Escondidos no catálogo da Netflix, dois filmes policiais franceses recentes, derivados de um tipo cada vez menos comum no cinema americano, tanto em termos de adrenalina quanto de estrutura narrativa clássica. São obras quase que “à moda antiga”, em que os protagonistas usam distintivos e os vilões são bandidos que traficam drogas ou estão em disputas de gangues, e a rotina do trabalho e das ruas está mais aliada às bases das convenções do gênero e menos interessada na reflexão de problemas políticos contemporâneos.
BAC Nord: Sob Pressão, de Cédric Jimenez, tem um olhar mais generoso para o ofício da polícia: três policiais, um tanto entediados com o trabalho de sempre, querem fazer a diferença e talvez consigam a partir de uma informação quente que pode levar a desmantelar o negócio de traficantes hiper violentos que eliminam a concorrência sem dó. O filme estará do lado destes homens, sempre a ponto de explodirem sob o estresse de trabalhar nos bairros pobres de Paris – e nisso lembra vagamente Os Miseráveis, de Ladj Ly (vencedor do Prêmio do Júri em Cannes juntamente com Bacurau), mas sem a tensão racial que o torna muito mais interessante. A ação traz bons momentos de perseguição e é até mesmo eletrizante num clímax que chega muito antes do fim, pois sua meia hora final é um desdobramento dramático que pode agradar a muitos, mas afastar outros tantos. É baseado numa história real (claramente com muita liberdade), e lealdade e honra, num ambiente hostil de muitas maneiras, são fardos valorizados sem muita cerimônia.
Muito mais cínico é Bronx, do veterano no gênero Olivier Marchal, que já começa com uma sequência trágica pra só depois nos situar no tempo anterior para mostrar como se chegou até ali (BAC Nord também se inicia com uma cena futura, mas o impacto é menor). Aqui há uma guerra entre mafiosos, mas novamente todas as atenções são voltadas para os policiais. A grande diferença é a falência das instituições, não só da polícia, com leis sendo violadas desde um ato de bondade até a mais alta corrupção, mas também do casamento: toda a trama de Bronx é uma escalada de consequências a partir de traições e corrupções, em que um erro leva a outro, e a violência e o número de mortes progridem de forma geométrica – há até um cuidado especial em retratar corpos levando tiros da forma mais realista possível, uma das características da ação do filme que ajuda a elevar a sensação de perigo constante.
São filmes atentos em dar carga dramática aos seus personagens, mesmo que tenham que recorrer a clichês (ambos trazem até mesmo um policial com esposa grávida), numa tradição do gênero que crê que os momentos de ação serão intensificados por conta desta carga e não no espetáculo de efeitos e explosões. Por isso mesmo cada vez mais raro de ver nos cinemas e quem sabe em casa possam encontrar um público saudoso de histórias assim.
BAC Nord: Sob Pressão e Bronx estão disponíveis na Netflix.
Os Miseráveis (Les Misérables, 2019): apenas disponível para aluguel e compra no Looke, Google Play, Apple e aluguel no NOW
Carbono (Carbone, 2017): outro filme do gênero dirigido pelo Olivier Marchal, disponível na Netflix
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