Após a última edição com Quando o Dia Nasce (1999), a coluna Curta em Cena traz mais uma animação indicada ao Oscar: The Village (1993), dirigida e roteirizada pelo britânico Mark Baker (um dos criadores da Peppa Pig).
O filme retrata o cotidiano dos moradores de uma vila que possuem determinadas atitudes na frente dos outros, mas estão mais interessados em esconder seus segredos e mentiras. O local onde moram tem um formato circular e é como se todos se observassem o tempo inteiro em uma incessante e desesperada busca para descobrir algo não revelado. Esse formato também transmite certa claustrofobia, causando o afastamento de dois personagens que se sentem sufocados na vila.
Com um estilo de animação simples e quase infantil, o curta é eficiente em seu comentário social sobre habitantes hipócritas que frequentam a igreja com regularidade, mas são totalmente dominados por sentimentos como cobiça e ciúme e não perdem a oportunidade de condenar alguém à forca sem qualquer tipo de julgamento (sentem até prazer com isso). É bem simbólico ver esses humanos individualistas finalmente trabalhando em conjunto para causar mal a alguém e perceber que as formigas compreendem muito mais a noção de coletivismo do que nós.
Confira:
--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!