É isso mesmo que você leu: tem clipe novo de Bob Dylan! Mas não se trata de um novo vídeo do recente disco Shadows of the Night, mas sim uma homenagem para a já consagrada faixa cinquentona "Visions of Johanna", tocada pela primeira vez em novembro de 1965. O clipe foi dirigido por John Hillcoat (de filmes como A Estrada e Os Infratores, e de alguns trabalhos de Nick Cave) para marcar o lançamento de The Cutting Edge 1965-1966, volume 12 na série de Bootlegs com a extensa obra do compositor.
O clipe se permite ser tão subjetivo quanto os enigmáticos versos da letra original, trazendo alguns de seus elementos como a fumaça de cigarro, a chuva e os lençóis amassados nos quartos das amantes, mas sem se prender a eles. Percebemos um verdadeiro festival de vários planos rápidos, misturando cenas de filmes antigos em preto e branco, closes em glóbulos oculares (muitas vezes perturbadores), um breve momento em 3D, ambientes sangrentos, pés (atenção, podólatras como Quentin Tarantino!), imagens pixializadas para remeter aos clipes e shows antigos de Dylan, e luas em todas as fases em uma constante noite, além de outras referências, incluindo as composições pictóricas enquadradas pelo fotógrafo surrealista Man Ray.
Se fôssemos delimitar um tema central e recorrente para as múltiplas visões de Johanna poderia ser sexo, drogas e... folk! Procure não piscar muito para não perder nenhum detalhe do belo videoclipe e prestigie o lançamento de The Cutting Edge no dia 6 de novembro:
--
Gostou do vídeo? Deixe sua opinião nos comentários abaixo, compartilhe com os amigos e confira outras edições da coluna aqui.