Na época de colégio, muitos jovens já devem ter ficado tristes com uma nota ruim em matemática. Mas quantos tentaram invocar o demônio para não reprovar na matéria?
Em seu curta-metragem Geometria (1987), o cineasta mexicano Guillermo del Toro apresenta a história de um garoto que se vê sem saída após as notas ruins na disciplina e decide entrar em contato com o tinhoso. A partir daí, ele precisa enfrentar as consequências de seu ato. Combinando comédia e terror (e referências a O Exorcista), a produção é baseada em um conto de Fredric Brown (autor do livro que inspirou O Pássaro das Plumas de Cristal) e tem no elenco Fernando Garcia Marin, Napo, Rodrigo Mora e Guadalupe del Toro (mãe do cineasta).
Geometria abriu caminho para Del Toro realizar seu primeiro longa-metragem: Cronos, em 1993. Depois disso, a carreira do diretor passou por bons momentos com A Espinha do Diabo (2001), Hellboy (2004), O Labirinto do Fauno (2006) e Círculo de Fogo (2013). No momento, ele finaliza o inédito A Colina Escarlate (2015), com Jessica Chastain e Tom Hiddleston. Curiosamente, alguns cartazes do longa fazem uso das cores vermelha e azul, bem presentes no curta Geometria.
Confira abaixo a produção (ative as legendas em português clicando no ícone entre o relógio e a engrenagem):
--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!