Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Especial Rock in Rio - Parte 1 Cineclipado

por Tullio Dias

Começa neste final de semana a quarta edição brasileira do mega-festival Rock in Rio. Queen, Iron Maiden, Sting, Faith No More, AC/DC, REM e Queens of the Stone Age são algumas das bandas que já passaram pelo evento, que dessa vez terá Elton John, Metallica, Red Hot Chili Peppers e Guns N´ Roses como algumas das atrações principais. Para aproveitar a ocasião, nós preparamos um especial dividido em duas partes sobre a relação das bandas do festival com o cinema.

Vamos focar primeiramente nas atrações do primeiro final de semana. Confira:

- Elton John subirá ao palco do Rock in Rio com o status de artista mais respeitado da quarta edição do festival. O cantor será o show principal da noite de abertura, ainda que a organização tenha soltado uma nota oficial avisando que Rihanna fará o encerramento do primeiro dia. Nada mal para um artista que está na estrada desde a década de 70 e que esse ano ganhou um documentário dirigido por Cameron Crowe (Quase Famosos), fã assumido do cantor.

Falar da relação de Elton John com o cinema seria algo extenso demais. Mas vale mencionar que a animação Gnomeu e Julieta utilizou várias canções do vasto catálogo do pianista. O próprio Crowe já havia utilizado "Tiny Dancer" como trilha sonora de Quase Famosos, filme sobre rock favorito da redação do Cinema em Cena, em uma cena que ficou imortalizada. Como não se arrepiar ouvindo todos aqueles personagens cantando a música juntos, no maior clima de reconciliação e amor? Dave Grohl, vocalista do Foo Fighters, chegou a tentar recriar "esse momento mágico" durante um programa de TV. O resultado é hilário.


A adaptação do livro Alta Fidelidade, do escritor Nick Hornby, incluiu a canção "Crocodile Rock" na trilha sonora do álbum, que, por sinal, estava recheada de clássicos do rock. Existe também uma bela versão de "Your Song" cantada por Ewan McGregor em Moulin Rouge, de Baz Luhrman. Outra música que vale a pena mencionar é "Rocket Man", que serviu de trilha sonora para A Rocha, de Michael Bay, K-Pax - O Caminho da Luz, de Iain Softley, e Sonhando Alto, de Michael Polish.


- O Snow Patrol é uma banda relativamente nova para o grande público. Conterrâneos do U2, o grupo ficou conhecido depois que "Chasing Cars" virou a música do momento, após ser trilha sonora de um episódio do seriado Grey´s Anatomy. No cinema, já tiveram a grande responsabilidade de compor a faixa tema de Homem-Aranha 3. Não por acaso, "Signal Fire" é uma das únicas coisas que valem a lembrança do encerramento da trilogia dirigida por Sam Raimi. O clipe, dirigido por Paul McGuigan (Xeque-Mate), apresenta toda a origem do personagem em teatro feito por crianças.


- Uma das principais atrações do Rock in Rio, os norte-americanos do Red Hot Chili Peppers têm uma história curiosa com o cinema. Além de emprestarem suas canções para algumas produções (que você poderá conferir logo adiante), a banda já serviu até de saco de pancada para Keanu Reeves em Caçadores de Emoção, de Kathryn Bigelow. O baixista Flea foi o que mais apareceu nas telas, participando do remake de Psicose, de Gus Van Sant, de dois filmes da franquia De Volta Para o Futuro, e nos cults O Grande Lebowski, de Ethan e Joel Coen, e Medo e Delírio, de Terry Gilliam.

O Chili Peppers serviu como trilha sonora para o treinamento de Mark Wahlberg em O Vencedor (é trapaça, mas no mesmo filme existe uma cena em que Christian Bale canta "I Started a Joke", música que faz parte do repertório que o Faith no More irá apresentar no dia 14 de novembro no Festival SWU), emprestando a faixa "Strip My Mind", do disco Stadium Arcadium.  A versão de "Higher Ground" (reparem no apresentador caindo no começo do vídeo), cover de Stevie Wonder, já serviu de trilha sonora para vários filmes, o mais recente foi Karate Kid, aquele mesmo estrelado pelo filho do Will Smith. O filme Cônicos e Cômicos usou "Soul to Squeeze" como trilha sonora e é esse clipe que você confere abaixo:


O ator Chris Rock ocupou a cadeira de diretor durante as gravações do vídeo para a música "Hump de Bump", um funk que consegue misturar bem todas as fases do Chili Peppers. Outro nome conhecido do cinema que chegou a trabalhar com a banda foi o do diretor Gus Van Sant (Gênio Indomável). Ele dirigiu os vídeos de "Under the Bridge", canção semi-biográfica do vocalista Anthony Kiedis sobre sua dependência química, e também o belo clipe de "Desecration Smile".


- E para encerrar a coluna desta semana, vale a pena relembrar o que o Metallica já fez no cinema. Uma das principais bandas em atividade no mundo, o grupo protagonizou um polêmico documentário em 2004. Metallica: Some Kind of Monster revelou todos os conflitos da banda e mostou para o mundo a complicada relação do baterista Lars Ulrich com o guitarrista/vocalista James Hetfield, ex-alcoólatra. Curioso é lembrar que o documentário tinha a intenção de mostrar os bastidores da gravação do contestado disco St. Anger, de 2003, e a procura por um novo baixista.

Em 2009 o  Metallica liberou "For Whom the Bells Tolls" para a trilha sonora de Zumbilândia. A música pode ser ouvida logo nos créditos iniciais, enquanto o caos impera em slow-motion em várias sequências divertidas. A mesma música já havia sido usada na adaptação dos quadrinhos de Spawn - O Soldado do Inferno, em 1997. Outro filme que também teve Metallica na trilha sonora foi a continuação de Missão: Impossível. Confira o clipe de "I Disappear" abaixo:


Na semana que vem, teremos a parte final do especial Rock in Rio, comentando alguns vídeos do Jamiroquai, Guns n´ Roses e Coldplay.

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Crossdressing, androginia e drag queens nos videoclipes
Cineclipado
Atriz Samantha Morton dirige clipe da banda The Kills
Cineclipado
"Road Clips"