Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Filmes da Semana - 04/06/2015 Assinantes

Amigos do Cinema em Cena,

viram que agora podem comentar abaixo dos posts aqui de nossa área exclusiva? Então... mandem bala!

Bom, os filmes que vi nos últimos dias:

O Quarto Azul (Le chambre bleue, França, 2014)
Amalric é um ator sempre interessante e um diretor razoável, mas a história que conta aqui mal parece ser suficiente para sustentar os parcos 76 minutos de duração. O que a mantém relativamente envolvente é justamente o talento de seu elenco e uma pequena ambiguidade em seu desfecho, que, ainda assim, é anticlimático o bastante para quase arruinar as qualidades do projeto. 3/5

 

O Príncipe (The Prince, EUA, 2014)
O que Bruce Willis e John Cusack estão fazendo como coadjuvantes de Jason Patric numa produção que tem toda a cara de ter sido realizada para lançamento direto em vídeo é algo inexplicável. Além de contar uma história que já serviu de desculpa para trocentos projetos praticamente idênticos, o filme traz sequências de ação burocráticas, diálogos risíveis e personagens unidimensionais, servindo apenas como curiosidade da transformação de Cusack em Nicolas Cage. Fora isso, porém, não consegue ser nem ruim o bastante para se tornar divertido. 1/5

 

James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach, Inglaterra, 1996)
Henry Selick tem um apuro estético particular e fascinante – algo que, aqui, serve para despistar a fragilidade de uma das histórias mais fracas de Roald Dahl. Aliás, é um prazer reparar como Selick consegue manter uma notável coesão entre as sequências em stop-motion e aquelas em live-action, adotando uma abordagem visual expressionista que é beneficiada também pelas composições divertidamente horrendas de Miriam Margolyes e Joanna Lumley, que mais do que compensam a inexpressividade do ator-mirim que ancora o projeto. 4/5

 

Um Faz de Conta que Acontece (Bedtime Stories, EUA, 2008)

Adam Sandler adamsandlerando. 1/5

 

Tomboy (Idem, França, 2011)
O filme faz um belo estudo sobre o despertar da sexualidade na adolescência ao mesmo tempo em que discute a definição de gênero com complexidade e delicadeza – algo que só se torna possível graças à performance madura, corajosa e surpreendente de Zoe Heran (e também do restante do ótimo elenco infantil). 4/5

 

Hot Girls Wanted (Idem, EUA, 2015)
Mais um documentário que busca analisar/export uma questão importante a partir de apenas uma meia dúzia de exemplos, este esforço é digno por humanizar as personagens retratadas e seus dilemas. No entanto, embora inclua informações relevantes (e chocantes) em meio à projeção (como o fato de 40% das buscas por vídeos pornográficos online girarem em torno de abuso feminino), a impressão é a de que a dupla de documentaristas está mais interessada em criar certo drama a partir das histórias que escolheu retratar do que em discutir de fato o tema sobre o qual gira o filme. Além disso, a ideia de “redenção” defendida pelo filme e representada por uma das garotas acaba soando mais preconceituosa do que edificante. 3/5

Um grande abraço e bons filmes!

Sobre o autor:

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Assinantes
O Livro
Assinantes
PODCAST PAPO DE REDAÇÃO #41
Assinantes
68o. Festival de Cannes: Dia 10