Vamos a dicas nos streamings de mais uma categoria de prêmios da Academia, com alguns comentários. Lembrando que o ano do Oscar sempre me refiro ao de produção dos filmes e não da cerimônia (que é sempre no início do ano seguinte).
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Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Fotografia são:
Duna (Dune): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV, compra no Google Play e Microsoft (em todos inclusive em 4k)
O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley): Disponível no Star Plus a partir de 16/03
Ataque dos Cães (The Power of The Dog): Netflix (inclusive em 4k)
A Tragédia de Macbeth (The Tragedy of Macbeth): Apple Plus (inclusive em 4k)
Amor, Sublime Amor (West Side Story): Disney Plus (inclusive em 4k)
Desde a junção de categorias técnicas que premiavam, separadamente, filmes preto e branco e coloridos em 1967, esta é a primeira vez que os indicados em Design de Produção e Fotografia são exatamente os mesmos. São as duas categorias técnicas que existem desde o primeiro Oscar, embora a Fotografia seja considerada muito mais “nobre”, com o Diretor de Fotografia normalmente sendo o nome mais conhecido da equipe por trás de um filme, depois do seu diretor. Por motivos óbvios, é também o aspecto de um filme mais diretamente exposto a avaliação do espectador e, por isto mesmo, dado a simplificações de seus sentidos, possibilidades e abrangências: “a fotografia é linda” serve tanto como elogio entusiasmado a um filme que se gosta quanto uma compensação para um que acha ruim, sendo que este “linda” se refere na maior parte das vezes a um conforto estético de belas paisagens (naturais ou artificiais), cores vibrantes ou contrastes entre luzes e sombras.
A Fotografia, no entanto, compreende uma série de procedimentos que envolve os espaços filmados, os tipos de câmeras, lentes, filtros utilizados, os ângulos, focos, distâncias dos objetos e corpos, a iluminação de tudo isso, e toda a variedade de sentidos que se produz entre a relação de tudo isso e os outros diversos aspectos de um filme. Muitas vezes a Fotografia pode não ser “linda” por não chamar a atenção dos olhos de forma mais espetacular, mas é toda essa complexidade visual que intensifica a relação do espectador com a história e personagens que acompanha, mesmo que não saiba exatamente porquê isso acontece.
Obviamente, em se tratando de Oscar, os trabalhos mais visualmente estonteantes costumam ser os indicados, mas a qualidade geral dos filmes é levada em conta, justamente porque toda a beleza plástica não está separada de uma relação com o todo e que engrandece a obra. Nos últimos anos, há sempre três ou quatro indicados na categoria que concorrem em Melhor Filme, e é incomum que seja a única indicação de uma obra, algo que na última década ocorreu apenas três vezes: Os Suspeitos (2013), Silencio (2016) e O Farol (2019), filmes bem recebidos que entram naquela cota “injustiçados pela Academia” que tem todo ano e que varia de candidatos dependendo do (grupo de) cinéfilo.
Este ano temos quatro concorrentes a Melhor Filme e curiosamente a quinta vaga foi ocupada por A Tragédia de Macbeth, e não por Belfast, em tese o filme em preto e branco do ano, considerando as demais indicações importantes que teve. Assim como em Figurino e Design de Produção, desde 1967 são pouquíssimos os vencedores em p&b: Mank ano passado se tornou apenas o terceiro, depois de A Lista de Schindler (1993) e Roma (2018), quando Alfonso Cuarón se tornou o primeiro e único cineasta a ser indicado e a vencer pela Fotografia de seu próprio filme.
Este ano, a Academia tem a chance de fazer história novamente se premiar Ari Wegner, por Ataque dos Cães. A australiana se tornou a segunda mulher indicada na categoria em toda a história do Oscar, após Rachel Morrison por Mudbound: Lágrimas Sobre o Mississippi (2017), que perdeu para o veterano Roger Deakins, na ocasião um dos grandes perdedores da Academia e que finalmente venceu na sua 14ª indicação por Blade Runner 2049 (Deakins voltaria a vencer dois anos depois, por 1917). Wegner talvez seja mesmo a favorita, tanto pelo irresistível simbolismo da premiação quanto por se tratar do filme favorito ao prêmio principal. Lembrando que Roma e Mank são produções da Netflix, este seria também o terceiro prêmio, em quatro anos, para a plataforma (e Mudbound foi no ano anterior). Não deixa de ser irônico que a Academia que reconhece o melhor de sua indústria esteja premiando, justo em Fotografia, filmes feitos para um serviço de streaming.
Vencedores do Oscar de Fotografia que destaco e disponíveis nos streamings do Brasil:
Aurora (Sunrise: A Song of Two Humans, 1927): Belas Artes à La Carte
Tabu (Tabu: A Story of the South Seas, 1931): Telecine Play
Sonho de Uma Noite de Verão (A Midsummer Night's Dream, 1935): Belas Artes à La Carte
Nasce Uma Estrela (A Star is Born, 1937): Telecine Play
… E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939): HBO Max, Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
Rebecca, A Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940): Looke, Oldflix, NetMovies
O Retrato de Dorian Gray (The Picture of Dorian Gray, 1945): Oldflix
Grandes Esperanças (Great Expectations, 1946): Belas Artes à La Carte
Narciso Negro (Black Narcissus, 1947): Belas Artes à La Carte
Legião Invencível (She Wore a Yellow Ribbon, 1949): HBO Max
O Terceiro Homem (The Third Man, 1949): Belas Artes à La Carte, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Depois do Vendaval (The Quiet Man, 1952): Oldflix
A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Os Brutos Também Amam (Shane, 1953): Telecine Play
Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955): NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft
Desafio à Corrupção (The Hustler, 1961): Star Plus
Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961): Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)
Lawrence da Arábia (Lawrence of Arabia, 1962): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Doutor Jivago (Doctor Zhivago, 1965): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Google Play e Microsoft
Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966): aluguel/compra na Apple TV
Butch Cassidy (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969): Star Plus
Um Violinista no Telhado (Fiddler on the Roof, 1971): MGM, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
Barry Lyndon (idem, 1975): HBO Max
Contatos Imediatos do 3º Grau (Close Encounters of the Third Kind, 1977): aluguel/compra na Apple TV, Google Play, Microsoft e NOW
Tess - Uma Lição de Vida (Tess, 1981): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV
JFK - A Pergunta Que Não Quer Calar (JFK, 1991): Belas Artes à La Carte, HBO Max
O Tigre e o Dragão (Crouching Tiger, Hidden Dragon, 2000): Star Plus, NOW, aluguel/compra na Apple TV
Estrada Para Perdição (Road to Perdition, 2002): Star Plus
Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo (Master and Commander: The Far Side of the World, 2003): aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft
Avatar (idem, 2009): Disney Plus
Roma (idem, 2018): Netflix (inclusive em 4k)
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