Vamos a alguns dos destaques da semana nas plataformas de streamings:
A principal estreia ficou com a HBO Max: Deserto Particular (2021) foi o representante do Brasil na tentativa de uma indicação ao Oscar de Filme Internacional. Não foi indicado, mas é um belo e surpreendente drama sobre o encontro de dois “Brasis” via duas almas apaixonadas, cuja trama quanto menos se sabe, melhor. A plataforma também trouxe ao seu catálogo esta semana três ótimas comédias, bem diferentes entre si mas muito americanas e pouco vistas: Carros Usados (1980), um dos primeiros filmes de um Robert Zemeckis mais anárquico e pouco contido, cartunesco como seu Uma Cilada Para Roger Rabbit e quase o exato oposto de seu Forrest Gump; Embriagado de Amor (2002), de um Paul Thomas Anderson mais relaxado, que venceu a Palma de Ouro em Cannes de Direção neste afiado uso de Adam Sandler numa história de amor, sufocamento e ansiedade; e Abaixo o Amor (2003), de um Peyton Reed mais livre e imaginativo do que permitido nos seus Homem-Formiga, uma homenagem vibrante às comédias românticas hollywoodianas dos anos 50, Renée Zellweger e Ewan McGregor excelentes.
Já a Amazon Prime lançou, sem muito entusiasmo, a cinebiografia Respect: A História de Aretha Franklin (2021), com Jennifer Hudson no papel da Rainha do Soul, o que lhe deu uma indicação de Melhor Atriz pelo Sindicato dos Atores. Mas o filme não atendeu às expectativas e se perdeu no meio de tantas outras cinebiografias (Apresentando os Ricardos, Os Olhos de Tammy Faye, Spencer), acabou ficando de fora do Oscar; outra estreia de interesse é No Woman No Try (2022), documentário que joga luz sobre um assunto de pouca ou nenhuma familiaridade para muitos: o rúgbi profissional feminino; e pra completar as adições de obras de mulheres, também entrou no catálogo da plataforma um pequeno e interessante filme protagonizado pela Tessa Thompson, Passando dos Limites (2018), primeiro longa de Nia DaCosta, antes de sua releitura de A Lenda de Candyman (2021).
A MUBI Brasil traz um dos filmes mais interessantes do ano passado, Azor (2021), primeiro longa do suiço Andreas Fontana, com um olhar peculiar sobre a ditadura na Argentina, a partir de suas elites e a relação com bancos europeus; mas o grande destaque da plataforma esta semana fica para o retorno ao catálogo de alguns dos primeiros grandes filmes de Éric Rohmer: A Carreira de Suzane (1963), A Padeira do Bairro (1963), A Colecionadora (1967), Minha Noite Com Ela (1969), O Joelho de Claire (1970) e Amor à Tarde (1972).
A Darkflix trouxe esta semana um dos melhores filmes recentes de Nicolas Cage, A Cor Que Veio do Espaço (2019), baseado na clássica história de H.P. Lovecraft, com escolhas visuais bastante fascinantes e Cage, para variar, em puro estado de graça; também imperdível é o documentário Horror Noire: A History of Black Horror (2019), sobre o papel do negro na história do filme de terror americano, e tem como base o livro lançado pela editora DarkSide.
O destaque da semana no cinema fica por conta da estreia em todo país de Ambulância - Um Dia de Crime, de Michael Bay, diretor e produtor de grande influência no cinema de ação americano a partir da segunda metade dos anos 90, já amplamente conhecido por coisas que fazem BUM! e uma decupagem dos filmes com cortes na velocidade da luz. Para além da franquia Transformers, os mais jovens talvez não conheçam seus primeiros sucessos, enquanto seus mais recentes filmes têm algum apreço em redutos cinéfilos, admirados pelo que têm a dizer da sociedade americana e pelo senso estético de um diretor que é tão direto trabalhando com material muitas vezes tão estúpido que torna difícil saber o quanto há de ironia, auto-crítica ou sarcasmo. Então aqui vai onde encontrar alguns dos filmes dirigidos por Bay nos streamings brasileiros:
Os Bad Boys (Bad Boys, 1995): Netflix (inclusive em 4k), NOW, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
A Rocha (The Rock, 1996): Star Plus
Armageddon (idem, 1998): Star Plus
Pearl Harbor (idem, 2001): Star Plus
A Ilha (The Island, 2005): HBO Max, aluguel/compra na Apple TV e Google Play
Sem Dor, Sem Ganho (Pain & Gain, 2013): Netflix, aluguel na Amazon Prime, aluguel/compra na Apple TV, Google Play e Microsoft
13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi, 2016): Netflix, Amazon Prime, Telecine Play, aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft (inclusive em 4k)
Esquadrão 6 (Six Underground, 2019): Netflix (inclusive em 4k)
A outra estreia, em bem menos cinemas pelo país, é o norueguês A Pior Pessoa do Mundo, indicado ao Oscar de Filme Internacional e Roteiro Original. Quem tiver interesse em conhecer o cinema do diretor Joachim Trier, dois filmes anteriores podem ser encontrados no Brasil: Mais Forte Que Bombas (2015) está disponível para aluguel e compra no Google Play, e Thelma (2017) encontra-se no Looke, aluguel no Google Play e aluguel/compra na Apple TV.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)