Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Ralph Macchio, o KARATÊ KID E aí, meu irmão, cadê você?

Ralph George Macchio, nascido em 4 de novembro de 1961, em Huntington, Long Island, ficou conhecido, pelo menos entre os brasileiros, ao interpretar o único aluno do Sr. Myiagi em Karatê Kid. Mas nos EUA, o filme foi um sucesso surpresa nas bilheterias e no Brasil tornou-se o favorito das crianças e adolescentes após sua exibição na TV aberta, realizada estrategicamente pouco antes de sua continuação estrear nos cinemas.

Mas Macchio já vinha trabalhando há algum tempo na televisão. Para o cinema, ele já tinha feito os filmes Up the Academy, uma comédia de pouca relevância, e Vidas Sem Rumo, de Francis Ford Coppola, ao lado de jovens futuros astros como Matt Dillon, Patrick Swayze, Rob Lowe, Emilio Estevez e Tom Cruise. Foi no ano seguinte, em 1984, que Karate Kid chegou às telas transformando Macchio em um astro instantâneo aos 23 anos. O filme ainda deu a Pat Morita uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.
 
Entre o filme original e sua continuação, Macchio encaixou três outros trabalhos: The Three Wishes of Billy Grier (ou Os Três Desejos de Billy Grier), uma produção para TV onde o ator envelhecia muito mais rápido que as outras crianças (e que foi exibida na TV brasileira); Teachers, onde uma escola é processada por formar um aluno que não merecia; e A Encruzilhada, um road movie de Walter Hill em que Macchio faz um jovem guitarrista e que, apesar do título original Crossroads, não deu origem ao filme com Britney Spears.
 
Karate Kid II mostrou-se um sucesso ainda maior que o primeiro, mas o ator já começava a se tornar typecasted (produtores e diretores tinham medo de contratá-lo por achar que o público não veria um ator, mas Daniel LaRusso). Entre o segundo e terceiro filme da série, Macchio fez apenas um trabalho: Distant Thunder, um drama pós-guerra do Vietnã que mal foi exibido nos cinemas americanos. O fracasso de Karate Kid 3 também não ajudou, e nem seus filmes seguintes: Os Loucos Casais da Califórnia, que foi direto para o mercado de vídeo, e o telefilme The Last P.O.W.?
 
Ao lado de Joe Pesci como um advogado picareta que tenta libertar seu primo injustamente preso no sul tradicionalista dos EUA, Macchio recebeu alguma atenção pela comédia Meu Primo Vinny, que acabou revelando outra estrela: Marisa Tomei, que levou um Oscar de Atriz Coadjuvante por sua intepretação como Mona. O ator tentou então mostrar, no cinema independente, que vinha experimentando um breve renascimento, e que era muito mais que um simples karateca em Nu em Nova York, que até recebeu alguma atenção da crítica, mas não do público. 

O resto você provavelmente consegue adivinhar: o triste fim dos astros que quase foram. Participações em séries de TV como Psych e Ugly Betty, trabalhos como dublador ou ator em produções menores, além de algumas peças teatrais e até interpretando ele mesmo na série Entourage. No ano passado, competiu no popularíssimo programa de TV Dancing with the Stars, o que costuma refrescar a memória do público e dar algumas oportunidades de trabalho. Inclusive ele estará, novamente interpretando a si próprio, em He's Way More Famous Than You, ao lado de Ben Stiller (Uma Noite no Museu) e Jesse Eisenberg (A Rede Social). Veremos qual será o tamanho de seu papel, já que vários outros atores estão interpretando eles mesmos no filme. Mas tudo isso mostra que a fama e notoriedade de Macchio são maiores que sua carreira, o que atrapalha seu trabalho.

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê você, Cybill Shepherd?
E aí, meu irmão, cadê você?
Os membros do CLUBE DOS CINCO
E aí, meu irmão, cadê você?
Jonathan Lipnicki, o garotinho de JERRY MAGUIRE