Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cena Geek Review: DiRT RALLY Cena Geek

DiRT Rally é um dos jogos mais conhecidos para corridas desenvolvido pela Codemasters e traz nessa nova edição, uma diversidade de veículos, pistas, feedbacks e gráficos apurados que faz jus ao nome da franquia. Apesar de sua curva de aprendizado difícil, será impossível o jogador não desafiar a si mesmo e passar um longo período praticando.

 

 

A nova edição da Codemasters para a série DiRT é uma grande homenagem a jogos de rally para plataformas dessa geração. De uma forma geral, a empresa conseguiu um excelente resultado e entrega aos jogadores gráficos detalhados, desempenho técnico melhor com uma complexidade em seu gameplay que poderá parecer punitivo demais para os iniciantes.

Primeiramente o fator que mais impressiona em DiRT Rally é seu feedback. Há uma variedade de configurações de carro para carro que farão diferença ao pilotar. Quando o jogo propõe uma mudança para um novo veículo, será necessário reaprender um pouco do que já foi passado anteriormente. Isto porque a fidelidade é tão próxima da real, que os carros passam a pesar na hora da escolha, principalmente para os novatos.

O mesmo nível técnico de feedbacks ocorrem para as pistas, onde o jogador pode treinar antes das competições. É possível sentir vívidamente como é estar ao volante em pistas irregulares, pois cada pedra que seu carro passará será sentida. As respostas também são perfeitas no controle quando há pistas diferentes, mudanças no tempo, como nevascas ou chuva por exemplo.

 

 

Definitivamente o jogo requer cuidado dos iniciantes ou mesmo de jogadores do gênero. Digo isso, pois eu geralmente jogo regulando a velocidade do carro somente no botão de aceleração, para tentar garantir mais rapidez durante a corrida. Em DiRT Rally senti que o jogo me faz retornar, reaprender e praticar muito. Como um bom simulador, as respostas exigidas englobam o conjunto carro e pista. Mesmo mais exigente, DiRT Rally é desafiador e incentivou-me a fazer a próxima curva.

Um dos fatores que mais auxiliaram na minha adaptação para o jogo, foram os controles ajustáveis. Eles diminuem as chances de erro e tornam a corrida menos frustrante sem remover a imersão.

O co-piloto também é outro auxílio indispensável. Levará um tempo para o jogador se acostumar, mas quando isso ocorre, é impossível correr sem as dicas dadas por ele. Com diferentes níveis e velocidades das curvas do trajeto, o co-piloto informa na interface por meio de símbolos, a desaceleração e ângulo da curva que virá a seguir.

 

 

O jogo fornece pistas básicas para uma leve introdução geral, mas sem tutoriais. Após isso é possível escolher entre modos de carreira, gradualmente ir conquistando novos carros e posteriormente chegar aos campeonatos.  A progressão é inteligente e será sempre pelo custo envolvido na compra dos carros, ou seja, o jogador inevitavelmente irá começar pelo mais lento.

Em DiRT Rally sua garagem poderá chegar em 39 veículos divididos por décadas: 60, 70, 80, Grupos A,B ou R, 2000-2010, RallyCross e Pikes Peak.

 

 

Carros são levados ao limite nas corridas e as avarias em peças são realisticamente afetadas. Todos eles possuem simulação física pertinente as suas especificações - tão próximas do real que chegam a assustar.

Mesmo em seu painel, o realismo se mantém. Se há problemas no radiador por exemplo, a luz irá acender indicando a avaria e caso o jogador não a repare, passará por problemas. Com uma interface leve, o jogo também apresenta uma indicação visual eficiente para quando é necessário mudar de marcha, caso esteja no manual e a aceleração ideal para o momento.

 

 

Os circuitos geralmente são divididos em quatro a seis etapas e entre as corridas será necessário reparar o carro. Com auxílio de dicas dos mecânicos, o jogador terá que fazer essa manutenção dentro de um tempo determinado, priorizando certas peças, senão será punido em tempo nas corridas. Esse fator gera uma tensão desafiadora para as corridas de rally.

 

 

O som é realístico para todos os detalhes. Desde as batidas do carro, ambiente, vibrações até o material no qual as pistas são feitas. A trilha eletrônica é atual para a geração da franquia, mas não é a que fará o jogador correr como um louco. Ela basta como uma composição geral.

É evidente que DiRT Rally consegue reunir elementos técnicos, com gráficos apurados, gameplay desafiador e autêntico para fãs da franquia e do gênero. Mesmo com dificuldade elevada - que pode repelir jogadores iniciantes - o jogo promove uma experiência completamente imersiva, com corridas emocionantes, que levarão o jogador a sentir um verdadeiro piloto da categoria.

DiRT Rally está disponível para PlayStation 4, PC e Xbox One.

 

Sobre o autor:

Nascida no Rio de Janeiro, está em São Paulo há 5 anos e recentemente se formou em Game Design. Apaixonada pelo mundo dos games, desde pequena era considerada a nerd e geek.

Aqui no Cena Geek escreverá sempre sobre notícias desses universos, abordando também tecnologia, fatos interessantes sobre jogos e assim por diante.

Colabora em paralelo para os sites Meia Lua Para Frente Soco e FreakPop com a coluna "Pensando com Portais", focada em jogos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cena Geek
Cena Geek Review | Rise of the Tomb Raider
Cena Geek
Cena Geek Review: Tom Clancy's - The Division
Cena Geek
Cena Geek jogou o beta de Overwatch. Confira!