Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Especial Bob Dylan Cineclipado

Visitando o país pela quinta vez, uma das vozes mais importantes do século 20 é o destaque da coluna Cineclipado desta semana. Bob Dylan iniciou a turnê no Rio de Janeiro, passou por Brasília e na noite de quinta-feira, 19, se apresentou para o público de Belo Horizonte. Da capital mineira, ele partiu para suas três últimas apresentações no país, duas em São Paulo e uma em Porto Alegre. Os cinéfilos podem se deliciar com a cenografia do palco, que remete aos filmes antigos de faroeste, onde bandas se apresentam tocando blues enquanto as pessoas se estranham e brigam entre um copo e outro de álcool. Até o próprio Dylan entra no clima com seus sorrisos misteriosos e liderando um grupo de eficientes músicos.

Como se trata de um artista com mais de 50 anos de carreira e mais de 30 discos de estúdio gravados, ficaria muito extenso dissecar completamente a relação de Dylan com o cinema, mas dá para apontar os principais momentos onde a música do cantor se cruzou com a sétima arte. O cantor, de 70 anos, atuou em Pat Garrett & Billy The Kid, de Sam Peckinpah, lançado em 1973. Além de ter um pequeno papel no filme, Dylan também ficou encarregado da trilha sonora, que inclui o hit “Knocking on the Heavens Door”. E 30 anos depois, Dylan participou do roteiro e estrelou Masked and Anonymous, de Larry Charles. O filme conta a história de um cantor decadente que precisa dar a volta por cima. Curiosamente, Jeff Bridges está no elenco e anos depois ganharia o seu Oscar interpretando um ex-astro da country music, em Coração Selvagem.

No final da década de 70, e envolvido na luta do boxeador Rubin “Hurricane” Carter contra uma injusta acusação de assassinato, Dylan estrelou e dirigiu Renaldo and Clara. Além de incluir cenas de arquivo com Carter, o filme mistura ficção com imagens de shows e documentário. O ponto alto do filme é a inclusão de boa parte das canções criadas por Dylan, incluindo “Hurricane” , que anos depois viraria tema da cinebiografia estrelada por Denzel Washington.

 

Dylan recebeu uma espécie de cinebiografia em Não Estou Lá, de Todd Haynes. Cate Blanchett, Christian Bale, Heath Ledger e mais três atores se revezam ao interpretar o cantor nos vários momentos diferentes de sua carreira. O mais curioso é a personificação feminina de Dylan, em uma performance arrebatadora de Blanchett. 

Cameron Crowe, um cineasta apaixonado por música, costuma tocar músicas de Dylan ou citá-lo de um jeito ou de outro durante seus filmes. Em Jerry Maguire – A Grande Virada, de 1996, ele inclui “Shelter From the Storm”; Dylan é mencionado durante uma discussão séria entre os personagens de Quase Famosos, de 2000; mas é em Vanilla Sky que existe uma curiosa referência à capa do CD Freewheelin’ Bob Dylan, além da trilha sonora com “Fourth Time Around”. O personagem de Tom Cruise idealiza alguns de seus momentos especiais com Penélope Cruz, inspirado na foto de Dylan no disco.

A adaptação do livro Alta Fidelidade, de Nick Hornby, também presta sua devida homenagem ao cantor com a inclusão das faixas “Tonight I’ll Be Staying Here With You” e "Most of the Time” na trilha. E, claro, Martin Scorsese também se rendeu ao trabalho de Dylan e tratou de comandar o longo documentário No Direction Home: Bob Dylan, de 2005. O material inclui a evolução do cantor durante a década de 60, de um simples cantor de folk para um artista que fazia protestos e acabou influenciando várias gerações de músicos, escritores e cineastas.  

 

“Subterranean Homesick Blues”

A última contribuição de Dylan especialmente para o cinema foi em Garotos Incríveis, de Curtis Hanson. O filme foi lançado em 2000 e tem Michael Douglas, Tobey Maguire, Frances McDormand, Katie Holmes e Robert Downey Jr. no elenco. “Things Have Changed” chamou tanto a atenção que venceu o Oscar de Melhor Canção durante a premiação daquele ano. Inclusive, há quem considere a música como uma continuação de “The Times They Are a-Changin”.

 

“Things Have Changed”

Dentre as várias outras produções que utilizam canções de Dylan, talvez Watchmen, de Zack Snyder, seja a que mereça mais destaque. Além de “The Times They Are A-Changin” ser usada na abertura da adaptação de uma das HQs mais importantes de todos os tempos, o filme ainda usa covers de “Desolation Row” e “All Along the Watchtower”. Confira abaixo uma pequena seleção com algumas músicas e os respectivos filmes em que elas podem ser ouvidas:

- "Mr. Tambourine Man": Apesar de receber um agradecimento especial do jornalista Hunter S. Thompson, a música não foi incluída na trilha sonora de Medo e Delírio, de Terry Gilliam. A faixa está creditada em Distante Nós Vamos, de Sam Mendes; Código de Conduta, de F. Gary Gray; e Mentes Perigosas, de John N. Smith.

- "All Along the Watchtower": A música ganhou uma versão incrível de Jimi Hendrix, sendo que o próprio Dylan passou a tocar a cover em seus shows.  Ela está em Watchmen, de Zack Snyder; O Elo Perdido, de Brad Silberling; Meu Nome é Taylor, Drillbit Taylor, de Steven Brill; Ligeiramente Grávidos, de Judd Apatow; Ali, de Michael Mann; Beleza Americana, de Sam Mendes; entre outros.

- "I Want You": A famosa canção que ganhou uma versão da banda mineira Skank está em Identidade, de James Mangold.

- "Blowin’ In The Wind": Uma das faixas mais conhecidas da carreira de Dylan recebeu uma versão especial de Stevie Wonder, que não deixou nada a desejar em relação à versão original. A faixa pode ser ouvida em Eu, Eu Mesmo e Irene, de Peter e Bobby Farrelly; Alta Tensão, de John Badham; e Forrest Gump, O Contador de Histórias, de Robert Zemeckis (aliás, "Rainy Day Women #12 & 35" também está na trilha).

- "Like a Rolling Stone": Eleita pela revista Rolling Stone como a canção mais importante do rock, a faixa já virou assunto de um livro de mais de 300 páginas e seus versos batizaram o documentário dirigido por Martin Scorsese e também uma biografia que foi lançada recentemente. Ela pode ser ouvida em Bem-vindo ao Jogo, de Curtis Hanson; Assassinos, de Richard Donner (na versão dos Rolling Stones); Em Nome do Pai, de Jim Sheridan; Contos de Nova York, vários; American Gaffiti - E A Festa Acabou, de Bill L. Norton; entre outros.

 

 

"Like a Rolling Stone"

Recentemente, foi anunciado que a produtora brasileira RT Features pretende realizar uma adaptação do disco Blood on the Tracks, de 1975, para o cinema. Ainda não se sabe os moldes do longa-metragem, mas fica a curiosidade para descobrir como “Tangled Up in Blue”, “Buckets of Rain” e “Idiot Wind” se transformarão em elementos do roteiro.

 

“Tangled Up in Blue”

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Black Keys grava clipe para MAN WITH THE IRON FISTS
Cineclipado
Ator de CREPÚSCULO estrela novo vídeo de Florence and the Machine
Cineclipado
Mystery Film Experience: os videoclipes de Sigur Rós