Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cadê vocês, Shelley Duvall e Danny Lloyd, de O ILUMINADO? E aí, meu irmão, cadê você?

Apesar da conhecida insatisfação do escritor Stephen King com a adaptação de seu livro O Iluminado por Stanley Kubrick, o cineasta realizou um longa de horror obrigatório para qualquer cinéfilo, sobre uma família que passa as férias de inverno em um isolado hotel assombrado (saiba mais sobre o filme). Assim como fizemos com o elenco de Nascido Para Matar (veja aqui), outro clássico de Kubrick, nesta edição da coluna você relembra a carreira da atriz Shelley Duvall, que vive a aterrorizada esposa de Jack Nicholson, e descobre curiosidades sobre o que andam fazendo os atores-mirins do filme.

Shelley Duvall (Wendy Torrance)

Divulgação

Shelley Duvall foi descoberta por Robert Altman e estrelou vários filmes do diretor, como Voar é com os Pássaros (1970) e Oeste Selvagem (1976), com Paul Newman.

Ela não foi uma groupie apenas em Nashville (1975). Após se divorciar de Bernard Sampson, namorou Paul Simon e também saía com um dos Beatles, Ringo Starr. Por conta disso, participou do episódio com Simon e George Harrison do Saturday Night Live, em 1976. Ainda naquele ano, Shelley foi protagonista do filme para a TV Bernice Bobs Her Hair, com roteiro adaptado da obra de F. Scott Fitzgerald.

Novamente trabalhando com Altman, ela foi premiada em Cannes como Melhor Atriz por seu papel principal em Três Mulheres (1977). No mesmo ano, em Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, contracenou com o também diretor Woody Allen.

Divulgação

Após trabalhar com mais um importante cineasta, e repetir inúmeras vezes os takes para alcançar os padrões kubrickianos em O Iluminado (1980), Shelley atuou com a mais triste recente perda do cinema, o ator Robin Williams, vivendo uma personagem que parece ter sido feita para ela: a Olívia Palito, em Popeye (1980). E ela foi dirigida por quem? Seu mentor, Altman.

Divulgação

Na sequência, Shelley filmou Os Bandidos do Tempo (1981), com Sean Connery, e o maravilhoso curta Frankenweenie (1984), de Tim Burton. Ela ainda atuou em Roxanne (1987), com Steve Martin e Daryl Hannah.

Entre as participações na TV, Duvall apresentou Teatro dos Contos de Fada (1982–1987), sempre iniciando os episódios com “Hello, I'm Shelley Duvall!” (confira uma compilação). Alguns anos depois, em 1991, aproveitando a máxima do programa e a participação em outras séries para crianças, Duvall lançou dois discos infantis (ouça uma de suas músicas).

Na década de 90, Shelley atuou na adaptação do romance de Henry James Retratos de Uma Mulher (1996), com Nicole Kidman e John Malkovich; Crepúsculo das Ninfas de Gelo (1997), de Guy Maddin; Gasparzinho e Wendy (1998), com a ainda criança Hilary Duff; Nosso Louco Amor (1998), com Drew Barrymore e Catherine O'Hara; e O Quarto Andar (1999) com Juliette Lewis e William Hurt. Shelley finalizou sua carreira cinematográfica como a detetive Dubrinski no pequeno filme independente Manna from Heaven (2002).

DivulgaçãoEm contraposição aos primeiros anos de sua fantástica carreira, a atual vida de Shelley não é nada agitada. Tendo perdido sua casa na Califórnia em um incêndio, ela se aposentou e hoje, aos 65 anos, vive em Blanco, no Texas. Há alguns anos surgiram boatos maldosos de que ela foi vista em um comportamento demente, murmurando histórias sobre alienígenas vivendo em seu corpo, mas isso nunca foi comprovado.

Danny Lloyd (Danny Torrance)

Divulgação

Ele foi escolhido por Kubrick para viver o seu xará, Danny, em O Iluminado, por sua impressionante capacidade de concentração. Na época com apenas seis anos, ele foi poupado de ver as imagens mais sangrentas durante as filmagens.

Seu segundo (e último) papel foi em Will: The Autobiography of G.Gordon Liddy (1982). Ele também aparece no documentário Making ‘The Shining’ (1980) e é mencionado no recente O Labirinto de Kubrick (2012).

Lloyd se tornou professor de ciências biológicas e atualmente dá aulas em universidades comunitárias em Kentucky e Missouri, nos EUA.

Lisa e Louise Burns (as gêmeas sinistras)

Divulgação

"Vem brincar com a gente, Danny. Para sempre... e sempre... e sempre."

Pouco antes de se tornarem uma das mais assustadoras duplas do mundo do terror em O Iluminado, aos 12 anos, Lisa e Louise apareceram em um episódio da série Kids (1979). Assim como Lloyd, elas não seguiram carreira artística, mas podem ser vistas no capítulo Horror Movie Stars (1999) do programa da VH1 Where Are They Now?

Nem por isso as irmãs não aproveitam a fama: com frequência, elas postam fotos juntas – geralmente frequentando convenções de horror – no Facebook

Uma curiosidade: as gêmeas de O Iluminado foram inspiradas pela fotografia Identical Twins (1967), de Diane Arbus.

Menção honrosa: Jack Nicholson (Jack Torrance)

Divulgação

Em 2012, na ocasião dos 75 anos de Jack Nicholson, o Cinema em Cena preparou um especial para homenagear sua icônica carreira (veja aqui). Um site dedicado ao ator informou, em maio, sobre a insistência de Robert Downey Jr. em atrair Nicholson para Sherlock Holmes 3, mas desde então nada mais foi dito a respeito. Surgiram boatos sobre sua aposentadoria por motivos de falhas de memória, negados pelo ator, que apenas prefere os campos de golfe a aceitar mais projetos “explosivos” ou que resultem em fracasso, como o último filme em que atuou, a comédia romântica Como Você Sabe (2010).

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê você, Cassandra Peterson, de ELVIRA: A RAINHA DAS TREVAS?
E aí, meu irmão, cadê você?
Michael Dudikoff, o GUERREIRO AMERICANO
E aí, meu irmão, cadê você?
E aí meu irmão, cadê você? Tippi Hedren, de OS PÁSSAROS