Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Especial Oscar #3 (Maquiagem) Cinema em Streaming

Vamos a dicas nos streamings de mais uma categoria de prêmios da Academia, com alguns comentários. Lembrando que o ano do Oscar sempre me refiro ao de produção dos filmes e não da cerimônia (que é sempre no início do ano seguinte).

Posts anteriores:

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Som

 

Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Maquiagem & Penteado são:

Um Príncipe em Nova York 2 (Coming 2 America): Amazon Prime (inclusive 4k)

Cruella (idem): Disney Plus (inclusive 4k)

Duna (Dune): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, compra no Google Play e Microsoft (em todos inclusive em 4k)

Os Olhos de Tammy Faye (The Eyes of Tammy Faye): ainda não disponível

Casa Gucci (House of Gucci): apenas compra na Apple TV, Google Play e Microsoft (em todos inclusive em 4k)

Convenhamos, o termo Hairstyling no inglês fica mais bonito que Penteado, Cabelo ou ainda “Melhores Perucas”. A categoria ganhou este acréscimo no nome para o Oscar 2012, sendo apenas Melhor Maquiagem até então. É uma forma de dar a dimensão exata do que a Academia quer reconhecer, já que muitas vezes trata-se do mesmo departamento (tanto Os Miseráveis, primeiro vencedor na nova terminologia, quanto A Dama de Ferro, último vencedor no nome anterior da categoria, tiveram os responsáveis por maquiagem e penteados subindo ao palco), embora obviamente dependerá da proposta do filme e o trabalho pode ser intimamente em conjunto com os figurinos, por exemplo, ou mesmo com a área de efeitos visuais (caso do vencedor do Oscar 2010, O Lobisomem, quando subiu ao palco também um supervisor de efeitos).

O Prêmio de Maquiagem foi oficialmente criado para o Oscar 1981, após protestos nas indicações do ano anterior quando a incrível maquiagem de John Hurt em O Homem Elefante, de David Lynch, não recebeu sequer um prêmio especial - algo que só tinha ocorrido na história do prêmio apenas duas vezes, pelos trabalhos de maquiagem em As Sete Caras do Dr. Lao (1964) e no primeiro Planeta dos Macacos (1968). O filme de Lynch perdeu nas oito categorias em que foi indicado e, mais triste ainda, nenhum dos responsáveis pela maquiagem do filme viria a receber indicação da Academia pelos trabalhos futuros.

Uma outra ironia é que até hoje apenas três filmes com fotografia em preto e branco (como O Homem Elefante) foram indicados na categoria: Mank (2020), A Lista de Schindler (1993) e, o único vencedor, Ed Wood (1994), onde Martin Landau se transformou em Bela Lugosi pelas mãos de Rick Baker, a grande referência na área. Baker foi o primeiro vencedor do Oscar de Maquiagem, por Um Lobisomem Americano em Londres (1981) e ainda é o recordista da categoria, com 11 indicações ao Oscar convertidas em 7 vitórias.

Este será o terceiro ano com cinco indicados, sendo que até o Oscar 2018 eram apenas três, o que parecia deixar mais fácil de prever quem sairia vitorioso, seja um concorrente também nas categorias principais ou algum trabalho que saltasse aos olhos. Mas em 2019 tivemos O Escândalo vencendo dois concorrentes a Melhor Filme, Coringa e 1917, e Judy com a Melhor Atriz Renée Zellweger transformada em Judy Garland; e no Oscar 2020, A Voz Suprema do Blues bateu Mank e o trabalho mais expressivo de Pinóquio. Assim, Duna tem uma preferência por ser o único presente na maior parte das categorias, mas nada é garantido, com Jessica Chastain transformada em Tammy Faye, ou ainda A Casa Gucci que, para o bem e para o mal, foi visto por todos e além das perucas tem o (duvidoso) trabalho de transformação em cima do Jared Leto.

Infelizmente O Homem Elefante (1980) não está disponível em nenhuma das plataformas de streaming por assinatura, mas é possível alugá-lo (ou comprá-lo) na Apple TV, inclusive em 4k.


 

Vencedores do Oscar de Maquiagem & Penteados que destaco e disponíveis nos streamings do Brasil:

O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968): Star Plus, Oldflix

Um Lobisomem Americano em Londres (An American Werewolf in London, 1981): Oldflix, aluguel na Google Play e Microsoft, aluguel/compra na Apple TV

A Mosca (The Fly, 1986): Star Plus

Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice, 1988): HBO Max, NOW, aluguel/compra na Apple TV (inclusive 4k), Microsoft (inclusive 4k) e Google Play

Drácula de Bram Stoker (Bram Stoker’s Dracula, 1992): Netflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Uma Babá Quase Perfeita (Mrs. Doubtfire, 1993): Disney Plus

Ed Wood (idem, 1994): Star Plus

O Professor Aloprado (The Nutty Professor, 1996): Globoplay, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

MIB - Homens de Preto (Men in Black, 1997): Netflix, Star Plus, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Frida (idem, 2002): aluguel/compra na Apple TV, Looke e Microsoft

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno, 2006): NOW

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button, 2008): HBO Max, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

 

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
ANOS DOURADOS
Cinema em Streaming
O ESTIGMA DE SATANÁS
Cinema em Streaming
O Cinema de Guy Gilles