Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Especial Oscar #12 (Atores Coadjuvantes) Cinema em Streaming

Vamos a dicas nos streamings de mais duas categorias de prêmios da Academia, com alguns comentários. Lembrando que o ano do Oscar sempre me refiro ao de produção dos filmes e não da cerimônia (que é sempre no início do ano seguinte).

Posts anteriores:

Melhores Efeitos Visuais

Melhor Som

Melhor Maquiagem

Melhor Figurino

Melhor Design de Produção

Melhor Fotografia

Melhor Trilha Sonora

Melhor Montagem

Melhor Documentário e Animação

Melhor Filme Internacional

Melhor Roteiro Adaptado e Roteiro Original

 

Os indicados ao Oscar 2021 de Melhor Ator em Atuação Coadjuvante são:

Ciarán Hinds, Belfast (idem): ainda não disponível

Troy Kotsur, No Ritmo do Coração (CODA): Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

Jesse Plemons, Ataque dos Cães (The Power of the Dog): Netflix (inclusive em 4k)

J.K. Simmons, Apresentando os Ricardos (Being the Ricardos): Amazon Prime (inclusive em 4k)

Kodi Smit-McPhee, Ataque dos Cães (The Power of the Dog): Netflix (inclusive em 4k)


As indicadas ao Oscar 2021 de Melhor Atriz em Atuação Coadjuvante são:

Jessie Buckley, A Filha Perdida (The Lost Daughter): Netflix

Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor (West Side Story): Disney Plus (inclusive em 4k)

Judi Dench, Belfast (idem): ainda não disponível

Kirsten Dunst, Ataque dos Cães (The Power of the Dog): Netflix (inclusive em 4k)

Aunjanue Ellis, King Richard: Criando Campeãs (King Richard): HBO Max (inclusive em 4k)

Foi apenas no Oscar 1936, na nona edição, que enfim se estabeleceram quatro categorias de atuação, com cinco indicados em cada. Os papéis coadjuvantes passaram a ter reconhecimento como uma das novidades do período em que o cineasta Frank Capra foi presidente da Academia, muito por conta da pressão e atritos na época com os sindicatos, em especial o de atores.

Embora a intenção obviamente seja a de destacar os melhores papéis secundários em um filme, e que isso pode variar de uma breve e marcante atuação a verdadeiros “ladrões” de cena que acabam se destacando mais que os protagonistas, é muito comum termos aqui o que se convencionou chamar de “fraude de categoria”: a campanha por uma indicação e vitória faz com que atuações possam ser “vendidas” como coadjuvantes ou principais, mesmo que a percepção do público seja outra.

Os motivos para isso são vários, a começar pela idade. Tradicionalmente, a Academia é resistente em reconhecer atores jovens, apesar de isso ser mais verdadeiro em relação a atuações masculinas: até hoje, apenas 4 atores abaixo dos 30 anos venceram a categoria de Ator Coadjuvante, sendo Timothy Hutton o mais novo deles, aos 20 anos, por Gente Como a Gente (1980) - filme em que claramente é protagonista, inclusive; já entre as mulheres, há mais de uma dezena de vencedoras do Oscar de Atriz Coadjuvante abaixo dos 30, inclusive duas crianças, Tatum O’Neal aos 10 que, assim como Hutton, é protagonista em Lua de Papel (1973), e Anna Paquin aos 11 por O Piano (1993). Não há dúvidas que Haley Joel Osment é protagonista em O Sexto Sentido (1999) e muito menos Jacob Tremblay em O Quarto de Jack (2015), mas os estúdios entendem que as melhores chances estariam na categoria de coadjuvante e a campanha não soa absurda quando, como no caso desses filmes, há um co-protagonismo. Às vezes dá certo, como a indicação de Osment; às vezes, não (Tremblay conseguiu indicação do Sindicato, mas não no Oscar). Se o outrora favorito deste ano, Kodi Smit-McPhee, não vencer, será inevitável levar em conta o fator idade: com 25 anos, seria o mais jovem vencedor depois de Hutton.

A natureza de um filme também permite a flexibilização, ameniza a “fraude” e não torna tão escandaloso. Quem seria a verdadeira protagonista de A Favorita (2018), onde duas súditas brigam pelo amor de uma rainha? Emma Stone chega a ter mais tempo de tela que Rachel Weisz e Olivia Colman (ambas tem tempo semelhante), mas desde o lançamento do filme no Festival de Veneza a recepção ao trabalho desta última facilitou a estratégia de campanha, o que acabou dando muito certo, com Stone e Weisz indicadas como coadjuvantes e Colman surpreendendo ao levar o Oscar de Melhor Atriz.

O protagonismo tem menos a ver com tempo de tela do que os arcos narrativos de um filme, mas são aspectos que não deixam de ser percebidos em conjunto e já renderam diversas situações inusitadas: Al Pacino recusou sua primeiríssima indicação ao Oscar (de 9, até hoje) como Melhor Ator Coadjuvante por O Poderoso Chefão (1972) acusando a categoria de fraude, pois deveria ser indicado na principal, uma vez que seu Michael Corleone tinha muito mais tempo de tela que o Don Vito de Marlon Brando (que acabou ganhando o Oscar de Melhor Ator, aliás); já Anthony Hopkins se recusou a campanha como coadjuvante por O Silêncio dos Inocentes (1992) e, mesmo com parcos 25 minutos de presença como o Dr. Hannibal Lecter, não só foi indicado como venceu a categoria principal; e recentemente Viola Davis ganhou o Oscar de Atriz Coadjuvante por Um Limite Entre Nós (2016), num papel que dava margem para discussão sobre protagonismo (pelo mesmo papel ela já tinha vencido o Tony de Melhor Atriz Principal, inclusive), enquanto ano passado foi indicada a Melhor Atriz por A Voz Suprema do Blues (2020), num papel claramente coadjuvante - ela se tornou a primeira pessoa indicada na categoria principal por um papel menor do que o que lhe deu o Oscar de Coadjuvante.

Em algumas poucas vezes há também a disputa do ator com ele mesmo: pelas regras da Academia, atores não podem concorrer por mais de um filme na mesma categoria, o que fez, por exemplo, Jamie Foxx conseguir uma indicação como coadjuvante, mesmo sendo protagonista, por Colateral (2004), já que no mesmo ano foi imbatível na categoria principal com Ray (2004), e Julianne Moore, com grandes chances de indicação em Melhor Atriz por Longe do Paraíso (2002), pôde concorrer como coadjuvante em As Horas (2002), onde é tão protagonista quanto Nicole Kidman (mais tempo de tela, aliás), que acabou sendo a vencedora da categoria principal naquele ano. Há ainda a campanha de O Leitor (2008) que deixou o suspense até o dia do anúncio das indicações, pois Kate Winslet concorreu (e ganhou) como Atriz Coadjuvante tanto no Globo de Ouro quanto no Sindicato dos Atores, e era a óbvia protagonista de Foi Apenas um Sonho (2008). No fim das contas, foi ignorada por este último, e indicada como principal, e vencendo, pelo filme de Stephen Daldry.

Foxx, aliás, se juntou a Al Pacino como únicos atores com duas indicações no mesmo ano. Pacino também venceu na categoria de Melhor Ator, com Perfume de Mulher (1992), e concorreu como coadjuvante por O Sucesso a Qualquer Preço (1992). Quanto a Moore, ela é uma das cinco atrizes com duas indicações no mesmo ano e que não levaram nenhum: além dela, Sigourney Weaver em 1988 com Nas Montanhas dos Gorilas (Atriz) e Uma Secretária de Futuro (Coadjuvante); Emma Thompson em 1993 com Vestígios do Dia (Atriz) e Em Nome do Pai (Coadjuvante); Cate Blanchett em 2007 com Elizabeth: A Era de Ouro (Atriz) e Não Estou Lá (Coadjuvante); e Scarlett Johansson em 2019 com Uma História de Casamento (Atriz) e Jojo Rabbit (Coadjuvante). Mas outras quatro atrizes receberam indicação dupla e saíram vitoriosas em uma das categorias: Fay Bainter em 1938 (Atriz: Novos Horizontes; Coadjuvante: Jezebel), Teresa Wright em 1942 (Atriz: Ídolo, Amante e Herói; Coadjuvante: Rosa de Esperança) e Jessica Lange em 1982 (Atriz: Frances; Coadjuvante: Tootsie) venceram como coadjuvantes, enquanto Holly Hunter ainda é a única atriz a ser indicada duas vezes no mesmo e vencer na categoria de Melhor Atriz, por O Piano (1993), tendo concorrido como coadjuvante por A Firma.

Uma anomalia: Barry Fitzgerald é a única pessoa a ter sido indicada duplamente com a mesma atuação, vencendo como Ator Coadjuvante por O Bom Pastor (1944) mas também indicado a Melhor Ator (onde perdeu para seu colega de cena, Bing Crosby). Foi a ocasião que fez com que a Academia atualizasse as regras e não mais permitisse que uma atuação constasse em ambas categorias. Caso um ator receba uma grande quantidade de votos, pela mesma atuação, tanto na categoria principal quanto na de coadjuvante, a indicação será pela que vier primeiro (os votos são computados simultaneamente). É algo que pode ter ocorrido ano passado quando, contra todas as expectativas, LaKeith Stanfield foi indicado como Melhor Ator Coadjuvante por Judas e o Messias Negro, embora a campanha do estúdio tenha sido para a categoria de Melhor Ator. O co-protagonista Daniel Kaluuya era o favorito e venceu como coadjuvante, de modo que não havia interesse em ter como concorrente alguém que pudesse lhe tirar votos (neste caso específico, a inevitável pergunta “Se ambos são coadjuvantes, quem protagoniza o filme?” não parece ser uma preocupação dos votantes ou dos estúdios). É uma situação inusitada e rara, mas que lembra que, apesar das campanhas, os membros da Academia estão livres para votar da forma que quiserem. A própria Susan Sarandon admitiu ter votado nela mesma para a categoria de Atriz Coadjuvante por Atlantic City (1980) e eis a surpresa no dia do anúncio dos indicados ao ver que concorria como Melhor Atriz.

Vencedores do Oscar de Ator Coadjuvante que estão disponíveis nos streamings do Brasil:

Thomas Mitchell, No Tempo das Diligências (Stagecoach, 1939): Looke (apenas em SD), NetMovies

Walter Brennan, O Galante Aventureiro (The Westerner, 1940): Oldflix

Donald Crisp, Como Era Verde Meu Vale (How Green Was My Valley, 1941): Star Plus

Edmund Gwenn, Milagre na Rua 34 (Miracle on 34th Street, 1947): Disney Plus

Walter Huston, O Tesouro de Sierra Madre (The Treasure of the Sierra Madre, 1948): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV

Karl Malden, Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951): HBO Max, aluguel/compra no Google Play e Microsoft

Anthony Quinn, Viva Zapata! (idem, 1952): Star Plus

Frank Sinatra, A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Anthony Quinn, Sede de Viver (Lust for Life, 1956): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Burl Ives, Da Terra Nascem os Homens (The Big Country, 1958): Oldflix, MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Hugh Griffith, Ben-Hur (idem, 1959): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Peter Ustinov, Spartacus (idem, 1960): Looke, NetMovies, NOW, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

George Chakiris, Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)

Melvyn Douglas, O Indomado (Hud, 1963): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Walter Matthau, Uma Loura Por Um Milhão (The Fortune Cookie, 1966): MGM

George Kennedy, Rebeldia Indomável (Cool Hand Luke, 1967): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Gig Young, A Noite dos Desesperados (They Shoot Horses, Don't They?, 1969): Oldflix

Robert De Niro, O Poderoso Chefão II (The Godfather: Part II, 1974): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Jason Robards, Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men, 1976): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Christopher Walken, O Franco-Atirador (The Deer Hunter, 1978): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Melvyn Douglas, Muito Além do Jardim (Being There, 1979): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Timothy Hutton, Gente Como a Gente (Ordinary People, 1980): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Microsoft

John Gielgud, Arthur, O Milionário Sedutor (Arthur, 1981): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Louis Gossett Jr., A Força do Destino (An Officer and a Gentleman, 1982): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Jack Nicholson, Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Haing S. Ngor, Os Gritos do Silêncio (The Killing Fields, 1984): Looke (apenas em SD)

Sean Connery, Os Intocáveis (The Untouchables, 1987): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft

Kevin Kline, Um Peixe Chamado Wanda (A Fish Called Wanda, 1988): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Denzel Washington, Tempo de Glória (Glory, 1989): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k)

Joe Pesci, Os Bons Companheiros (Goodfellas, 1990): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Jack Palance, Amigos Sempre Amigos (City Slickers, 1991): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Gene Hackman, Os Imperdoáveis (Unforgiven, 1992): HBO Max, NOW, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

Tommy Lee Jones, O Fugitivo (The Fugitive, 1993): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Martin Landau, Ed Wood (idem, 1994): Star Plus

Kevin Spacey, Os Suspeitos (The Usual Suspects, 1995): aluguel/compra na Microsoft

Cuba Gooding Jr., Jerry Maguire - A Grande Virada (Jerry Maguire, 1996): Starzplay, NOW, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Robin Williams, Gênio Indomável (Good Will Hunting, 1997): HBO Max, Telecine Play, aluguel/compra no Google Play e Microsoft

Michael Caine, Regras da Vida (The Cider House Rules, 1999): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Benicio del Toro, Traffic: Ninguém Sai Limpo (Traffic, 2000): Star Plus, Amazon Prime, Paramount+, NOW

Chris Cooper, Adaptação (Adaptation, 2002): Oldflix, NOW, aluguel/compra na Apple TV

Tim Robbins, Sobre Meninos e Lobos (Mystic River, 2003): HBO Max, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Microsoft

Morgan Freeman, Menina de Ouro (Million Dollar Baby, 2004): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra no Google Play

George Clooney, Syriana: A Indústria do Petróleo (Syriana, 2005): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Alan Arkin, Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine, 2006): Star Plus, NOW

Javier Bardem, Onde Os Fracos Não Têm Vez (No Country For Old Men, 2007): Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Heath Ledger, Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008): HBO Max, aluguel na Amazon Prime (inclusive em 4k), aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft (todos inclusive em 4k)

Christoph Waltz, Bastardos Inglórios (Inglourious Basterds, 2009): Star Plus, Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Christian Bale, O Vencedor (The Fighter, 2010): Amazon Prime, Telecine Play, Globoplay

Christopher Plummer, Toda Forma de Amor (Beginners, 2011): Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Christoph Waltz, Django Livre (Django Unchained, 2012): NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Jared Leto, Clube de Compras Dallas (Dallas Buyers Club, 2013): Star Plus, Oi Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

J.K. Simmons, Em Busca da Perfeição (Whiplash, 2014): Star Plus, Globoplay, Starzplay, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft

Mahershala Ali, Moonlight: Sob a Luz do Luar (Moonlight, 2016): HBO Max, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Sam Rockwell, Três Anúncios Para um Crime (Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, 2017): Star Plus (inclusive em 4k)

Mahershala Ali, Green Book: O Guia (Green Book, 2018): HBO Max, Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

Brad Pitt, Era uma Vez em… Hollywood (Once Upon a Time… in Hollywood, 2019): Amazon Prime, NOW, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Microsoft (inclusive em 4k)

Daniel Kaluuya, Judas e o Messias Negro (Judas and the Black Messiah, 2020): HBO Max (inclusive em 4k)



Vencedores do Oscar de Ator Coadjuvante que estão disponíveis nos streamings do Brasil:

Hattie McDaniel, … E o Vento Levou (Gone With the Wind, 1939): HBO Max, Oldflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Teresa Wright, Rosa de Esperança (Mrs. Miniver, 1942): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Celeste Holm, A Luz É Para Todos (Gentleman's Agreement, 1947): Star Plus

Mercedes McCambridge, A Grande Ilusão (All the King's Men, 1949): aluguel/compra na Apple TV

Josephine Hull, Meu Amigo Harvey (Harvey, 1950): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Kim Hunter, Uma Rua Chamada Pecado (A Streetcar Named Desire, 1951): HBO Max, aluguel/compra no Google Play e Microsoft

Donna Reed, A Um Passo da Eternidade (From Here to Eternity, 1953): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Eva Marie Saint, Sindicato de Ladrões (On the Waterfront, 1954): aluguel/compra na Apple TV e Microsoft

Jo Van Fleet, Vidas Amargas (East of Eden, 1955): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV

Dorothy Malone, Palavras ao Vento (Written on the Wind, 1956): Oldflix

Rita Moreno, Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play (inclusive em 4k)

Patty Duke, O Milagre de Anne Sullivan (The Miracle Worker, 1962): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Lila Kedrova, Zorba, O Grego (Zorba the Greek, 1964): Star Plus, Oldflix

Sandy Dennis, Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (Who's Afraid of Virginia Woolf?, 1966): aluguel/compra na Apple TV

Estelle Parsons, Bonnie e Clyde: Uma Rajada de Balas (Bonnie and Clyde, 1967): HBO Max, NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Ruth Gordon, O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby, 1968): Amazon Prime, Telecine Play, aluguel/compra na Microsoft

Helen Hayes, Aeroporto (Airport, 1970): Oldflix

Tatum O’Neal, Lua de Papel (Paper Moon, 1973): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Ingrid Bergman, Assassinato no Orient Express (Murder on the Orient Express, 1974): aluguem/compra na Apple TV

Lee Grant, Shampoo (idem, 1975): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Beatrice Straight, Rede de Intrigas (Network, 1976): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Maggie Smith, California Suite (idem, 1978): Belas Artes à La Carte

Meryl Streep, Kramer vs. Kramer (idem, 1979): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Jessica Lange, Tootsie (idem, 1982): HBO Max, Oi Play, NOW, aluguel/compra na Apple TV

Linda Hunt, O Ano Que Vivemos em Perigo (The Year of Living Dangerously, 1983): HBO Max, Oldflix, aluguel/compra na Apple TV

Peggy Ashcroft, Passagem Para a Índia (A Passage to India, 1984): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Anjelica Huston, A Honra do Poderoso Prizzi (Prizzi's Honor, 1985): Oldflix

Olympia Dukakis, Feitiço da Lua (Moonstruck, 1987): MGM ou aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Geena Davis, O Turista Acidental (The Accidental Tourist, 1988): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Whoopi Goldberg, Ghost - Do Outro Lado da Vida (Ghost, 1990): Telecine Play, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft

Mercedes Ruehl, O Pescador de Ilusões (The Fisher King, 1991): aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Marisa Tomei, Meu Primo Vinny (My Cousin Vinny, 1992): Star Plus

Anna Paquin, O Piano (The Piano, 1993): Telecine Play, FILMICCA

Dianne Wiest, Tiros na Broadway (Bullets Over Broadway, 1994): NOW

Mira Sorvino, Poderosa Afrodite (Mighty Aphrodite, 1995): Oldflix

Juliette Binoche, O Paciente Inglês (The English Patient, 1996): aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Kim Basinger, Los Angeles: Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1997): Amazon Prime, Telecine Play, Globplay

Judi Dench, Shakespeare Apaixonado (Shakespeare in Love, 1998): NOW, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV

Angelina Jolie, Garota, Interrompida (Girl, Interrupted, 1999): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Jennifer Connelly, Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind, 2001): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Catherine Zeta-Jones, Chicago (idem, 2002): HBO Max, Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Renée Zellweger, Cold Mountain (idem, 2003): aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Cate Blanchett, O Aviador (The Aviator, 2004): HBO Max, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Rachel Weisz, O Jardineiro Fiel (The Constant Gardener, 2005): NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Jennifer Hudson, Dreamgirls - Em Busca de um Sonho (Dreamgirls, 2006): Globoplay, Telecine Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft

Tilda Swinton, Conduta de Risco (Michael Clayton, 2007): Amazon Prime

Penélope Cruz, Vicky Cristina Barcelona (idem, 2008): NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra no Google Play

Mo’Nique, Preciosa (Precious, 2009): Amazon Prime

Melissa Leo, O Vencedor (The Fighter, 2010): Amazon Prime, Telecine Play, Globoplay

Octavia Spencer, Histórias Cruzadas (The Help, 2011): Star Plus

Anne Hathaway, Os Miseráveis (Les Misérables, 2012): Telecine Play, Oi Play, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV

Lupita Nyong’o, 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave, 2013): Star Plus

Patricia Arquette, Boyhood - Da Infância à Juventude (Boyhood, 2014): Star Plus, Oi Play, aluguel/compra na Apple TV

Alicia Vikander, A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl, 2015): aluguel/compra na Apple TV

Viola Davis, Um Limite Entre Nós (Fences, 2016): Globoplay, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Microsoft (inclusive em 4k)

Allison Janney, Eu, Tonya (I, Tonya, 2017): apenas compra na Apple TV

Regina King, Se a Rua Beale Falasse (If Beale Street Could Talk, 2018): Amazon Prime, NOW, aluguel/compra na Apple TV e Google Play

Laura Dern, História de um Casamento (Marriage Story, 2019): Netflix (inclusive em 4k)

Youn Yuh-jung, Minari - Em Busca da Felicidade (Minari, 2020): Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k) e Google Play

(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

Sobre o autor:

Gosta de cinema pra valer desde os 14 anos, já teve videolocadora e agora vê uns filmes nos streamings que mataram seu negócio. Twitter: @helioflores
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cinema em Streaming
Episódio #41: Sing Street (2016)
Cinema em Streaming
Semana em Streaming #8
Cinema em Streaming
Episódio #79: 1922 (2017)