Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

O elenco de OS GOONIES E aí, meu irmão, cadê você?

Durante muito tempo, especulava-se que Os Goonies ganharia uma continuação. Quando a foto abaixo começou a aparecer internet afora, as coisas começaram a pegar fogo.




Muita gente dizia que as filmagens já até tinham começado. Ledo engano. A turma se reuniu ao diretor Richard Donner, o grisalho ao fundo, para gravar a faixa de comentários em áudio para a edição de DVD de Os Goonies. Quem assistiu aos extras pode ver cada um se apresentando, o que é incomum já que muitas vezes tais sessões são gravadas separadamente ou até por conexão via satélite. Afinal, não é fácil reunir todo um elenco para fazer esse tipo de gravação. Especialmente quando alguns desses membros (ou algum?) se tornaram astros. Saiba o que aconteceu com cada membro da turma, que já está na casa dos 40 anos.


Ke Huy Quan (Data)

Também conhecido como Jonathan Ke Quan, o pequeno ator já era conhecido do público ao encarnar o atrapalhado Data. Afinal, não foram poucas pessoas que conferiram seu trabalho em Indiana Jones e o Templo da Perdição como Short Round, parceiro do arqueólogo mais famoso do cinema. Nascido em 20 de agosto de 1971, em Saigon, no Vietnã, Quan tentou se reinventar como ator de artes marciais após algumas empreitadas na televisão e chegou a trabalhar como coordenador de cenas de luta em filmes como O Confronto e X-Men. Também fez uma ponta na comédia O Homem da Califórnia, onde Brendan Fraser é um neandertal descongelado nos tempos contemporâneos. Se você assistiu ao filme, deve se lembrar do aluno que convida Fraser para fazer parte do "clube do computador". Será que ele ganhou a vaga por causa de seu colega mais famoso, Sean Astin, um dos protagonistas do filme? Quan se formou no curso de cinema da University of Southern California.

Sean Astin (Mikey)

Depois de sua estreia como protagonista, Astin nunca deixou de atuar e está sempre bastante ocupado, seja em pequenas participações em filmes grandes ou trabalhos de dublagem. Enquanto adolescente, foi o ator principal de filmes como O Homem da Califórnia e Rebeldes e Heróis, em que interpreta um jovem que tentava enfrentar os terroristas que sequestram sua escola, onde estudam vários filhos de magnatas e políticos importantes. Hoje, Astin é um dos "chapas" de Adam Sandler, fazendo aparições em filmes como Click e Como Se Fosse a Primeira Vez. Astin foi também protagonista do filme que consegue arrancar lágrimas de qualquer brutamontes, Rudy, mas é inegável que seu maior papel foi, e talvez sempre será, como o fiel escudeiro de Frodo, Samwise Gamgee, na trilogia O Senhor dos Anéis. O ator continua usando o sobrenome do homem que ele acreditava ser seu pai, o ator John Astin, mas testes de DNA provaram que não era o caso. Ele também se aventura como diretor com frequência, tendo sido um dos nomes cotados para dirigir Quarteto Fantástico (que ficou nas desastrosas mãos de Tim Story). Você pode conferir um de seus curtas-metragens, o simpático The Long and Short of It, nos DVDs das versões estendidas de O Senhor dos Anéis, que inclusive tem uma participação especial de Peter Jackson como o motorista de ônibus.


Martha Plimpton (Stef)

A "melhor amiga" Stef também nunca deixou a atuação, mesmo não conseguindo trabalhos como protagonista com frequência. Após Os Goonies, ela é mais lembrada como a namorada de um então semi-conhecido Keanu Reeves em Parenthood - O Tiro Que Não Saiu Pela Culatra. Depois de se concentrar no teatro e no cinema independente, chegou ao "reino da estabilidade" da televisão, fazendo participações especiais em Fringe, The Good Wife e, agora, com um papel contínuo em Raising Hope.


Corey Feldman (Mouth)

O que já não dissemos de Feldman em nossa coluna anterior? Que ele, quando jovem, emplacou um romance com Drew Barrymore, na época em que ambos tinham problemas com drogas? Ele inclusive fez uma rápida participação no documentário Meu Encontro com Drew Barrymore (lançado no Brasil pela Europa Vídeo), onde deu dicas sobre a moça para Brian Hezlinger.


Kerri Green (Andy)

Alguns atores se dedicam ao teatro. Outros à TV ou ao cinema. E alguns se dedicam à família. Kerri desistiu da carreira como atriz profissional para ser esposa e mãe, mas não deixou o gosto pela atuação totalmente para trás. Ocasionalmente, escreve roteiros e faz participações em filmes e séries de TV, mas sua atuação mais famosa pós-Goonies foi como o interesse amoroso de Corey Haim em A Inocência do Primeiro Amor, onde atuou com futuros astros, como Charlie Sheen, Jeremy Piven e Winona Ryder.

Jeff Cohen (Chunk)

Continuando o tema "aqueles que desistiram", chega a hora do grande personagem cômico do filme, o gordinho Chunk. No caso de Cohen, ele desistiu completamente. Depois de alguns filmes e participações em séries, ele largou a carreira e hoje é um bem sucedido advogado que tem seu próprio escritório. Ele se formou pela universidade de Berkeley, uma das mais conceituadas instituições dos Estados Unidos.



Josh Brolin (Brand)

E com a palavra, o ex-Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush... ou o ator que o interpretou em W., de Oliver Stone. Sim, o irmão mais velho de Mikey, Brand, é um "Academy Award Nominee" pelo seu papel em Milk - A Voz da Igualdade, de Gus Van Sant. Brolin certamente é hoje o mais bem sucedido da trupe e já tem dois filmes com estreia em 2012: a segunda continuação de MIB - Homens de Preto e o policial Gangster Squad. Uma curiosidade: Os Goonies foi seu primeiro trabalho no cinema.


Menções honrosas:

John Matuszak (Sloth)

Depois de algumas participações em séries de TV, o ex-jogador de futebol americano faleceu aos 38 anos devido a um ataque cardíaco, em 1989, pouco tempo após interpretar o deformado Sloth. Não se preocupe, aquilo era apenas uma máscara e bastante maquiagem, e não seu verdadeiro rosto, como você pode ver pela foto ao lado.

Robert Davi, Joe Pantoliano e Anne Ramsey (Os Fratelli)


Os atrapalhados vilões não poderiam faltar. Robert Davi (Jake) já vinha de uma longa carreira na televisão e o papel do bandido que adora cantar ópera enquanto persegue os garotos ajudou a cimentar sua reputação de durão. É comum vê-lo sempre como policial ou mafioso e é fácil lembrar de seu rosto marcado pelas espinhas como o agente especial Johnson em Duro de Matar. Já a carreira de Joe Pantoliano (Francis) deslanchou, mesmo que sempre como coadjuvante. Seu papel mais marcante certamente é o do hacker (e traidor) Cypher, em Matrix. E a Mama Fratelli, Anne Ramsey, infelizmente já faleceu. Ela morreu em 1988, poucos meses após descobrir que tinha sido indicada a um Oscar de melhor atriz coadjuvante por Jogue a Mamãe do Trem.

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

E aí, meu irmão, cadê você?
Mara Wilson, a caçula de UMA BABÁ QUASE PERFEITA
E aí, meu irmão, cadê você?
Rob Bowman, diretor de ARQUIVO X - O FILME
E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê você, Cathy Moriarty, de TOURO INDOMÁVEL?