27 ANOS
Assinantes

Você pergunta! PODCAST #165: Grandes Filmes: TRAINSPOTTING - SEM LIMITES

RS

Renato Silveira

Crítico e colunista

Você pergunta! PODCAST #165: Grandes Filmes: TRAINSPOTTING - SEM LIMITES

Você, assinante do Cinema em Cena, tem exclusividade para enviar perguntas sobre o tema do nosso próximo programa. Elas serão respondidas na gravação do podcast por nossa equipe.

Na edição #165, nós vamos debater o filme Trainspotting - Sem Limites (1996), de Danny Boyle, que está completando 20 anos de lançamento.

O debate terá a presença da professora de cinema da Escola de Belas Artes da UFMG Ana Lúcia Andrade.

Deixe a sua pergunta na caixa de comentários abaixo.

Prazo para o envio das perguntas: até 13h30 do dia 20/04.

Comentários (3)

 Gustavo Basso (Popices)
Gustavo Basso (Popices)20 de abril de 2016 às 00:44

Quando se fala de Trainspotting dentre as varias coisas que se vem à mente uma de destaque é a sua trilha sonora. E não é para menos, Danny Boyle é um expert em saber utilizar a musica certa nas cenas, vide o final de "Cova Rasa", a cena do Supermercado em "Extermínio" , a abertura de Trainspotting como a cena da overdose. Não foi ele nem Tarantino que inventaram a roda e resolveram colocar musicas pop nos filmes mas o sucesso dessas duas trilhas parece-me um divisor de águas no Cinema, tanto de forma positiva como negativa, uma vez que isso meio que virou uma regra e venos cada vez menos trilhas sonoras originais. Poucas são as trilhas originais memoráveis nos cinemas dos anos 90 e 2000 e os poucos que ainda fazem são os mesmos e já meio que se repetem. Mas poucos sabem usar a trilha com maestria sem parecer estar rodando um videoclipe no meio do filme. E o diretor poderia usar alguma musica da Traci Lords para a continuação de Trainspotting. Fica a dica.

Aline Cristina Silva
Aline Cristina Silva18 de abril de 2016 às 23:59

Olá a todos! Minha pergunta: Muitas pessoas acham um filme sobre drogas. Vcs repararam que é um filme sobre amizade? Sobre relações? Obrigada.

Fábio da Rocha Barros
Fábio da Rocha Barros18 de abril de 2016 às 21:38

Olá novamente equipe do CeC! . Minha pergunta é: constantemente vemos filmes que alcançaram um status pop altíssimo e que são, na maioria das vezes, considerados os maiores filmes de todos os tempos por pessoas que não são necessariamente especialistas em cinema. Filmes como Clube da Luta, Bastardos Inglórios, A Origem e Réquiem para um Sonho são alguns exemplos dessa hipérbole entre as pessoas e acabam sendo prejudicados por isso, mesmo tendo claras qualidades técnicas e narrativas. Transpotting sofre dessa "maldição"? Ela é de certo modo justificável?