Destaques nos streamings brasileiros com os dias contados que, caso tenham interesse, é bom priorizar:
– A MUBI Brasil estará dando adeus aos filmes de Gianfranco Rosi em uma semana. O documentarista realizou poucos filmes, muito por conta do seu próprio método de trabalho, um trabalho de pesquisa cuidadoso, inclusive morando nas regiões que pretende registrar. São obras que buscam um registro quase impessoal de pessoas e sua relação com o espaço, seja no Rio Ganges na Índia em Boatman (1993), ou no deserto da Califórnia em Below Sea Level (2008), ou ainda em Roma no nada glamouroso entorno de um anel viário como em Sacro GRA (2013), que se tornou o primeiro documentário a vencer o Leão de Ouro em Veneza. Completam sua filmografia dois registros mais íntimos de personagens, o El Sicario: Room 164 (2010), em que entrevista um criminoso que se mantém no anonimato para relatar seus anos de trabalho no narcotráfico mexicano, e o curta Tanti Futuri Possibili. Con Renato Nicolini (2012), acompanhando o arquiteto Renato Nicolini em seu fluxo de ideias sobre Roma e o anel viário que daria no Sacro GRA. Os filmes ficam disponíveis apenas até o dia 14/02 e só permanecerá no catálogo o último filme de Rosi, Notturno (2020), que registra o cotidiano de pessoas comuns no centro de conflitos no Oriente Médio.
– Aparecendo em muitas listas de melhores filmes de 2019, inclusive encabeçando a da prestigiada Sight and Sound onde votaram 100 colaboradores, o romance O Souvenir (2019), de Joanna Hogg, não é um filme para todos, e a dureza e frieza britânica não facilitam a história de um relacionamento abusivo de uma jovem universitária com seu primeiro amor (um homem mais velho). O filme ficará disponível na Netflix até o dia 09/02.
– A HBO Max anunciou algumas saídas que valem a pena dar preferência: não sei como seria visto hoje, mas Reviravolta (1997), de Oliver Stone, foi um dos poucos filmes do diretor que me agradou, visto apenas na época. Na lembrança, uma trama divertida em que Sean Penn se perde numa cidadezinha com gente maluca e criminosa (meio Depois de Horas encontra Morte Por Encomenda) e uma das primeiras vezes que a Jennifer Lopez tira nosso fôlego; Adoráveis Mulheres (2019) e O Caminho de Volta (2020) dispensam maiores apresentações, mas fica a dica pra quem ficou adiando conferir um deles; Bem menos conhecido é Amor e Máfia (2017), um curioso filme italiano que mescla ação, violência, humor e musical numa obra sem medo do excesso. Como sempre, a plataforma não dá uma data de quando os filmes sairão, podendo ser a qualquer momento. Poderia lamentar também a saída do maravilhoso As Bruxas de Eastwick (1987), mas infelizmente o filme nunca teve legendas em português por lá. Quem sabe na próxima.
– Por fim, só tem mais uma semana de My French Film Festival, e filmes novos e elogiados franceses continuam de graça nas plataformas do Belas Artes à La Carte, FILMICCA e Reserva Imovision até o dia 14/02.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)