Sexta-feira, dia de passar pelos destaques da semana:
– Perda enorme e dolorosa que tivemos, Elza Soares, dentre tantas participações, aparece em três filmes de Mazzaropi:
Cantando “Não Ponha a Mão” em O Vendedor de Linguiça (1962), disponível no Looke, NetMovies e Pluto TV;
“O Neguinho e a Senhorinha” em O Puritano da Rua Augusta (1965), disponível no Youtube;
“Rio, Carnaval dos Carnavais” na abertura de Um Caipira em Bariloche (1973), disponível no Looke e NetMovies;
Também está no filme da Laís Bodanzky, Chega de Saudade (2007), onde canta “Lama” e pode ser visto no Youtube. O curta baiano A Mulher no Fim do Mundo (2019), de Ana do Carmo, baseado no álbum da cantora, pode ser visto gratuitamente no Wolo TV. Já o documentário sobre a própria Elza, My Name is Now, Elza Soares (2014) está no Looke e para aluguel/compra no Google Play e Apple TV.
– Outra morte trágica que marcou a semana foi do francês Gaspard Ulliel, com apenas 37 anos. O ator será visto no próximo seriado da Marvel, Cavaleiro da Lua, e dentre seus muitos trabalhos disponíveis, há o papel do jovem Hannibal Lecter em Hannibal – A Origem do Mal (2007) na Amazon Prime e Telecine Play; o do famoso estilista em Saint Laurent (2014), de Bertrand Bonello, na GloboPlay, Reserva Imovision, Looke e Apple TV; e protagonista no filme do Xavier Dolan, É Apenas o Fim do Mundo (2016), GRATUITO no Sesc Digital, no Telecine Play, Apple TV e Google Play.
– A principal estreia nos cinemas esta semana é o nacional Eduardo e Mônica, de René Sampaio, sua segunda adaptação de uma música da Legião Urbana: Faroeste Caboclo (2013) está na GloboPlay e aluguel/compra no Looke e Microsoft; do mesmo ano, Somos Tão Jovens é uma cinebio do Renato Russo, disponível no Telecine Play; já o documentário sobre o período em que surgiu a Legião e outras bandas no cenário musical de Brasília, Rock Brasília – Era de Ouro (2011), pode ser alugado/comprado na Apple TV, Looke e NOW.
– As duas maiores estreias nos streamings, em termos de “cinemão”, são épicos medievais de temáticas bem distintas: o drama O Último Duelo, de Ridley Scott, depois de uma curta temporada nos cinemas chegou no Star+, enquanto a fantasia A Lenda do Cavaleiro Verde, do David Lowery, que não ganhou as salas do país, chega hoje na Amazon Prime. Ambos têm seus admiradores e chegaram a aparecer em listas de melhores do ano de alguns críticos.
– O grande evento da semana, contudo, é a 25ª Mostra de Tiradentes, que será toda online e gratuita, com dezenas de filmes nacionais, entre longas e curtas. Há estreias de novos e aguardados filmes, como Seguindo Todos os Protocolos e Os Primeiros Soldados, há filmes de grande sucesso em festivais do ano passado, como A Felicidade das Coisas (o filme preferido do Pablo Villaça em 2021), Carro Rei e Capitu e o Capítulo, e muita coisa elogiada, mais ou menos vista, da última década, com destaque para uma retrospectiva de Adirley Queirós (Branco Sai, Preto Fica). Mas é ficar de olho na programação no site, pois os filmes mais novos terão data pra entrar e ficarão disponíveis por apenas 24 horas. Imperdível!
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)