Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

TIME PIECE, de Jim Henson Curta em Cena

Você pode não reconhecer o senhor na foto acima, mas provavelmente já teve contato com suas criações. Afinal, ele é responsável pelos Muppets e por todos os personagens das séries Vila Sésamo e O Mundo dos Fraggles. O que nem todo mundo sabe é que Jim Henson também tinha um lado diretor de cinema, realizando longas-metragens como O Cristal Encantado (1982) e Labirinto - A Magia do Tempo (1986), além de interessantes curtas, como o experimental Time Piece (1965).

Estrelado pelo próprio Henson, o filme deixa claro desde o início sua forte musicalidade vinda dos mais variados lugares (as batidas do coração, o tique-taque do relógio) e que às vezes causa estranheza pela falta de correspondência com a realidade (o piscar de olhos, o pássaro que pousa na janela). Esse caráter fantasioso ganha vida quando a percepção de tempo é literalmente explodida e passamos a acompanhar o fluxo de consciência de um homem aparentemente doente.

Vemos o protagonista em diferentes lugares e épocas, andando por solitárias ruas, almoçando na pré-história e pedindo ajuda para escapar de seu entediante e repetitivo trabalho e de sua cansativa e repressora rotina como homem casado (a esposa que corta a corda do heroico Tarzan e que aparece com um vestido de cadeados exemplifica isso). É curioso notar como Henson, que ficou tão conhecido por encantar crianças do mundo inteiro, cria momentos cômicos bem adultos, como o inusitado som feito pelos seios de uma mulher e a simbólica banana sendo descascada durante um striptease.

Tudo desemboca em um final frenético e em ritmo de jazz (com imagens intrigantes, como o tiro na Mona Lisa e o elefante sendo pintado de rosa) em que o personagem chega ao seu limite, recusa-se a continuar um escravo da passagem do tempo e tenta escapar em busca de algo melhor.

Confira Time Piece, que foi indicado ao Oscar de Melhor Curta-Metragem:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
SPIDER, de Nash Edgerton
Curta em Cena
Veja curta de Zack Snyder sobre os 75 anos do Superman
Curta em Cena
Michel Gondry lança DÉTOUR, filmado pelo iPhone