Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Semana em Streaming #5 Cinema em Streaming

Muitos destaques esta semana e nem estamos falando das indicações ao Oscar:

 

– Uma nova plataforma de streaming surge no país: o CCSPLAY, do Centro Cultural São Paulo será gratuito e começou as atividades no último dia 09/02, já com uma mostra com os filmes de Philipe Lesage, cineasta do Quebec pouco conhecido por aqui, cujo interesse parece ser nas transformações e exigências que passam adolescentes caminhando para a vida adulta. Dele, vi apenas Gênese (2018), que gostei bastante e definitivamente mostra um olhar autoral e sensível do diretor numa narrativa nada convencional. Um filme anterior dele, Os Demônios (2015), foi exibido em festivais no Brasil, com muitos elogios. A plataforma garante que os filmes disponíveis ficarão pelo menos por 30 dias.

 

– Entre as grandes novidades da semana, os destaques ficam para Kimi, novo filme do prolixo Steven Soderbergh, thriller de suspense e investigação protagonizado pela Zoë Kravitz, lançado com exclusividade na HBO Max; o novo filme de Wes Anderson, A Crônica Francesa, que seria lançado em 2020 e por conta da pandemia ficou guardado para o Festival de Cannes do ano passado, chegou na Star Plus, onde se encontram também quase todos os longas do cineasta; também exibido em Cannes, já está entre nós o inusitado Cow, filme de Andrea Arnold que acompanha o dia a dia de... uma vaca leiteira. O filme entrou na MUBI Brasil, que também incluiu esta semana alguns curtas da diretora – Milk (1998), Dog (2001) e Wasp (2003), enquanto seu longa Docinho da América (2016) voltou a estar disponível, desta vez na HBO Max. Por fim, o novo filme da Josephine Decker, O Céu Está em Todo Lugar, chegou hoje na Apple+. A cineasta é prestigiada no circuito indie americano e seus dois longas anteriores também estão disponíveis, A Madeline de Madeline (2018) na Amazon Prime, e Shirley (2020), em que Elisabeth Moss interpreta a escritora Shirley Jackson, está na GloboPlay.

 

– Em antecipação a estreia de Mães Paralelas no streaming (em 18/02), a Netflix acrescentou vários filmes de Pedro Almodóvar em seu catálogo, que já estão disponíveis em outras plataformas como listado na semana passada, mas nunca é demais. Também entrou por lá um dos filmes nacionais mais celebrados (internacionalmente, inclusive) recentes: As Boas Maneiras (2017), de Juliana Rojas e Marco Dutra, uma obra que eu sempre recomendo assistir sabendo o mínimo possível. Já esteve em outras plataformas, e atualmente se encontra também no Reserva Imovision.

 

– O Belas Artes à La Carte celebra a Semana da Arte Moderna com a Mostra Reflexos do Modernismo, com a exibição de verdadeiros clássicos e pérolas difíceis de ver por aí. Além de Limite (1931), de Mário Peixoto, tido como um dos maiores filmes brasileiros da história, as três obras-primas do francês Jean Vigo, A Propósito de Nice (1930), Zero de Conduta (1933) e O Atalante (1934) e os raros e pouco conhecidos filmes do brasileiro Alberto Cavalcanti: o clássico de terror Na Solidão da Noite (1945), As Vidas e Aventuras de Nicolas Nickleby (1947), Simão, o Caolho (1952), primeiro filme do diretor realizado no Brasil, O Canto do Mar (1953), participante da Seleção Oficial do Festival de Cannes 1954 e Mulher de Verdade (1954).

– No cinema, temos enfim a estreia de A Mulher Que Fugiu (2020), de um dos cineastas mais cultuados do mundo, o coreano Hong Sang-Soo. Ainda que apenas em poucas salas, o filme chega com bastante atraso, tendo vencido o prêmio de Direção no Festival de Berlim de 2020, e o diretor já tem outros dois filmes lançados em 2021 e um próximo a competir também em Berlim, na edição do Festival que teve início esta semana (seu Encontros ano passado levou prêmio de Roteiro no mesmíssimo evento). Infelizmente há pouco de sua filmografia nos streamings, mas caso não o conheça, recomendo sempre assistir ao que puder em ordem cronológica:

A Mulher é o Futuro do Homem (2004): Reserva Imovision

HAHAHA (2010): Belas Artes à La Carte

Filha de Ninguém (2013): Looke

Certo Agora, Errado Antes (2015): Looke, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Na Praia à Noite Sozinha (2017): Looke, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

O Dia Depois (2017): Belas Artes à La Carte, Looke, aluguel/compra no Google Play

A Câmera de Claire (2017): Belas Artes à La Carte e Looke

O Hotel às Margens do Rio (2018): Belas Artes à La Carte

– Não sei se chega a ser um destaque, mas o lançamento nos cinemas esta semana de Exorcismo Sagrado (o diretor Alejandro Hidalgo é conhecido por ter feito em 2013 A Casa do Fim dos Tempos, primeiro terror venezuelano e filme de maior distribuição internacional do país) é responsável por eu ter descoberto que o divertido A Hora do Exorcismo (2019) entrou na Amazon Prime, coisa que você não descobre se pesquisar na plataforma pelo seu título original, The Cleansing Hour. Um filme que vale, no mínimo, pela atriz Alix Angelis, que deve ter se divertido horrores atuando com o diabo no corpo.

 

– Mas o maior lançamento nos cinemas é mesmo Morte no Nilo, de Kenneth Branagh que esta semana também recebeu 3 indicações ao Oscar, como produtor, diretor e roteirista de Belfast, alcançando um feito impressionante: das oito indicações que acumula em sua carreira, sete são em categorias diferentes – Filme, Direção, Roteiro Original, Roteiro Adaptado, Ator, Ator Coadjuvante e Curta-Metragem. Mas seu novo filme nada tem a ver com isto, mas com o sucesso que Branagh teve na sua primeira adaptação de obra de Agatha Christie, Assassinato no Expresso do Oriente (2017), que faturou incríveis 350 milhões de bilheteria no total. No papel do mais famoso personagem da escritora, o detetive belga Hercule Poirot, Branagh volta com mais uma trama whodunnit (o famoso “quem matou?”) marca registrada da autora. Então aqui vão algumas dicas de outras adaptações disponíveis nos streamings, mais algumas recomendações do gênero:

O Vingador Invisível (And Then There Were None, 1945): Belas Artes à La Carte

Testemunha de Acusação (Witness for the Prosecution, 1957): aluguel/compra na Apple TV

Crime Sobre Crime (Murder Most Foul, 1964): aluguel/compra na Apple TV

Assassinato No Expresso Oriente (Murder on the Orient Express, 1974): aluguel/compra na Apple TV

Assassinato Por Morte (Murder by Death, 1976): aluguel/compra na Apple TV

Morte no Nilo (Death on the Nile, 1978): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Um Tira Amargo (Poulet au Vinaigre, 1985): MUBI Brasil

Inspecteur Lavardin (idem, 1986): MUBI Brasil

Masques (idem, 1987): MUBI Brasil

Assassinato em Gosford Park (Gosford Park, 2001): MUBI Brasil, NOW

A Casa Torta (Crooked House, 2017): aluguel no NOW, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express, 2017): Star Plus (inclusive em 4k)

Entre Facas e Segredos (Knives Out, 2019): Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play (inclusive em 4k), Looke e Microsoft

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Semana em Streaming #21
Cinema em Streaming
Episódio #51: Amor a Toda Prova (2011)
Cinema em Streaming
Episódio #55: The White Helmets (2016)