Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

NÃO HAVERÁ MAIS NOITE Cinema em Streaming

A dica do dia também é o “Filme do Dia” na MUBI Brasil – que, se você não conhece, todo dia meia-noite tem um filme novo no catálogo, que quase nunca se vê em outro lugar. Não Haverá Mais Noite (2020), de Éléonore Weber, é uma experiência única, pois não se trata de um documentário convencional, mas sim uma imersão exclusivamente em vídeos gravados pelos exércitos americano e francês, do alto de seus helicópteros, decidindo o que é alvo e o que não é, quem morre ou ficará com vida, em diversas regiões do Oriente Médio (Síria, Afeganistão, Iraque).

O filme foi um dos meus favoritos de 2020 e escrevi um breve comentário sobre ele, a convite do Plano Aberto, na sua lista de melhores do ano. Deixo aqui o comentário:

“Não se pode dissociar a experiência de assistir a um filme feito apenas de gravações de vídeos de soldados franceses e americanos em helicópteros, vigiando e executando alvos, de todo o repertório de imagens produzidas sobre as guerras deste século. Daí o desconforto e o atrito proposto por Weber: as imagens “fantasmáticas”, a narração provocadora entre objetivo e subjetivo, a mira em primeira pessoa que não segue a lógica dos games, alvos que não sabemos quem são e como reagem além do movimento dos corpos. Um filme que não só nos apresenta a abolição da noite, mas da distância, do espaço, do tempo, de personagens (não vemos nem temos acesso a quem mata e quem morre) e até do contracampo – exceção feita nos minutos finais, quando se desdobra em outras questões. Filme denúncia, mas também inevitavelmente pornográfico.”

Não Haverá Mais Noite está disponível na MUBI Brasil.

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #24: A Ponta de um Crime (2005)
Cinema em Streaming
Especial Oscar #6 (Fotografia)
Cinema em Streaming
Episódio #55: The White Helmets (2016)