Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Os mestres e alunos de SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS E aí, meu irmão, cadê você?

A coluna E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? desta semana foi inspirada pela sugestão de um de nossos leitores, Washington Bernardo. Veja abaixo o e-mail que ele nos enviou:

"Olá, amigos do Cinema em Cena, primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo novo site que está com um design e uma navegação fantástica. Queria sugerir para a coluna E aí, meu irmão, cadê você?, o que aconteceu com o elenco principal do cult Sociedade dos Poetas Mortos, pois é um filme que apesar de ser pouco conhecido pelo grande público, tem muitos fãs e admiradores, sendo que apesar de Robin Williams estar até hoje estrelando produções, não me recordo de ter visto nenhum dos garotos em outro longa de sucesso. Pensem aí, se acharem que vale a pena e resolverem publicar, fico grato!"

Sim, Washington, vale muito a pena! Não por muitos dos garotos terem caído no esquecimento, mas porque você também jogou no esquecimento o ator Ethan Hawke. Mas vamos com calma e seguir a ordem da foto abaixo, de cima para baixo, da esquerda para a direita. Oh captain, my captain!

 

Robert Sean Leonard como Neil Perry
Tudo dava a entender que Leonard seria a grande revelação de Sociedade dos Poetas Mortos. Afinal, o ator foi trabalhar com diretores de renome, como James Ivory, em Cenas de Uma Família, Martin Scorsese, em A Época da Inocência, e Kenneth Branagh, em Muito Barulho Por Nada. Mas não. Leonard emplacou diversos fracassos e filmes lançados diretamente em vídeo ou para a TV até, finalmente, conseguir um lar. Como o Dr. James Wilson, ele faz companhia a Hugh Laurie na série House, já em sua oitava temporada.

Gale Hansen como Charlie "Nuwanda" Dalton
Esse é um mistério. O papel do rebelde e líder nato Charlie Dalton talvez seja o mais suculento de Sociedade. Mas Gale Hansen trabalhou pouquíssimo na indústria cinematográfica. Em frente às câmeras, quero dizer. Depois de fazer alguns trabalhos sem importância como ator, Hansen tornou-se executivo em Hollywood e trabalha como Creative Executive em uma produtora. É casado desde 1986 com a mesma pessoa e tem com ela dois filhos.

Robin Williams como John Keating
O caso de Hansen nos leva a Robin Williams. Como caem os poderosos. Mesmo tendo suas origens na comédia, é no drama que Williams realmente se destaca. Claro, quando um diretor escala Williams, ele leva em consideração que o ator trará toda a sua carga cômica. Mas não se engane! Quatro vezes ele foi indicado ao Oscar, todas as vezes por papéis dramáticos: Bom Dia Vietnã, o próprio Sociedade dos Poetas Mortos, o genial O Pescador de Ilusões e o papel que finalmente lhe deu a estatueta, Gênio Indomável. E hoje, infelizmente, Williams faz comédias como Surpresa em Dobro com John Travolta. Menos, Robin, menos!

James Waterston como Gerard Pitts
Olhe bem para este rosto. Lembra alguém? Repare no sobrenome. Se você é fã da série Law & Order, certamente fez a conexão com Sam Waterston, que vive o promotor público Jack McCoy. Pois James é filho do primeiro casamento de Sam com Barbara Rutledge-Johns. Diferente do pai, que chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator por Os Gritos do Silêncio, a carreira de James estagnou logo após Sociedade. Ainda fez papéis menores em um ou outro telefilme, como o elogiado Ao Vivo de Bagdá, e participações em séries de TV.

Ethan Hawke como Todd Anderson
Como o tímido aluno que ainda não sabe exatamente o que quer da vida, Hawke é o personagem com quem o público deveria se identificar. O que realmente mostra a evolução pela qual os alunos passam. Depois disso, Hawke engatou diversos sucessos seguidos sem nunca deixar de lado sua predileção por filmes independentes e papéis desafiadores. Atualmente, tem se dedicado a filmes policiais ou mistério, como Dia de Treinamento, Assalto à 13ª DP, Roubando Vidas e Atraídos pelo Crime. Na vida real, ele foi casado com a musa de Quentin Tarantino, Uma Thurman, por seis anos e teve com ela dois filhos. Principais filmes: Caninos Brancos, Vivos, Caindo na Real, Antes do Amanhecer, Gattaca, Grandes Esperanças, Hamlet, Antes do Pôr do Sol, Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto, O Ano da Extinção.

Dylan Kussman como Richard Cameron
Ah, o bom e velho traíra! Sempre podemos contar com ele para estragar a festa. Todo filme onde há adolescentes há sempre um personagem que tem que ser detestável para contrabalançar o adorável grupo de amigos com quem gostaríamos de sentar e tomar um café. Menos, claro, com Cameron, que se mostra o covarde que coloca toda a culpa pela tragédia que acontece no filme no pobre professor Keating. Kussman tem aquela cara de homem comum, que aparentemente já vimos milhões de vezes em séries ou como o "cocô do cavalo do bandido" em um filme vagabundo qualquer. Mas foi bem isso o que aconteceu a este ator.

Allelon Ruggiero como Steven Meeks
Alguns atores estão realmente fadados ao esquecimento, especialmente quando ganham uns quilinhos a mais, como Allelon Ruggiero. Mesmo tentando a carreira de roteirista e diretor, o ator não foi muito longe e tem vagas participações em filmes como O Espelho tem Duas Faces, Possuídos e Os 12 Macacos, além de ter dirigido um curta-metragem chamado Lost.

Josh Charles como Knox Overstreet
Mais um que parecia emplacar... para cimentar sua carreira na televisão. Pouco depois de Sociedade, Josh Charles protagonizou o sucesso surpresa Três Formas de Amar ao lado de Stephen Baldwin e Lara Flynn Boyle. De pouco adiantou. Depois de diversas pequenas participações em filmes ainda menores, Charles foi um dos protagonistas da excelente série de TV Sports Night, que teve vida curta, mesmo sob a tutela do hoje respeitadíssimo Aaron Sorkin e os colegas então desconhecidos Peter Krause (Six Feet Under, Parenthood) e a indicada ao Oscar por Transamerica, Felicity Huffman (hoje, em Desperate Housewives). Mais participações pequenas, mais uma temporada de série de TV (In Treatment da HBO) e finalmente Charles parece ter encontrado a sorte grande na popular The Good Wife, como o interesse amoroso da protagonista, Julianna Margulies.

Menções honrosas:

Norman Lloyd como Sr. Nolan
E chegamos à figura de autoridade, talvez a única mais detestável que o traidor. Como o Sr. Nolan, Norman Lloyd vai contra tudo o que aprendemos com o doce professor Keating. Mas com o ator podemos aprender muita coisa, já que ele está na ativa desde 1939 e acaba de completar 97 anos! E pensar que ano passado ele ainda fez uma participação especial na série Modern Family, e pouco antes disso fez Em Seu Lugar, ao lado de Cameron Diaz.

Kurtwood Smith como Sr. Perry
Uma vez linha dura, sempre linha dura! Kurtwood Smith tem o rosto que sempre lhe rendeu papéis de vilão como em RoboCop ou Rambo III. Finalmente, ele caiu nas graças do público quando interpretou o "vilão" mais divertido da televisão em That 70's Show: o papai Red Forman. Dumbass!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê vocês, LOLITAS?
E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê vocês, Shelley Duvall e Danny Lloyd, de O ILUMINADO?
E aí, meu irmão, cadê você?
Cadê você, Cybill Shepherd?