Há duas formas de se realizar um filme que combine elementos do faroeste e da ficção científica: você pode ambientar a história no Velho Oeste e acrescentar invenções futuristas, naves espaciais e alienígenas; ou você pode escrever uma trama tipicamente espacial, mas ao mesmo tempo desértica e habitada por personagens que poderiam ter saído de um western de Sergio Leone. Nesse último caso, as paisagens terrestres já foram completamente exploradas e a expansão das fronteiras acontece em outros planetas.
Essa mistura de gêneros nem sempre é bem sucedida nas bilheterias (como vários exemplos das nossas menções honrosas abaixo), mas tentamos selecionar algumas produções que tiveram mais destaque. Confira!
DE VOLTA PARA O FUTURO PARTE III
Back to the Future Part III, 1990
Diretor: Robert Zemeckis
Esse filme não poderia faltar na lista, ainda mais com todas as comemorações aos 30 anos de De Volta para o Futuro (1985) e à “chegada” de Marty McFly ao dia 21 de outubro de 2015 em De Volta para o Futuro Parte II (1989). A ideia de combinar faroeste e ficção científica surgiu com o próprio Michael J. Fox, que mencionou aos produtores como seria divertido atuar no Velho Oeste. Zemeckis gostou da sugestão e no longa que fecha a trilogia, Marty viaja até o ano de 1855 com o objetivo de salvar o amigo Doc Brown (Christopher Lloyd), que está feliz vivendo em uma rústica Hill Valley e não sabe que será morto pelo temível pistoleiro Buford "Mad Dog" Tannen, um antepassado do inconveniente Biff.
Trazendo referências a clássicos como O Homem que Matou o Facínora (1962), Por Um Punhado de Dólares (1964) e Era uma Vez no Oeste (1968), a obra apresenta de forma cômica alguns elementos modernos invadindo o passado: Marty com sua roupa incrivelmente colorida diz que seu nome é Clint Eastwood e não se esquece de levar seu hoverboard, que se prova fundamental no clímax da trama.
WESTWORLD - ONDE NINGUÉM TEM ALMA
Westworld, 1973
Diretor: Michael Crichton
Neste filme dirigido e roteirizado pelo autor do livro no qual Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros (1993) se baseou, dois amigos, Peter Martin (Richard Benjamin) e John Blane (James Brolin), decidem passar suas férias em um futurista parque capaz de recriar cenários da Roma Imperial, da Idade Média e do Velho Oeste, habitados por robôs programados para atender qualquer desejo dos visitantes. Peter e John escolhem a aventura com cara de faroeste, mas são surpreendidos quando problemas técnicos transformam todos os androides em assassinos e passam a ser perseguidos por um obcecado pistoleiro robótico (vivido por Yul Brynner, do western Sete Homens e um Destino), que tem visão infravermelha e capacidade auditiva aprimorada.
A produção, que deu origem à sequência Ano 2003 - Operação Terra (1976), com Peter Fonda, e à série Beyond Westworld (1980), também está inspirando a inédita série Westworld (2016), desenvolvida pela HBO, criada por Jonathan Nolan (roteirista de Interestelar) e estrelada por Ed Harris e Anthony Hopkins (veja o teaser aqui).
SERENITY: A LUTA PELO AMANHÃ
Serenity, 2005
Diretor: Joss Whedon
Após dois faroestes com elementos futuristas, temos uma ficção científica com características do western. Continuando a elogiada série Firefly (2002–2003), que foi cancelada e só teve 14 episódios, Serenity se passa em um universo dividido após uma guerra civil devastadora. Mercenários intergalácticos que integram a equipe de uma nave são comandados pelo Capitão Malcolm Reynolds (Nathan Fillion) e sobrevivem do transporte de carga e pequenos trambiques. Quando eles aceitam ter uma misteriosa mulher com poderes psíquicos como passageira, acabam se envolvendo em uma batalha contra forças militares de um regime totalitário que farão de tudo para impedir Malcolm.
No longa que também é estrelado por Chiwetel Ejiofor, Alan Tudyk e Morena Baccarin, a influência do western pode ser percebida nas paisagens áridas e inóspitas de muitos planetas, assim como nos diálogos, na trilha sonora, no figurino de alguns personagens e em certas cenas de duelos com armas de fogo que são típicas do Velho Oeste.
OUTLAND - COMANDO TITÂNIO
Outland, 1981
Diretor: Peter Hyams
No início, a vontade do diretor Peter Hyams era dirigir um faroeste, mas quando seus amigos próximos começaram a dizer que o gênero estava morto, o cineasta percebeu que seu filme no Velho Oeste poderia ser adaptado para o espaço sideral, aproveitando-se da popularidade de outras obras da época, como Alien, o Oitavo Passageiro (1979). Assim, Outland se transformou em uma ficção científica que apresenta vários elementos do western, principalmente de Matar ou Morrer (1952), clássico com Gary Cooper em que um xerife é obrigado a encarar um inimigo mortal depois de muitos anos e não consegue apoio dos moradores da cidade que ele sempre protegeu.
Na história protagonizada por Sean Connery, o policial William T. O'Niel começa a investigar o número crescente de violentas mortes de mineiros em uma remota colônia de uma lua de Júpiter. Quando descobre que o caso deve estar relacionado a uma droga letal que faz com que os funcionários trabalhem ininterruptamente, William percebe que pode ser assassinado a qualquer instante e (assim como Cooper!) não obtém ajuda de ninguém.
OS MAIS JOVENS
Young Ones, 2014
Diretor: Jake Paltrow
Mesmo com um grande elenco formado por Michael Shannon, Elle Fanning, Nicholas Hoult e Kodi Smit-McPhee, Os Mais Jovens não agradou a maioria da crítica especializada, mas ainda há aqueles que gostaram da união entre o clássico e o futurista.
A distópica trama se passa em um período não muito distante em que a água está se esgotando e os remanescentes da raça humana lutam para sobreviver com o pouco que lhes resta. Ernest (Shannon) vive com seus filhos, Jerome (Smit-McPhee) e Mary (Fanning), defendendo sua fazenda de invasores e trabalhando nas trilhas de abastecimento na esperança de rejuvenescer o solo. Mas Flem (Hoult), o namorado de Mary, tem outros planos para a terra e pretende tomá-la para si.
Esteticamente belo, o longa explora o estranhamento de presenciar robôs voadores e objetos tecnológicos em uma paisagem tão desoladora, além de contar uma história de vingança e assassinato que poderia facilmente se passar no Velho Oeste.
Menções Honrosas
* O Império dos Fantasmas (1935), de Otto Brower e B. Reeves Eason
* Ghost Patrol (1936), de Sam Newfield
* Gângsters na Lua (1969), de Roy Ward Baker
* O Vale de Gwangi (1969), de Jim O'Connolly
* Mercenários das Galáxias (1980), de Jimmy T. Murakami e Roger Corman
* Timerider: The Adventure of Lyle Swann (1982), de William Dear
* BraveStarr: The Legend (1988), de Tom Tataranowicz
* Oblivion (1994), de Sam Irvin
* As Loucas Aventuras de James West (1999), de Barry Sonnenfeld
* Fantasmas de Marte (2001), de John Carpenter
* Jonah Hex - Caçador de Recompensas (2010), de Jimmy Hayward
* Cowboys & Aliens (2011), de Jon Favreau
* John Carter: Entre Dois Mundos (2012), de Andrew Stanton
* A ainda inédita adaptação cinematográfica de A Torre Negra, de Stephen King
--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Conhece algum outro filme que combina elementos do faroeste e da ficção científica?