Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

NEXT DOOR, de Pete Docter Curta em Cena

O cineasta Pete Docter já realizou nos estúdios da Pixar animações fantásticas como Monstros S.A. (2001), Up: Altas Aventuras (2009) e o recente Divertida Mente (2015). Portanto, é claro que sua carreira como diretor de curtas-metragens quando ainda era estudante também é digna de aplausos.

Uma dessas obras iniciais é Next Door, de 1990. Como Docter mostra no início do filme desenhado à mão, a história se passa em um mundo totalmente fragmentado, em que cada um vive isolado em sua propriedade. Um dia, uma garotinha ameaça a realidade dura e quadrada de seu vizinho (como pode ser percebido pelo formato de sua cabeça, carro, poltrona e casa) ao sair de sua residência e começar a imaginar os mais diversos mundos.

Sua aparência, em oposição à do rígido homem preocupado com sua meticulosa rotina, é redonda e isso também é retratado no formato de sua casa e em seus traços delicados (curiosamente, esse contraste de visuais é notado no garoto Russell e no septuagenário Carl de Up). As cores, quentes de um lado, frias de outro, reforçam a divisão.

A maioria dos espectadores só passou a conhecer o trabalho da Pixar em 1995, com Toy Story, mas no tocante Next Door, Docter já nos lembrava da importância da infância e da necessidade de encarar o mundo de uma forma diferente, mais inocente e alegre.

Confira:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
90 DIAS COM CATRA
Curta em Cena
EATER, dos irmãos Duffer, de Stranger Things
Curta em Cena
YOUR FACE, de Bill Plympton