Vamos aos destaques nos streamings esta semana:
O filme mais importante a chegar nos streamings foi da MUBI Brasil: Songs for Drella (1990) de Edward Lachman, considerado perdido por 30 anos, reencontrado e restaurado pelo próprio na ocasião em que trabalhou no documentário The Velvet Underground (2021) de Todd Haynes (Lachman é diretor de Fotografia habitual dos filmes de Haynes). No filme-concerto, os músicos Lou Reed e John Cale se reúnem após quase duas décadas, e pela última vez, para uma homenagem ao "agregador" e patrono da banda, Drella, como Andy Warhol era chamado por amigos e próximos. Para entender um pouco do projeto e importância, recomendo a entrevista que o Pedro Strazza fez com Lachman. The Velvet Underground está disponível na Apple+.
Após uma semana da divulgação dos filmes que estarão no Festival de Cannes, foram anunciados, dentre outros, três adições a Competição Oficial pela Palma de Ouro, que incluí no post onde recomendo filmes que estão nos streamings dos cineastas competindo este ano. O Festival também divulgou o pôster desta edição com referência/homenagem a O Show de Truman (1998), de Peter Weir, filme que antecipou todo o fascínio do telespectador por realities shows e que pode ser (re)visto na Amazon Prime, HBO Max, Telecine e aluguel/compra na Apple TV (inclusive em 4k), Google Play e Microsoft.
Dois destaques recentes no cinema já podem ser vistos em casa: Batman na HBO Max e Morte no Nilo no Star Plus. Na ocasião de seus lançamentos no país, aproveitei pra listar alguns filmes nos streamings que comprovam o ótimo ator que é Robert Pattinson, e outras adaptações de Agatha Christie e similares de tramas policiais “quem matou?” (whodunnit).
Até o dia 01/05, o Darkflix traz a programação online do Fantaspoa, festival de cinema fantástico realizado em Porto Alegre, com nada menos que 30 longas e quase 90 curtas em sua maioria inéditos e lançados apenas em festivais pelo mundo. A lista dos filmes e o que já está disponível e quando entram os demais, pode ser consultada aqui. Toda a programação é gratuita, sendo necessário apenas um cadastro no site.
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)