Vamos aos destaques desta semana nos streamings brasileiros:
A Amazon Prime traz um lançamento recente nos cinemas, As Agentes 355, que não teve uma boa recepção, mas um filme de ação com Jessica Chastain, Penélope Cruz, Lupita Nyong'o e Diane Kruger talvez seja mais do que suficiente para valer uma sessão; mas minha recomendação vai para o outro grande lançamento e que é original da plataforma: Um Jantar Entre Espiões (All the Old Knives) é uma muito agradável surpresa em que Chris Pine faz um espião da CIA que precisa reencontrar sua ex-colega e amor Thandiwe Newton oito anos após um atentado terrorista que a equipe de ambos não conseguiu evitar e que tem investigação reaberta. Um filme todo investido em diálogos a dois com uma montagem surpreendente por não deixar a trama confusa, costurando flashbacks, eventos paralelos e pontos de vistas diferentes de forma a criar e manter tensão e suspense, com direito a reviravoltas e uma história de amor consistente por baixo disso tudo. Por fim, mas não menos importante e ainda no ramo da espionagem, 24 filmes de James Bond (ou todos os oficiais, com exceção do mais recente) ficaram disponíveis para os assinantes do serviço. A Amazon Prime não é boa de divulgação, mas na busca por 007 é possível achar todos. Só não na ordem cronológica…
No Star Plus também tem uma coleção ficando completa, com a chegada ao catálogo de De Volta Ao Planeta dos Macacos (1970), primeira sequência do clássico de 1968, e agora a plataforma tem todos os filmes disponíveis: os cinco feitos até 1973, o mal falado (mas com defensores) remake de Tim Burton de 2001 e a trilogia de sucesso de Matt Reeves, que começa com Planeta dos Macacos: A Origem (2011); O grande destaque entre as novidades, no entanto, é Os Olhos de Tammy Faye, que deu a Jessica Chastain o Oscar de Melhor Atriz e ainda levou o de Melhor Maquiagem. O filme, um projeto pessoal que a atriz lutou muito para levar às telas, narra a ascensão e queda de uma evangélica que se tornou celebridade televisiva nos EUA nas décadas de 70 e 80. Chega direto ao streaming sem passar pelos cinemas do país.
Este é um espaço para dicas de filmes e sempre evito falar de séries, mas seria um crime não destacar a chegada de Extermine Todos os Brutos na HBO Max, série documental em 4 episódios em que o cineasta Raoul Peck traça um incômodo histórico da civilização ocidental, marcada pelo colonialismo, imperialismo e extermínio. Entre os filmes lançados na semana, a maior novidade é Brilho Para a Eternidade, que rendeu muitos elogios a Udo Kier no papel de um cabeleireiro aposentado recuperando vontade de viver numa road trip para um último trabalho.
Nenhum grande destaque chegando a muitas salas de cinema do país nesta semana, embora algumas cidades poderão ver o mais recente filme de Nanni Moretti, Tre piani. O grande cineasta italiano já ganhou postagem por aqui, quando comentei seus três primeiros filmes, disponíveis no Reserva Imovision, junto com o documentário A Coisa (1990).
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)