Estava pronto para postar dicas programadas pra hoje e pensei “por que não fazer da sexta-feira um resumo apenas de destaques que rolaram na semana?” Então vamos ao que acho que não dá pra perder que rolou e está rolando nos últimos dias:
– Benedetta, o novo filme do polêmico cineasta holandês Paul Verhoeven, estreou nos cinemas do país com o “selo de garantia” Cannes (foi um dos destaques da seleção oficial deste ano) e segue suas investigações sobre sexo e poder com a provocadora sinopse “freira lésbica em convento operando milagres”. Eu e o crítico Filipe Furtado fomos convidados para um bate papo, sobre o filme e a carreira do Verhoeven, com a Larissa Paiva e o Tiago Maia no podcast Supercuts e a conversa pode ser ouvida aqui.
Filmes do Paul Verhoeven disponíveis nos streamings do Brasil:
Conquista Sangrenta (Flesh+Blood, 1985): Apple TV (aluguel e compra)
Robocop – O Policial do Futuro (Robocop, 1987): Telecine, Looke, NetMovies e aluguel/compra na Apple TV e Google Play
O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Instinto Selvagem (Basic Instinct, 1992): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Showgirls (idem, 1995): MUBI, Telecine e aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Tropas Estelares (Starship Troopers, 1997): Star+
O Homem Sem Sombra (Hollow Man, 2000): HBO Max e Apple TV (aluguel e compra)
A Espiã (Black Book, 2006): Looke
Traição (Tricked, 2012): Apple TV (aluguel e compra)
Elle (idem, 2016): aluguel e compra na Apple TV e Google Play, aluguel no NOW
– Também estreia nos cinemas um novo Pânico, dando continuidade à série de filmes de sucesso que inicialmente virou uma trilogia encerrada em 2000, mas que ganhou um quarto capítulo em 2011. Agora, sem o mestre do terror Wes Craven, que faleceu em 2015, Pânico (e não Pânico 5, como o próprio filme explica porquê) volta pelas mãos dos diretores Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett que conseguem manter os aspectos que fizeram a fama dos filmes (homenagem aos slashers de forma humorada mas sem perder os sustos e a violência) e atualizando para os tempos atuais. E, claro, trazendo Sidney Prescott, Gale e Dewey para o centro da ação. A trilogia original pode ser vista na Paramount+, e na GloboPlay que ainda traz o quarto filme.
Casamento Sangrento, filme anterior da dupla de diretores, pode ser visto no Star+.
- Nova adaptação de Shakespeare, A Tragédia de Macbeth de Joel Coen (primeiro trabalho do diretor/roteirista sem o seu irmão Ethan) teve algum destaque em festivais e premiações da crítica americana, em especial a fotografia em preto & branco e o casal de protagonistas, Denzel Washington e Frances McDormand, todos com possibilidades de indicação ao Oscar. O filme entrou hoje na Apple+, sem exibição nos nossos cinemas.
– O festival online de cinema francês, My French Film Festival, teve início hoje e pelos próximos 30 dias serão exibidos alguns elogiados filmes recentes do país, entre longas e curta-metragens. Logo de cara, recomendo muito Embarque! (que já estava disponível na MUBI) e o documentário Um País Que Sabe se Comportar (exibido ano passado em festivais no Brasil como O Monopólio da Violência, a partir do título em inglês que o filme recebeu). Os filmes podem ser vistos gratuitamente, mas com cadastro, pelas plataformas Belas Artes à La Carte, FILMICCA e Reserva Imovision – esta última ainda exibe com exclusividade o longa Charuto de Mel, que passou na última Mostra de São Paulo, dirigido pela francesa Kamir Aïnouz (não confundir com o brasileiro Karim). Para os não assinantes dos serviços e que aproveitarão essas exibições gratuitas, fica aí a oportunidade de testar os serviços em termos de qualidade da exibição em streaming.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)