezes que escreveu o livro ao som das músicas do trio britânico. No primeiro filme, dá para ouvir a faixa "Supermassive Black Hole" na cena do jogo de beisebol, o que acabou tornando a banda bem popular no Brasil e a fez explodir de vez nos Estados Unidos. Mas em Crepúsculo, a música principal era "Decode", do Paramore.

Já em Lua Nova, o Muse retornou com um remix para "I Belong To You", mas novamente perdeu a chance de ser o artista principal da trilha sonora para a bela "Meet Me on the Equinox", do Death Cab For Cutie. Quem roubou a cena, musicalmente falando, foi "Hearing Damage", de Thom Yorke (vocalista do Radiohead). A música ilustra a sequência em que a vampira Victoria (Rachelle Lefevre) é perseguida por toda alcateia liderada por Jacob (Taylor Lautner).

Mesmo sendo a banda predileta da autora dos livros, o Muse só foi tema principal de Eclipse, o terceiro longa-metragem da franquia. E foi em grande estilo. A banda preparou uma música exclusivamente para a trilha sonora e o resultado foi "Neutron Star Collision (Love is Forever)", que aparece durante uma cena de festa, sem muito destaque. Essa canção marcou o fim da "parceria" da banda com as adaptações, já que o Muse não foi relacionado para a lista final da trilha sonora de nenhum dos dois últimos filmes. 

Ao contrário dos três primeiros filmes, a trilha sonora de Amanhecer não é carregada pelas guitarras e vozes de bandas do cenário indie norte-americano e britânico, mas continua apostando em algumas bandas menos conhecidas, como o The Features e Noisettes. Talvez seja um reflexo do amadurecimento dos relacionamentos entre os personagens, mas a verdade é que em comparação com os outros três filmes, Amanhecer - Parte 1 fica com a desvantagem de uma trilha sonora inferior aos discos anteriores. Assista ao clipe de "It Will Rain", de Bruno Mars:



Amanhecer - O Final ganhou um clipe (e música) que casa perfeitamente no tom de despedida da série nos cinemas. O vídeo tem um clima nostálgico, dando a impressão de ser uma fita antiga daquelas que acabaram danificadas na batalha contra o tempo. Com diversas cenas do filme, incluindo uma demonstração da velocidade de Bella, a melancólica balada pode deixar os desavisados assustados e se perguntando o que houve com toda aquela fúria punk rock do Green Day. Parece que algumas bandas aceitam que já deixaram de ser adolescentes e precisam seguir por novos caminhos, mas o problema é quando os novos caminhos se tornam bem distantes daquilo que os fãs estavam acostumados.  



Curiosamente, Billy Joe Armstrong, vocalista e guitarrista da banda, foi internado recentemente para se tratar em uma clínica de reabilitação e acabou cancelando todos os shows da turnê atual. Engraçado como a música também pode encaixar no que está ocorrendo na vida do compositor. 


(Post publicado originalmente em novembro de 2011)

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
A Saga Crepúsculo
Cineclipado
Videoclipe de "Heathens", do Twenty One Pilots, traz cenas inéditas de ESQUADRÃO SUICIDA
Cineclipado
O Garbage está de volta! Assista a EMPTY, dirigido por Samuel Bayer