Vamos aos destaques da semana:
A Netflix é quem traz as duas principais estreias da semana: Madres Paralelas, indicado ao Oscar de Trilha Sonora e Atriz (Penélope Cruz) é o novo filme de Pedro Almodóvar, que já recomendamos nas postagens anteriores, tanto os diversos filmes dele que entraram na plataforma quanto a disponibilidade nas demais; o outro grande lançamento é o terror O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface, continuação direta do clássico absoluto de 1974. A plataforma, no entanto, não disponibiliza o original, apenas uma “variante” produzida na época do surto do 3D, também chamada O Massacre da Serra Elétrica (2013). A obra-prima de Tobe Hooper pode ser encontrada no Looke e na Oldflix, mas sua continuação de 1986 e o remake de 2003 não estão disponíveis no país. Já a “parte 3” de 1990 está disponível na HBO Max, que traz também O Massacre da Serra Elétrica: O Início, de 2006. Há ainda um mais recente, Massacre no Texas (Leatherface, 2017) que pode ser visto na Globoplay ou Telecine Play.
Entre os novos acréscimos no catálogo do Belas Artes à La Carte, entrou esta semana O Beco das Almas Perdidas (1947), a primeira adaptação de Nightmare Alley e que Guillermo Del Toro refilmou e agora concorre ao Oscar de Melhor Filme (no Brasil: O Beco do Pesadelo).
Nos cinemas, a espera pra uma grande parte da cinefilia acabou: a estreia de Licorice Pizza, novo filme de Paul Thomas Anderson, indicado ao Oscar de Filme, Direção e Roteiro Original. PT Anderson é um nome querido e cultuado por muitos, mas os streamings brasileiros não são muito generosos com ele e a maioria só pode ser acessado via aluguel (ou compra). Seguimos então com a lista de sua filmografia:
Jogada de Risco (Hard Eight, 1996): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Boogie Nights: Prazer Sem Limites (Boogie Nights, 1997): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV
Magnolia (idem, 1999): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Embriagado de Amor (Punch-Drunk Love, 2002): NOW, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Looke e Microsoft
O Mestre (The Master, 2012): NOW
Vício Inerente (Inherent Vice, 2014): HBO Max, aluguel na Amazon Prime e Looke, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Trama Fantasma (Phantom Thread, 2017): aluguel/compra na Apple TV (inclusive 4k)
Estreia menos alardeada e em poucos cinemas, mas vale também chamar a atenção é de Sempre Em Frente, primeiro filme do Joaquin Phoenix após Coringa (2019), drama bem mais leve em que viaja pelo país com seu sobrinho pequeno. O filme chegou a ser aguardado para a temporada de prêmios, mas apesar de não ter acontecido, foi bem elogiado por muitos. Do diretor Mike Mills, cujos longas anteriores possuem muitos fãs: Impulsividade (Thumbsucker, 2005) pode ser alugado no NOW ou Apple TV; Toda Forma de Amor (Beginners, 2011) pode ser alugado na Amazon Prime ou alugado/comprado na Apple TV ou Google Play; e Mulheres do Século 20 (20th Century Women, 2016) está no NOW, Apple TV e Microsoft.
Esta semana tivemos um dos três principais e mais tradicionais festivais de cinema da Europa, o Festival de Berlim, que premiou Alcarràs, da espanhola Carla Simón, como Melhor Filme. É apenas o segundo longa da cineasta e o anterior, o bonito Verão 1993, está disponível na FILMICCA. O Grande Prêmio do Júri foi dado a The Novelist’s Film, do coreano Hong Sang-Soo, no seu terceiro ano consecutivo de prêmios na competição oficial de Berlim (Direção em 2020 por A Mulher Que Fugiu; Roteiro em 2021 por Encontros - seus filmes disponíveis no Brasil foram listados semana passada). O outro destaque da premiação foi o prêmio de Direção dado a Claire Denis pelo seu novo Avec Amour et Acharnement, o primeiro que ela recebe numa competição oficial dos “três grandes” (Berlim, Cannes e Veneza), mesmo sendo um dos principais nomes do cinema francês há pelo menos 30 anos. Isto também não é o suficiente para achar seus filmes com facilidade no Brasil: há uma boa coleção com sete deles no Reserva Imovision, mas de resto é Chocolate (Chocolat, 1988) na MUBI Brasil, Bastardos (Les Salauds, 2013) na Globoplay e aluguel/compra no Looke, Deixe a Luz do Sol Entrar (Un Beau Soleil Intérieur, 2017) para aluguel/compra na Apple TV e o seu filme mais recente, High Life (idem, 2018), uma sci-fi que, mesmo protagonizada por Robert Pattinson, não teve melhor sorte e só pode ser alugado/comprado no Looke ou comprado na Apple TV e Google Play.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)