Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cursos "O Cinema de Scorsese" e "Decifrando o Padrinho"
publicado em 14/01/2022

Nos últimos 13 anos, começando em 2009, iniciei uma série de viagens pelo país levando meus cursos relacionados a Cinema para todas as regiões e somando mais de 6.300 alunos. Dos três módulos já criados, o mais recente é aquele voltado para O Poderoso Chefão, no qual revisito todo o filme com os alunos analisando em detalhes todas as cenas e observando como a força da obra é construída não só a partir da história e das atuações, mas dos cenários, figurinos, montagem, trilha sonora, fotografia e as demais áreas criativas concentradas na direção. É um curso, portanto, que aplica na prática os conceitos teóricos de linguagem, da forma e do estilo do filme, para compreender por que se trata de um clássico.

Pois bem: em 2022, O Poderoso Chefão completará 50 anos (estreou em 14 de março de 1972) e, para marcar a data, farei uma última edição online do curso (repito: ele não voltará mais a acontecer em sua forma online).

Mas 2022 também trará um outro presente: um novo filme do mestre Martin Scorsese, Killers of the Flower Moon – e, movido por isso (e por um outro fator: cofmarvelcof), decidi reavivar uma ideia antiga e promover também um curso dedicado à obra do cineasta, estudando seus temas, marcas autorais, referências históricas e a maneira como seu estilo foi se alterando em certos aspectos e se mantendo em outros ao longo das décadas. Sim, falaremos sobre todos os filmes de Scorsese, incluindo seus documentários e seus curtas (e até mesmo sobre o videoclipe de “Bad”, que dirigiu a convite de Michael Jackson). Exibirei cenas de cada um, pontuando, por exemplo, as características de seus filmes sobre gângsteres, sua trilogia religiosa (A Última Tentação de Cristo, Kundun, Silêncio), seus exercícios de gênero e um pouco do contexto em os projetos foram realizados (alguns com décadas de gestação antes de saírem do papel).

Para completar, farei algo inédito: além de poder se matricular em apenas um dos cursos, abrirei a possibilidade de você se matricular em ambos, ganhando um desconto sobre o valor final. Afinal, celebrar o maior filme do Cinema e também o maior cineasta ainda em atividade é uma oportunidade única. (Literalmente, pois, como já dito, não ocorrerá de novo.)

Os cursos serão ministrados em plataforma online, através do Zoom (não é preciso ter conta na plataforma para assistir às aulas), em sessões ao vivo. Além disso, as aulas poderão ser vistas ou revistas durante os quatro meses seguintes.

Cada curso terá a duração total de 20 horas, acontecendo ao longo de duas semanas, de segunda à sexta-feira, de 20h às 22h. (Caso você perca alguma aula, terá, como já explicado, quatro meses para assistir à gravação.)

Contando com inúmeros exemplos exibidos em sala de aula e discutidos com os alunos, os cursos podem ser apreciado por todos os tipos de público, sendo voltado não só para alunos e profissionais de Comunicação, mas também para qualquer um que tenha amor pela Sétima Arte.

Assista a vídeos ilustrativos do curso aqui.

Para ler as avaliações do curso feitas pelos alunos das edições anteriores, clique aqui.

Já o currículo do professor pode ser lido aqui.

 

LOCAL DAS AULAS:

Onde você quiser; basta ter acesso à Internet.

 

QUANDO:

Decifrando o Padrinho: Dissecando O Poderoso Chefão:

De 14 a 18 e de 21 a 25 de março (duas semanas)

 

O Cinema de Martin Scorsese:

De 18 a 22 e de 25 a 29 de abril (duas semanas)

(A gravação das aulas ficará disponível temporariamente para aqueles que não conseguirem assistir ao vivo.)

 

INSCRIÇÕES:

De 14 de Janeiro a 11 de Março de 2022 (ou enquanto houver vagas)
Informações sobre valores, formas de pagamento e procedimento para matrícula através do email [email protected]

 

PÚBLICO-ALVO:

Cinéfilos amadores e “profissionais”; alunos de Comunicação; jornalistas e, claro, indivíduos que simplesmente amam o Cinema e a família Corleone. Não é necessário ter cursado os módulo 1 ou 2.

 

CARGA HORÁRIA TOTAL:

20 horas/aula (cada curso)

 

INVESTIMENTO:

Informações por email.

O material didático (guias de aula) e os certificados já estão inclusos no valor final.

Os interessados devem entrar em contato através do email [email protected]  para que possam receber as instruções relativas à matrícula no curso.

 

NÚMERO LIMITADO DE VAGAS

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE