Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco filmes que inspiraram episódios de séries Clube dos Cinco

Estamos em uma época em que séries viram filmes (Veronica Mars, Anjos da Lei, Sex and the City) e filmes viram séries (Fargo, Minority Report, 12 Monkeys). Mas nesta prolífica relação, também há interações mais simples: filmes que serviram de inspiração para episódios de séries. Na nova edição da coluna Clube dos Cinco, escolhemos exemplares desse último tipo, já que é sempre prazeroso ver nossos longas favoritos reinventados nas telas de televisão.

 

CIDADÃO KANE (1941)
Inspirou: Rosebud (1993), de Os Simpsons

Considerado pela crítica como um dos melhores episódios de Os Simpsons, que normalmente são repletos de sagazes referências culturais, Rosebud (presente na quinta temporada) homenageia Cidadão Kane desde o título. Se no filme dirigido e estrelado por Orson Welles o jovem Kane brinca com um boneco de neve e um trenó, na paródia um urso de pelúcia esfarrapado representa a inocência perdida de Mr. Burns. O magnata revive em pesadelo a icônica cena do globo de neve e é flagrado pelo fiel Smithers sussurrando "Bobo" ao lembrar-se de sua infância, quando saiu de casa para morar com um homem muito rico.

Nos flashbacks descobrimos a ilustre história de Bobo: o ursinho sobrevoou o Atlântico com o piloto Charles Lindbergh, passou pelas mãos de Adolf Hitler, foi congelado em um bloco de gelo até parar em um supermercado de Springfield e finalmente virar um brinquedo de Maggie. Capaz de roubo, suborno e extorsão, Mr. Burns inicia uma obsessiva busca para obter seu Bobo de volta.

O episódio traz ainda alusões a O Mágico de Oz (1939) e O Planeta dos Macacos (1968), entre outros filmes. Os Ramones aparecem entre os convidados especiais, cantando um breve e tipicamente punk parabéns no aniversário de Mr. Burns, que tem raríssimo instante de sensibilidade, enquanto a bebê Maggie, como sempre, revela mais um pouco de sua incrível maturidade.

 

O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982)
Inspirou: Ice (1993), de Arquivo X

No clássico O Enigma de Outro Mundo, uma expedição científica na Antártida é interrompida por noruegueses armados que perseguem um cão, animal que se transforma em uma terrível “coisa” que ataca os pesquisadores. Logo eles descobrem que a criatura alienígena está infiltrada no grupo e tem o poder de assumir a aparência de suas vítimas. A partir daí, R.J. MacReady (Kurt Russell) e sua equipe tentam descobrir uma forma de acabar com a ameaça.

Para realizar o filme (trailer aqui), o diretor John Carpenter se baseou em Who Goes There?, livro de John W. Campbell Jr. que também serviu de base para O Monstro do Ártico (1951), terror de Christian Nyby e Howard Hawks. Chris Carter, criador da série Arquivo X, declarou que se inspirou nos dois longas-metragens para desenvolver Ice, episódio da primeira temporada no qual os agentes especiais do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) são enviados ao Alasca para investigar estranhos assassinatos entre um grupo de geofísicos. Após Mulder e o piloto Bear (Jeff Kober) serem atacados por um cachorro infectado, a paranoia e a violência começam a aflorar, deixando todos do local tensos e desconfiados.

E a semelhança não está apenas nas narrativas: o design de produção do filme e da série foram feitos pela mesma pessoa, o profissional Graeme Murray.

 

12 HOMENS E UMA SENTENÇA (1957)
Inspirou: 12 Angry Men Inside Amy Schumer (2015), de Inside Amy Schumer

Um dos episódios da terceira temporada da série Inside Amy Schumer referenciou 12 Homens e uma Sentença, drama de Sidney Lumet que gira em torno de um julgamento onde um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai. Na hora de decidir a sentença, 11 jurados optam rapidamente pela condenação, mas um deles, interpretado por Henry Fonda, defende que o caso não é tão simples assim e tenta convencer os relutantes (e alguns preconceituosos) companheiros de que há razões para acreditar na inocência do garoto (veja o trailer!).

Na sátira feminista de Amy Schumer, um grupo de homens tenta decidir se a protagonista é atraente o suficiente para ter o seu próprio programa televisivo. Entre os jurados, a maioria condena a comediante pela aparência (uma crítica que ela ouve regularmente na vida real), mas um dos participantes (vivido por John Hawkes) combate a opinião do resto da mesa composta por atores como Jeff Goldblum e Paul Giamatti. Rodado em preto e branco, o episódio recriou fielmente o figurino e o cenário, assim como o modo exaltado como os personagens se comportam. Em um dos pontos altos da paródia, o canivete de 12 Homens e uma Sentença é substituído por um artefato sexual de borracha!

 

STAR WARS: EPISÓDIO IV - UMA NOVA ESPERANÇA (1977)
Inspirou: Blue Harvest (2007), de Family Guy

Para comemorar o aniversário de 30 anos de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, Seth MacFarlane criou uma divertida e ácida paródia com o episódio Blue Harvest, da sexta temporada da série animada Family Guy (ou “Uma Família da Pesada” aqui no Brasil). Peter Griffin encarna Han Solo, Lois vira a Princesa Leia, Chris é o herói Luke Skywalker, o cachorro Brian aparece como Chewbacca e o bebê Stewie Griffin destila seu mal como o vilão Darth Vader nesta reunião de piadas com o clássico dirigido por George Lucas, que autorizou a brincadeira de MacFarlane. Nos momentos mais inspirados, Han acompanha a trilha sonora de John Williams durante uma batalha contra Kamikazes, conversa com um membro do Império com problemas de relacionamento e tenta transportar um sofá que ele achou no compactador de lixo.

Devido ao sucesso de Blue Harvest, outras duas paródias foram feitas: Something, Something, Something, Dark Side (2010), sobre O Império Contra-Ataca (1980), e It's a Trap (2011), sobre O Retorno de Jedi (1983).

 

JFK - A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR (1991)
Inspirou: The Boyfriend (1992), de Seinfeld

Em JFK - A Pergunta que Não Quer Calar, o diretor Oliver Stone aborda um controverso assunto que até hoje habita a mente de muitos norte-americanos: o assassinato do presidente John F. Kennedy fez parte de uma conspiração e Lee Harvey Oswald não foi o único responsável pelo crime. Em uma das principais cenas, o promotor Jim Garrison (Kevin Costner) tenta explicar a Teoria da Bala Mágica, que basicamente diz que, se Oswald realmente agiu sozinho, uma de suas balas teria que ter feito várias curvas no ar para causar todos os ferimentos em JFK e no governador do Texas, John Connally, que estava à frente do presidente (veja aqui!).

The Boyfriend, episódio dividido em duas partes na terceira temporada de Seinfeld, recriou a mesma sequência de forma cômica – e tudo fica mais engraçado quando percebemos que o ator Wayne Knight está presente tanto no filme quanto na série. Jerry Seinfeld assume o papel de “promotor” para provar a Newman (Knight) e Kramer (Michael Richards) que o jogador de beisebol Keith Hernandez não cuspiu neles após ser insultado por seu desempenho em uma partida ruim. No episódio, a Teoria do Escarro Mágico também chega à mesma conclusão: havia um segundo “atirador” na cena do incidente!

 

Menções Honrosas

* Tron - Uma Odisseia Eletrônica [episódio Game Over (1996), de O Laboratório de Dexter]
* Rashomon [episódio The Bare Facts (1999), de As Meninas Super-Poderosas]
* 2001: Uma Odisseia no Espaço [episódio Love and Rocket (2002), de Futurama]
* Trilogia O Senhor dos Anéis [episódio The Return of the Fellowship of the Ring to the Two Towers (2002), de South Park]
* O Mágico de Oz [episódio My Way Home (2006), de Scrubs]
* O Invencível [episódio The Gang Gets Invincible (2007), de It's Always Sunny in Philadelphia]
* Amadeus [episódio Succession (2008), de 30 Rock]
* Pulp Fiction: Tempo de Violência [episódio Critical Film Studies (2011), de Community]
* O Iluminado [episódio Hereeeee's Lassie (2012), de Psych]
* Grey Gardens [episódio Sandy Passage (2015), de Documentary Now!]

--
Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos! Conhece algum outro filme que inspirou um episódio de uma série?

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco vampiros modernos que não brilham no sol
Clube dos Cinco
Cinco intérpretes originais que fazem pontas nos remakes
Clube dos Cinco
Cinco filmes que se passam em um só local