Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

THE LIFT, de Robert Zemeckis Curta em Cena

A trilogia De Volta para o Futuro, dirigida por Robert Zemeckis, mostrou sua força recentemente com todas as comemorações em homenagem aos 30 anos do primeiro filme e à chegada de Marty McFly no dia 21 de outubro de 2015, na Parte II. Por isso, agora é o melhor momento para conferir como foi o início da carreira desse cineasta que também é responsável por Uma Cilada Para Roger Rabbit (1988) e Forrest Gump: O Contador de Histórias (1994).

O curta-metragem que marcou a estreia de Zemeckis como diretor foi The Lift (1972), realizado quando ele ainda estava tendo aulas de cinema na Universidade do Sul da Califórnia (EUA). A trama, que já revela a grande habilidade do cineasta de apresentar várias informações sem o uso de diálogos, acompanha um homem claramente inserido em uma rotina e cercado por números no trabalho e nos relógios que ele verifica constantemente para marcar a hora que levanta da cama e começa a almoçar. A montagem nesses momentos é rápida e ajuda a retratar como cada atividade é mecânica e artificial.

As cenas que se distanciam disso são as que mostram a “interação” do protagonista com o elevador de seu prédio. Logo no início, percebemos o homem impaciente ao tentar chamá-lo, e conforme a narrativa progride, vemos que a “máquina” possui vontade própria (há um aspecto fantástico nessa situação, assim como em vários outros longas de Zemeckis). Os outros objetos tecnológicos (aparelho de barbear, torradeira, rádio, fogão, faca elétrica, etc) funcionam corretamente e é o corriqueiro ato de usar o elevador que surge quase como uma punição simbólica ao morador, que se desespera ao ficar preso no claustrofóbico espaço, mas não se importa em estar também preso em uma rotina vazia.

Veja:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
SPIDER, de Nash Edgerton
Curta em Cena
Especial STAR WARS
Curta em Cena
Elijah Wood estrela o curta THIS MUST BE THE ONLY FANTASY