Uma pequena joia do cinema de gênero de Hong Kong entrou no catálogo da Netflix no início deste ano, sem muito alarde, algo bastante comum com o serviço, aliás, e a gente tem que ficar atento. Accident (2009), de Soi Cheang, é um thriller curto e enxuto (pouco mais de 80 minutos) em que a ideia é tão fascinante que me surpreende que até hoje os americanos não fizeram uma série de TV com a premissa.
O astro local, Louis Koo, lidera uma reduzida equipe de assassinos cuja execução do trabalho consiste numa meticulosa operação em que o assassinato sempre parecerá um infeliz acidente. Paciência, atenção redobrada, um tanto de acaso e sorte (licença poética é marca tradicional de boa parte da ficção filmada da região) e, principalmente, o uso da cidade como espaço e recurso infinito de armas letais: ruas movimentadas, vidraças, fios e faixas, tudo pode ser usado contra uma vítima. Sol e chuva também não estão descartados. Até que algo dá errado em um dos serviços e paira a dúvida no protagonista e no espectador: alguém está de olho neles e quer matá-los? Ou teria sido um acidente?
O filme curiosamente substitui um ritmo mais ágil e frenético, que se poderia esperar de uma trama dessas, por uma imersão na dúvida e falta de certezas que vão tomando conta do personagem principal, que rapidamente nos foi apresentado como alguém que leva o anonimato do trabalho a sério, nunca disposto a permitir o mínimo de evidência que poderia levantar alguma suspeita sobre ele e sua equipe. Os próprios assassinatos e sua investigação sobre o que afinal de contas teria acontecido, são narrados com igual paciência pelo diretor, privilegiando o estado de paranoia que vai se instalando. A vigilância constante, as escutas e o espaço urbano que mais oprime do que liberta inevitavelmente fazem lembrar da obra-prima A Conversação, do Coppola, guardadas aí as óbvias diferenças que separam a sensibilidade do cinema americano setentista e este empolgante cinema de gênero feito nas últimas décadas em Hong Kong, que merece mais atenção e busca pelos streamings nacionais.
Accident está disponível na Netflix, onde também já teve outro incrível filme de Soi Cheang, SPL 2 (2015), que tive o desprazer de descobrir agora que saiu do catálogo. Seus únicos outros filmes disponíveis no Brasil são as fantasias épicas da Lenda do Rei Macaco, cheias de CGI e grandes sucessos na China. O terceiro será lançado este ano e o primeiro (apenas dublado!) e segundo (legendado e dublado) filmes estão para aluguel e compra na Looke.
A Conversação (1974) está disponível no Telecine Play e aluguel/compra na Apple TV.
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