Amigos do Cinema em Cena,
o problema do pessimista não é apenas o de antecipar misérias para o futuro; é – talvez ainda mais grave – o de tender a se esquecer das boas coisas do passado. Ao tentar relembrar os últimos 365 dias para um rápido balanço, imediatamente as frustrações (pessoais e profissionais) me vêm à mente e em número considerável, mas é necessário fazer certo esforço para que as alegrias vividas se apresentem.
E elas existiram: para começar, se consegui cobrir os festivais de Berlim e de Cannes em 2024, isto só foi possível graças ao apoio de um grupo muito especial de leitores, que não apenas contribuíram financeiramente como serviram de suporte emocional através do afeto manifestado pelo grupo no WhatsApp criado exclusivamente para compartilhar detalhes das coberturas com essas lindezas – e isto se aplica também aos que apoiam através do Catarse, que, claro, também tiveram acesso ao grupo. Houve um instante de crise, por exemplo, no qual o Booking simplesmente cancelou uma de minhas passagens a dois dias da viagem e aquela pequena comunidade se transformou numa verdadeira agência de viagens, buscando alternativas viáveis para um voo de última hora (e não exagero ao dizer que testemunhar tamanha preocupação e carinho foi um dos momentos mais emocionantes de minha carreira). Aliás, esta comunidade já viabilizou também a cobertura da Berlinale 2025 – e isto sem que eu sequer precisasse ficar divulgando a iniciativa em redes sociais. (Para participar do grupo, é só contribuir via pix – [email protected] – e enviar um email para [email protected]; não há valor mínimo… nem máximo.)
Uma outra novidade feliz de 2024 foi o lançamento do CineClube Cinema em Cena, que era uma sugestão antiga dos leitores, mas que eu via com certa relutância sabe-se lá por qual motivo. Pois iniciado em agosto, ele já teve cinco edições (a sexta acontece em janeiro) e soma mais de 47 horas de conteúdo que usam cada filme da semana como ponto de partida para a discussão de elementos históricos, estéticos, narrativos, temáticos e tudo mais que a obra permitir – e que ficam gravados para que os inscritos possam ver e rever os encontros.
Como se não bastasse, criei seis cursos novos para a Casa do Saber (use o cupom “CINEMA” para ganhar desconto na inscrição): “A Criação do Cinema e Seus Anos Iniciais”, “O Cinema Mudo”, “A Origem da Comédia no Cinema”, “O Impressionismo Francês”, “O Cinema Alemão e o Expressionismo” e “O Cinema Russo e a Montagem Soviética” (estes três últimos já foram gravados e devem entrar na plataforma no início do ano).
Além disso, segui trabalhando (e sendo comandado) pelo Luca e gravei dois vídeos com Nina, que também fez uma participação especial no já mencionado grupo do WhatsApp. E poder dividir a paixão pelo Cinema com meus filhos torna tudo muito único.
E mesmo que a saúde não esteja 100%, ao menos parei de tomar corticoides depois de quase três anos, o que também foi um alívio.
Já as coisas ruins… por que lembrar?
E agora vamos ao que interessa:
Quem acompanha o Cinema em Cena há algum tempo sabe que tenho uma tradição de publicar, no último dia do ano, uma lista completa com todos os longas-metragens que vi durante os 365 dias anteriores, incluindo cotações (em 2024, foram 451). Este é um hábito que iniciei em 2001 e todo ano ofereço as mesmas explicações básicas para aqueles que chegaram agora:
1) Embora compile estas listas desde 1994, passei a publicá-las no Cinema em Cena a partir de 2001 por acreditar que, de uma forma ou de outra, podem vir a servir como uma espécie de referência para os leitores: aqueles que geralmente concordam com minhas posições podem buscar os longas que ganharam 3, 4 ou 5 estrelas; aqueles que me acham um farsante estão livres para ir atrás dos títulos que receberam 1 ou 2 estrelas. Ou você pode simplesmente passear pela lista por pura curiosidade ou mesmo ignorá-la completamente. A partir de agora ela é sua para fazer o que bem entender.
2) A lista não inclui apenas títulos “inéditos”, mas também produções às quais eu já havia assistido e que voltei a ver em 2024. Assim, não se espante caso descubra, aqui, filmes repetidos das listas anteriores (você perceberá que a trilogia O Poderoso Chefão é uma constante; assistir à saga dos Corleone é uma tradição que sigo religiosamente e que agora ganhou a companhia de O Irlandês).
3) Mesmo que eu tenha assistido a determinado filme mais de uma vez ao longo de 2024, é claro que só o incluí uma vez.
E pela primeira vez desde que comecei a publicar estas listas, não grafei em negrito filmes ainda inéditos no Brasil. Por quê? Porque esta separação perdeu o sentido e se tornou cada vez mais confusa com a proliferação dos streamings e de filmes atirados nas plataformas sem qualquer aviso ou destaque. Frequentemente, eu marcava títulos em negrito que, logo descobria, já estavam em algum site há meses – e, portanto, acabavam apenas gerando confusão.
Esta alteração, por sinal, reflete outra que eu já tinha feito em 2023 para as listas específicas de Melhores e Piores: antes, eu tentava mantê-las contidas apenas nos filmes lançados comercialmente no Brasil ao longo do ano; porém, com a quantidade cada vez maior de plataformas de streaming (e, sejamos honestos, com o fato de muitos longas inéditos no país serem facilmente encontrados em torrents e plataformas que os utilizam para reprodução em tempo real), decidi criar estas listas a partir de todas as obras que vi, não apenas aquelas disponíveis no país. Quando for o caso, encare como uma recomendação para quando elas finalmente chegarem por aqui.
Dito isso…
OS MELHORES FILMES DE 2024 (em ordem de preferência):
- Ainda Estou Aqui (Idem, Brasil, 2024)
- Sem Outra Terra (No Other Land, Palestina, 2024)
- A Semente da Figueira Sagrada (Dane-ye anjir-e ma´abed, Irã/Alemanha, 2024)
- O Banho do Diabo (Des Teufels Bad, Áustria, 2024)
- Enquanto o Céu Não Me Espera (Idem, Brasil, 2024)
- Love Lies Bleeding: O Amor Sangra (Love Lies Bleeding, EUA/Inglaterra, 2024)
- Emilia Pérez (Idem, França/Bélgica/México, 2024)
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max Saga, Austrália/EUA, 2024)
- Oeste Outra Vez (Idem, Brasil, 2024)
- A Substância (The Substance, Inglaterra/França/EUA, 2024)
Inicialmente, eu havia incluído A Última Sessão (Chhello Show) na quinta colocação, mas ao preparar a lista, me dei conta de que, apesar de lançado comercialmente no Brasil nas últimas semanas, ele foi produzido em 2021 e já tinha sido distribuído em várias países em 2022. Mas foi uma de minhas experiências favoritas este ano. Aliás, aproveito para chamar a atenção para alguns outros longas brasileiros que me encantaram/emocionaram/divertiram e que merecem encontrar o maior público possível: (em ordem alfabética) Apocalipse nos Trópicos; Baby; Betânia; Um Dia Antes de Todos os Outros; Entre Vênus e Marte; Greice; Não Existe Almoço Grátis; Ouvidor; Quem É Essa Mulher?; Salão de Baile: This is Ballroom; Salomé; Suçuarana e A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio.
OS DEZ PIORES FILMES DE 2024 (em ordem de mediocridade):
- A Batalha do Biscoito Pop-Tart (Unfrosted, EUA, 2024)
- Tesouro (Treasure, EUA/Alemanha/Polônia, 2024)
- O Astronauta (Spaceman, EUA/República Tcheca, 2024)
- Parthenope (Idem, Itália, 2024)
- O Império (L´empire, França, 2024)
- Ellen DeGeneres: For Your Approval (Idem, EUA, 2024)
- Coringa: Delírio a Dois (Joker: Folie à Deux, EUA, 2024)
- Garotas em Fuga (Drive-Away Dolls, EUA/Inglaterra, 2024)
- Deadpool & Wolverine (Idem, EUA/Inglaterra, 2024)
- Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia (Saturday Night, EUA, 2024)
E agora…
LISTA COMPLETA DE 2024
- 2LDK (Idem, Japão, 2003) - ***
- Os 12 Macacos (Twelve Monkeys, EUA, 1995) - *****
- 20 Dias em Mariupol (20 Days in Mariupol, Ucrânia/EUA, 2023) - ***
- Adrienne Iapalucci: The Dark Queen (Idem, EUA, 2024) - **
- Ainda Estou Aqui (Idem, Brasil, 2024) - *****
- O Albergue Vermelho (L´auberge rouge, França, 1923) - ***
- A Aldeia do Pecado (Baby ryazanskie, União Soviética, 1927) - *****
- Alerta Lobo (Le chant du loup, França, 2019) - ***
- O Alfaiate de Torzhka (Zakroyshchik iz Torzhka, União Soviética, 1925) - ***
- Algol – Tragédia do Poder (Algol – Tragödie der Macht, Alemanha, 1920) - ***
- Alien 3 (Alien³, EUA, EUA/Inglaterra, 1992) - **
- Alien: A Ressurreição (Alien Resurrection, EUA, 1997) - ****
- Alien: Romulus (Idem, EUA/Inglaterra, 2024) - ****
- All the Long Nights (Yoake no subete, Japão, 2024) - ***
- À Margem da Vida (Caged, EUA, 1950) - ****
- Ambulância: Um Dia de Crime (Ambulance, EUA, 2022) - ***
- Amei um Bicheiro (Idem, Brasil, 1953) - ****
- O Amor É Mais Frio que a Morte (Liebe ist kälter als der Tod, Alemanha Ocidental, 1969) - **
- O Amor Não Morre! ou O Circo do Diabo (The Devil´s Circus, EUA, 1926) - ****
- Os Amores da Rainha Elizabeth (Les amours de la reine Élisabeth, França, 1912) - ***
- Ana Bolena (Anna Boleyn, Alemanha, 1920) - *****
- O Aniversário da Revolução (Godovshchina revolyutsii, Rússia, 1918) - ***
- O Anjo Exterminador (El ángel exterminador, México, 1962) - *****
- Anora (Idem, EUA, 2024) - ****
- Another End (Idem, Itália/Inglaterra, 2024) - **
- Anthony Jeselnik: Abocanhando Tudo (Anthony Jeselnik: Bones and All, EUA, 2024) - ****
- Apartamento 7A (Apartment 7A, EUA/Austrália/Inglaterra, 2024) - **
- Apocalipse nos Trópicos (Idem, Brasil, 2024) - ****
- O Aprendiz (The Apprentice, Canadá/Dinamarca/EUA, 2024) - ****
- A Quem Pertenço (Mé el Aïn, Tunísia, 2024) - ***
- Arcadia (Idem, Grécia, 2024) - ****
- Architecton (Idem, Alemanha, 2024) - *****
- Armadilha (Trap, EUA/Canadá, 2024) - ****
- Armadilha Mortal (Deathtrap, EUA, 1982) - ****
- Arsenal (Idem, União Soviética, 1929) - ****
- Ascensor para o Cadafalso (Ascenseur pour l´échafaud, França, 1958) - *****
- Assassinato Sob Custódia (A Dry White Season, EUA, 1989) - ****
- Assassino por Acaso (Hit Man, EUA, 2023) - ***
- O Astronauta (Spaceman, EUA/República Tcheca, 2024) - *
- Até Logo, Eu Espero (À bientôt, j´espère, França, 1968) - ****
- Atlantis (Idem, Dinamarca, 1913) - ****
- A um Passo do Amanhecer (Ad un passo dall´aurora, Itália, 1989) - *
- O Auto da Compadecida (Idem, Brasil, 2000) - *****
- O Auto da Compadecida 2 (Idem, Brasil, 2024) - **
- As Aventuras de uma Francesa na Coreia do Sul (Yeohaengjau pilyo/A Traveler´s Need, 2024) - ****
- As Aventuras Extraordinárias de Mister West no País dos Bolcheviques (Neobychainye priklyucheniya mistera Vesta v strane bolshevikov, União Soviética, 1924) - ****
- Averroès & Rosa Parks (Idem, França, 2024) - ****
- Baba Yaga: A Bruxa Maldita (Baba Yaga, Itália/França, 1973) - **
- Babe: O Porquinho Atrapalhado na Cidade (Babe: Pig in the City, Austrália, 1998) - *****
- Baby (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Bad Boys: Até o Fim (Bad Boys: Ride or Die, EUA, 2024) - ***
- Bancando o Águia (Sherlock Jr., EUA, 1924) - *****
- O Banho do Diabo (Des Teufels Bad, Áustria, 2024) - *****
- A Batalha do Biscoito Pop-Tart (Unfrosted, EUA, 2024) - *
- Beating Hearts (L´amour ouf, França/Bélgica, 2024) - ***
- O Bebê de Rosemary (Rosemary´s Baby, EUA, 1968) - *****
- A Bela de Gaza (La belle de Gaza, França, 2024) - **
- A Bela de Nivernais (La belle Nivernaise, França, 1924) - ***
- Be Silent, My Sorrow… Be Silent (Molchi, grust… molchi, Rússia, 1918) - **
- A Besta (La bête, França/Canadá, 2023) - ***
- Betânia (Idem, Brasil, 2024) - ****
- The Bibi Files (Idem, EUA, 2024) - *****
- Bird (Idem, Inglaterra, 2024) - ***
- Black Tea - O Aroma do Amor (Black Tea, França/Luxemburgo/Taiwan/Mauritânia, 2024) - ****
- Bobi Wine: O Presidente do Povo (Bobi Wine: The People´s President, Uganda/Inglaterra, 2022) - ***
- Bob, o Jogador (Bob le flambeur, França, 1956) - *****
- O Braseiro Ardente (Le brasier ardent, França, 1923) - ****
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, EUA, 2004) - *****
- Bye Bye Brasil (Idem, Brasil, 1980) - *****
- A Caça (Jagten, Dinamarca, 2012) - ****
- Cacos (Scherben, Alemanha, 1921) - ***
- Caixa de Areia (Bac à sable/Sandbox, França, 2023) - ****
- A Caixa de Pandora (Die Büchse der Pandora, Alemanha, 1929) - *****
- Caminho da Vida (Shambhala, Nepal, 2024) - ***
- Cão Danado (Nora inu, Japão, 1949) - ****
- A Cápsula (Idem, Brasil, 2024) - **
- Carga Sellada (Idem, Bolívia, 2015) - ***
- O Casamento de Carlitos ou Idílio Desfeito (Tillie´s Punctured Romance, EUA, 1914) - ***
- O Caso do Estrangeiro (The Stranger´s Case, Jordânia, 2024) - ***
- O Caso dos Irmãos Naves (Idem, Brasil, 1967) - *****
- O Cavaleiro, A Morte e o Diabo (Il cavaliere, la morte e il diavolo, Itália, 1983) - *
- O Céu Mandou Alguém (3 Godfathers, EUA, 1948) - ***
- A Chegada (Arrival, EUA, 2016) - *****
- O Cheiro do Ralo (Idem, Brasil, 2006) - *****
- Cidade; Campo (Idem, Brasil, 2024) - ***
- Cidade Nua (The Naked City, EUA, 1948) - *****
- O Cigarro (La cigarette, França, 1919) - ****
- Cinema Olho (Kinoglaz, União Soviética, 1924) - ***
- O Círculo do Casamento (The Marriage Circle, EUA, 1924) - ***
- Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010) - *****
- Claudine (Idem, EUA, 1974) - *****
- Clímax (Climax, França/Bélgica, 2018) - *****
- Clube dos Vândalos (The Bikeriders, EUA, 2023) - ****
- O Comboio do Medo (Sorcerer, EUA/México, 1977) - *****
- O Competidor (The Contestant, Inglaterra, 2023) - **
- Conclave (Idem, Inglaterra/EUA, 2024) - ****
- O Conde de Monte Cristo (La Comte de Monte-Cristo, França/Bélgica, 2024) - ****
- A Conferência (Die Wannseekonferenz, Alemanha, 2022) - ****
- Coração Fiel (Coeur fidèle, França, 1923) - ***
- Coringa: Delírio a Dois (Joker: Folie à Deux, EUA, 2024) - **
- O Corvo (The Crow, EUA, 1994) - ***
- Crainquebille (Idem, França, 1922) - ****
- O Crepúsculo (Szürkület, Hungria, 1990) - ****
- Criaturas da Mente (Idem, Brasil, 2024) - **
- Crime e Castigo (Raskolnikow, Alemanha, 1923) - *****
- Crupiê: A Vida em Jogo (Croupier, Inglaterra/Irlanda, 1998) - ****
- Cyborg Generation (Idem, Espanha, 2024) - ****
- Da Magia à Sedução (Practical Magic, EUA, 1998) - *
- A Décima Sinfonia (La dixième symphonie, França, 1918) - ***
- Deerskin: A Jaqueta de Couro de Cervo (Le daim, França/Belgica, 2019) - ***
- Delta Space Mission (Misiunea spatialã Delta, Romênia, 1984) - ***
- Demetri Martin: Demetri Deconstructed (Idem, EUA, 2024) - *
- Depois da Morte (Posle smerti, Rússia, 1915) - ****
- Despertar de um Pesadelo (The Long Kiss Goodnight, EUA, 1996) - **
- A Desumana (L´inhumaine, França, 1924) - ****
- Os Diabos Vermelhos (Krasnye dyavolyata, União Soviética, 1923) - ****
- Dia do Sexo (Traumnovelle, Áustria/Alemanha Ocidental, 1969) - ***
- Dormir de Olhos Abertos (Idem, Brasil/Argentina/Taiwan, 2024) - ****
- O Dublê (The Fall Guy, EUA, 2024) - ***
- Duro de Matar (Die Hard, EUA, 1988) - *****
- Dying – A Última Sinfonia (Sterben, Alemanha, 2024) - ***
- El Camino: Um Filme de Breaking Bad (El Camino, EUA, 2019) - ****
- La Cocina (Idem, México/EUA, 2024) - **
- Dahomey (Idem, França/Senegal, 2024) - ****
- Da Manhã à Meia-Noite (Von morgens bis mitternachts, Alemanha, 1920) - ****
- Deadpool & Wolverine (Idem, EUA/Inglaterra, 2024) - **
- De Hilde, Com Amor (In Liebe, Eure Hilde, Alemanha, 2024) - ****
- Um Dia Antes de Todos os Outros (Idem, Brasil, 2024) - *****
- Diamante Bruto (Diamant brut, França, 2024) - ***
- O Dilúvio (Deluge, EUA, 1933) - ***
- O Dinheiro (L´argent, França, 1928) - *****
- O Discurso (Le discours, França/Bélgica, 2024) - ***
- Divertida Mente 2 (Inside Out 2, EUA, 2024) - ***
- Doente de Mim Mesma (Syk pike, Noruega/Suécia, 2022) - ****
- Dogma (Idem, EUA, 1999) - ***
- Dois Caras Legais (The Nice Guys, EUA, 2016) - ****
- Dr. Mabuse, O Jogador (Dr. Mabuse, der Spieler, Alemanha, 1922) - *****
- Doutor Sono (Doctor Sleep, Canadá/EUA, 2019) - ****
- Duna: Parte 2 (Dune: Part Two, EUA/Canadá, 2024) - ****
- Earth Spirit (Erdgeist, Alemanha, 1923) - ****
- Ed Wood (Idem, EUA, 1994) - *****
- Eldorado (Idem, França, 1921) - *****
- Ellen DeGeneres: For Your Approval (Idem, EUA, 2024) - *
- Emilia Pérez (Idem, França/Bélgica/México, 2024) - *****
- O Encouraçado Potemkin (Bronenosets Potyomkin, União Soviética, 1925) - *****
- Energético (DRIB, Noruega, 2017) - ****
- Enganar e Perdoar (The Cheat, EUA, 1915) - ***
- Enigma de uma Vida (The Swimmer, EUA, 1968) - ****
- O Enigma do Mal (The Entity, EUA, 1982) - ****
- Enquanto o Céu Não Me Espera (Idem, Brasil, 2024) - *****
- Entre os Templos (Between the Temples, EUA, 2024) - ***
- Entre Quatro Paredes (Huis-clos, França, 1954) - ****
- Entre Vênus e Marte (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Entrevista com o Demônio (Late Night with the Devil, Austrália/EUA, 2023) - ***
- Era uma Vez em Beirute (Kanya Ya Ma Kan, Beyrouth, Líbano/França, 1995) - ****
- Um Espectro Assombra a Europa (Prizrak brodit po Evrope, União Soviética, 1923) - ****
- O Espelho de Três Faces (La glace à trois faces, França, 1927) - ****
- Um Espírito Baixou em Mim (All of Me, EUA, 1984) - *****
- O Estudante de Praga (Der Student von Prag, Alemanha, 1913) - ***
- Eu Acuso! (J´accuse, França, 1919) - *****
- Eu, Capitão (Io capitano, Itália/Bélgica/França, 2023) - **
- Eu Vi o Brilho da TV (I Saw the TV Glow, EUA/Inglaterra, 2024) - ****
- Os Excêntricos Tenenbaums (The Royal Tenenbaums, EUA, 2001) - ****
- A Face Oculta (One-Eyed Jacks, EUA, 1961) - *****
- Fale Comigo (Talk to Me, Austrália, 2022) - ****
- Os Fantasmas Ainda Se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice (Beetlejuice Beetlejuice, EUA, 2024) - ***
- Fausto (Faust: Eine deutsche Volkssage, Alemanha, 1926) - ****
- Febre (Fièvre, França, 1921) - ***
- Feito na Inglaterra: Os Filmes de Powell e Pressburger (Made in England: The Films of Powell and Pressburger, Inglaterra, 2024) - ****
- Férias Frustradas (National Lampoon´s Vacation, EUA, 1983) - ***
- Ferrari (Idem, EUA/Itália/Inglaterra, 2023) - ****
- Ficção Americana (American Fiction, EUA, 2023) - ****
- Figuras de Cera (Das Wachsfigurenkabinett, Alemanha, 1924) - ***
- A Filha da Água (La fille de l´eau, França, 1925) - ***
- Filhos (Vogter, Dinamarca/Suécia, 2024) - ***
- Flow (Straume, Letônia/França, 2024) - ****
- A Fogueira das Vaidades (The Bonfire of the Vanities, EUA, 1990) - ***
- From Darkness to Light (Idem, EUA/Alemanha, 2024) - ****
- Fuga do Passado (Out of the Past, EUA, 1947) - *****
- Fumar Causa Tosse (Fumer fait tousser, França, 2022) - *
- A Fúria (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Furiosa: Uma Saga Mad Max (Furiosa: A Mad Max Saga, Austrália/EUA, 2024) - *****
- O Gabinete do Dr. Caligari (Das Cabinet des Dr. Caligari, Alemanha, 1920) - *****
- A Galeria dos Monstros (La galerie des monstres, França, 1924) - **
- A Garota da Agulha (Pigen med nålen, Dinamarca/Polônia, 2024) - ****
- Garotas em Fuga (Drive-Away Dolls, EUA/Inglaterra, 2024) - **
- Garra de Ferro (The Iron Claw, Inglaterra/EUA, 2023) - ****
- Genuine: A Tragédia de uma Vampira (Genuine, Alemanha, 1920) - **
- Gladiador II (Gladiator II, EUA/Inglaterra, 2024) - ***
- Gloria! Acordes para a Liberdade (Gloria!, Itália, 2024) - ****
- Godzilla: Minus One (Gojira -1.0, Japão, 2023) - ****
- O Golem (Der Golem, wie er in die Welt kam, Alemanha, 1920) - ****
- Gosto de Sangue (Blood Simple, EUA, 1984) - *****
- Grand Tour (Idem, Portugal, 2024) - **
- Greice (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Gremlins (Idem, EUA, 1984) - ****
- Gremlins 2: A Nova Geração (Gremlins 2: The New Batch, EUA, 1990) - ****
- A Greve (Stachka, União Soviética, 1925) - *****
- Guerra Civil (Civil War, EUA, 2024) - ****
- A Guerra do Pente (Idem, Brasil, 1986) - ****
- Guy Montgomery: My Brain Is Blowing Me Crazy (Idem, Nova Zelândia, 2024) - ***
- The Hamster Factor and Other Tales of Twelve Monkeys (Idem, EUA, 1996) - **
- Hannah Gadsby´s Gender Agenda (Idem, EUA, 2024) - **
- Hellboy e o Homem Torto (Hellboy: The Crooked Man, EUA/Alemanha/Bulgária/Inglaterra, 2024) - ***
- Herege (Heretic, EUA/Canadá, 2024) - ****
- Hipócritas (Hypocrites, EUA, 1915) - ***
- Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (Spider-man: Across the Spider-Verse, EUA, 2023) - *****
- Um Homem com uma Câmera (Chelovek s kino-apparatom, União Soviética, 1929) - *****
- Um Homem Diferente (A Different Man, EUA, 2024) - **
- O Homem do Mar (L´homme du large, França, 1920) - ****
- O Homem dos Sonhos (Dream Scenario, EUA/Canadá, 2023) - ****
- O Homem que Incomoda (Den brysomme mannen, Noruega/Islândia, 2006) - ***
- A Hora do Vampiro (Salem´s Lot, EUA, 2024) - ***
- Horizon: Uma Saga Americana – Capítulo 1 (Horizon: An American Saga – Chapter 1, EUA, 2024) - ***
- Humane (Idem, Canadá, 2024) - ***
- Hypnotic- Ameaça Invisível (Hypnotic, EUA/Inglaterra/Canadá, 2023) - **
- Idade da Pedra (Idem, Brasil, 2024) - ***
- Idiocracia (Idiocracy, EUA, 2006) - ***
- O Iluminado (The Shining, Inglaterra/EUA, 1980) - *****
- Imaculada (Immaculate, EUA/Itália, 2024) - ****
- O Império (L´empire, França, 2024) - *
- A Incrível História de Henry Sugar (The Wonderful Story of Henry Sugar, EUA, 2023) - ****
- Infestação (Vermines, França/EUA, 2023) - ***
- A Inundação (L´inondation, França, 1924) - ***
- Inundação (Flood!, EUA, 1976) - **
- Invasores de Corpos (Invasion of the Body Snatchers, EUA, 1978) - *****
- O Irlandês (The Irishman, EUA, 2019) - *****
- Ironia da Sorte (He Who Gets Slapped, EUA, 1924) - *****
- Ivo (Idem, Alemanha, 2024) - ****
- James Acaster: Hecklers Welcome (Idem, Inglaterra, 2024) - ****
- Jamie Foxx: What Had Happened Was… (Idem, EUA, 2024) - *
- Jimmy Carr: Natural Born Killer (Idem, Inglaterra, 2024) - ****
- Johatsu: Into Thin Air (Johatsu, Alemanha, 2024) - **
- A Jugular Blindada (Hao xia/Last Hurrah for Chivalry, Hong Kong, 1979) - *****
- O Juiz e o General (The Judge and the General, EUA/Chile, 2008) - ****
- Jurado No. 2 (Juror #2, EUA, 2024) - ****
- O Júri (Runaway Jury, EUA, 2003) - ****
- Kean (Kean ou Désordre et génie, França, 1924) - ****
- Kim´s Video (Idem, EUA/Itália, 2023) - **
- Labirinto (Labyrinth, Inglaterra/EUA, 1986) - ****
- Latency (Idem, EUA/Tailândia, 2024) - **
- O Leque de Lady Margarida (Lady Windermere´s Fan, EUA, 1925) - ****
- Levados pelas Marés (Feng liu yi dai, China, 2024) - ***
- Limonov: A Balada (Limonov: The Ballad, Itália/França/Espanha, 2024) - ***
- Língua Estrangeira (Langue étrangère, França/Alemanha/Bélgica, 2024) - ***
- Lobos (Wolfs, EUA/Inglaterra, 2024) - ***
- Locke (Idem, Inglaterra, 2013) - *****
- Longlegs – Vínculo Mortal (Longlegs, Canadá/EUA, 2024) - ****
- Looper: Assassinos do Futuro (Looper, EUA, 2012) - ****
- Love Lies Bleeding: O Amor Sangra (Love Lies Bleeding, EUA/Inglaterra, 2024) - *****
- Um Lugar Silencioso: Parte III (A Quiet Place: Day One, EUA/Inglaterra, 2024) - ****
- Lula (Idem, EUA/Brasil, 2024) - ****
- Madame DuBarry (Idem, Alemanha, 1919) - ****
- A Mãe (Mat, União Soviética, 1926) - *****
- O Maior Bocejo da História (Khamyazeye bozorg, Irã, 2024) - ***
- A Mais Preciosa das Cargas (La plus précieuse des marchandises, França, 2024) - **
- O Mal que Nos Habita (Cuando acecha la maldad, Argentina, 2023) - *****
- A Mancha (The Blot, EUA, 1921) - ****
- Man in Black (Hei yi ren, França/Inglaterra/EUA, 2023) - **
- As Mãos de Orlac (Orlacs Hände, Alemanha, 1924) - ****
- Mãos no Fogo (Idem, Portugal, 2024) - *
- Marcello mio (Idem, França/Itália, 2024) - ***
- Maré Vermelha (Crimson Tide, EUA, 1995) - *****
- O Maricas (Girl Shy, EUA, 1924) - ****
- Mário (Idem, Portugal/França, 2024) - ****
- Mário de Andrade, o Turista Aprendiz (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Matador de Aluguel (Road House, EUA, 2024) - ***
- Matar um Tigre (To Kill a Tiger, Canadá, 2022) - ****
- Matewan – A Luta Final (Matewan, EUA, 1987) - ****
- MaXXXine (Idem, EUA/Inglaterra/Nova Zelândia, 2024) - ***
- Megalópolis (Megalopolis, EUA, 2024) - ****
- A Memória Infinita (La memoria infinita, Chile, 2023) - **
- Ménilmontant (Idem, França, 1926) - *****
- Os Meninos (¿Quién puede matar a un niño?, Espanha, 1976) - *****
- A Mensageira (Idem, Brasil, 2024) - ***
- Meteorango Kid: Herói Intergaláctico (Idem, Brasil, 1969) - ***
- Meteoro (Meteor, EUA/Hong Kong, 1979) - **
- Metrópolis (Metropolis, Alemanha, 1927) - *****
- Meu Amigo Robô (Robot Dreams, Espanha/França, 2023) - ****
- Meu Bolo Favorito (Keyke mahboobe man, Irã, 2024) - ****
- O Miado do Gato (The Cat´s Meow, Inglaterra/EUA, 2001) - ****
- Minhas Ideias Assassinas (A Shock to the System, EUA, 1990) - ****
- Missing from Fire Trail Road (Idem, EUA, 2024) - **
- O Monstro Sanguinário (Monster on the Campus, EUA, 1958) - ***
- A Montanha do Tesouro (Zvenigora, União Soviética, 1928) - ***
- Mortalmente Perigosa (Gun Crazy, EUA, 1950) - ****
- A Morte Cansada (Der müde Tod, Alemanha, 1921) - ****
- A Morte do Cisne (Umirayushchiy lebed, Rússia, 1917) - *****
- Morte em Laroy Texas (LaRoy, Texas, EUA, 2023) - **
- Motel Destino (Idem, Brasil/Alemanha, 2024) - ***
- A Mulher de Lugar Nenhum (La femme de nulle part, França, 1922) - **
- Não Existe Almoço Grátis (Idem, Brasil, 2024) - *****
- Não Fale o Mal (Speak No Evil, Dinamarca/Holanda, 2022) - ***
- Não Fale o Mal (Speak No Evil, EUA, 2024) - ***
- Nascidas em Chamas (Born in Flames, EUA, 1983) - *****
- Nate Bargatze´s Nashville Christmas (Idem, EUA, 2024) - *
- Uma Natureza Violenta (In a Violent Nature, Canadá, 2024) - ****
- Nervos (Nerven, Alemanha, 1919) - ****
- Os Nibelungos – A Morte de Siegfried (Die Nibelungen: Siegfried, Alemanha, 1924) - *****
- Os Nibelungos – A Vingança de Kriemhilde (Die Nibelungen: Kriemhilds Rache, Alemanha, 1924) - *****
- Nikki Glaser: Algum Dia Você Vai Morrer (Nikki Glaser: Someday You´ll Die, EUA, 2024) - ****
- A Noite Americana (La nuit américaine, França/Itália, 1973) - *****
- A Noite do Demônio (Night of the Demon/Curse of the Demon, Inglaterra, 1957) - ***
- A Noite do Jogo (Game Night, EUA, 2018) - ****
- A Noite dos Desesperados (They Shoot Horses, Don´t They?, EUA, 1969) - ****
- A Noite em que o Sol Brilhou (Watermelon Man, EUA, 1970) - ****
- Nosferatu (Nosferatu, eine Symphonie des Grauens, Alemanha, 1922) - *****
- Nosferatu: O Vampiro da Noite (Nosferatu - Phantom der Nacht, Alemanha Ocidental, 1979) - ****
- Nosferatu (Idem, EUA, 2024) - **
- Notre-Dame de Paris (Idem, França, 1911) - ***
- Nove Rainhas (Nueve reinas, Argentina, 2000) - ****
- Nyad (Idem, EUA, 2023) - **
- Oasis (Idem, Chile, 2024) - ***
- Os Observadores (The Watchers, Irlanda/EUA, 2024) - ***
- O Ódio (La haine, França, 1995) - *****
- O Ódio É Cego (No Way Out, EUA, 1950) - **
- Oeste Outra Vez (Idem, Brasil, 2024) - *****
- Oh, Canada (Idem, EUA/Israel, 2024) - **
- Os Olhos da Múmia (Die Augen der Mumie Ma, Alemanha, 1918) - **
- Os Olhos de Laura Mars (Eyes of Laura Mars, EUA, 1978) - ***
- O Que os Homens Falam (Una pistola en cada mano, Espanha, 2012) - ****
- Orozco, O Embalsamador (Orozco el embalsamador, Japão/Colômbia, 2001) - ***
- Outubro (Oktyabr, União Soviética, 1928) - ****
- Ouvidor (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Pacto da Viola (Idem, Brasil, 2024) - ***
- Pacto de Redenção (Knox Goes Out, EUA, 2023) - ***
- Padre Sergius (Otets Sergiy, Rússia, 1918) - ***
- Padrinhos de Tóquio (Tôkyô goddofâzâzu, Japão, 2003) - *****
- Paixões Violentas (Against All Odds, EUA, 1984) - **
- O Panaca (The Jerk, EUA, 1979) - *****
- Parthenope (Idem, Itália, 2024) - *
- Pela Lei (Po zakonu, União Soviética, 1926) - *****
- Pendular (Idem, Brasil, 2017) - *****
- Pepe (Idem, República Dominicana, 2024) - *
- Pequenas Coisas Como Estas (Small Things Like These, Irlanda, 2024) - ***
- A Pequena Vendedora de Fósforos (La petite marchande d´allumettes, França, 1928) - *****
- Perfect Blue (Pâfekuto burû, Japão, 1997) - ****
- Pianoforte (Idem, Polônia, 2023) - ****
- Pig: A Vingança (Pig, EUA, 2021) - ****
- Planeta dos Macacos: O Reinado (Kingdom of the Planet of the Apes, EUA, 2024) - ***
- Plano-Sequência dos Mortos (Kamera o tomeru na!, Japão, 2017) - *****
- Um Plano Simples (A Simple Plan, EUA/Inglaterra, 1998) - ****
- O Poderoso Chefão (The Godfather, EUA, 1972) - *****
- O Poderoso Chefão Parte II (The Godfather Part II, EUA, 1974) - *****
- O Poderoso Chefão Parte III (The Godfather Part III, EUA, 1990) - *****
- Praia Formosa (Idem, Brasil, 2024) - ***
- O Predestinado (Predestination, Austrália/EUA, 2014) - ****
- A Primeira Profecia (The First Omen, EUA/Itália, 2024) - **
- O Primeiro Filme (The First Film, Inglaterra, 2015) - **
- Primer (Idem, EUA, 2004) - *****
- A Prisioneira (La prisonnière, França/Itália, 1968) - ****
- As Profissionais do Sonho (Working Girls, EUA, 1986) - ****
- O Protetor: Capítulo Final (The Equalizer 3, EUA/Itália, 2023) - ***
- Quando a Luz Arrebenta (Ljósbrot, Islândia, 2024) - ***
- A Queda (Idem, Brasil, 1978) - *****
- A Queda da Dinastia Romanov (Padenie dinastii Romanovykh, União Soviética, 1927) - ****
- Quem É Essa Mulher? (Idem, Brasil, 2024) - ****
- O Rancho da Goiabada, ou Pois é Meu Camarada, Fácil, Fácil Não é a Vida (Idem, Brasil, 2024) - ***
- Rastros do Espaço (The Monolith Monsters, EUA, 1957) - ***
- Regrouping (Idem, EUA, 1976) - **
- Restore Point (Bod obnovy, República Tcheca/Eslováquia, 2023) - ***
- Retrato de um Certo Oriente (Idem, Brasil/Itália/Líbano, 2024) - ****
- Um Revolucionário (Revolyutsioner, Rússia, 1917) - ***
- Rififi (Idem, França, 1955) - *****
- A Roda (La roue, França, 1923) - *****
- The Roller, the Life, the Fight (Idem, Bélgica, 2024) - ***
- Rose-France (Idem, França, 1919) - *
- Rosita, Cantora das Ruas (Rosita, EUA, 1923) - ****
- Roxanne (Idem, EUA, 1987) - ****
- A Rua (Die Straße, Alemanha, 1923) - ***
- Rua das Lágrimas (Die freudlose Gasse, Alemanha, 1925) - ****
- Rustin (Idem, EUA, 2023) - **
- Os Safados (Dirty Rotten Scoundrels, EUA, 1988) - *****
- A Sala dos Professores (Das Lehrerzimmer, Alemanha, 2023) - ****
- Salão de Baile: This Is Ballroom (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Salomé (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Saneamento Básico, O Filme (Idem, Brasil, 2007) - ****
- Sangue no Gelo (The Frozen Ground, EUA/Inglaterra/Alemanha, 2013) - ***
- Santosh – Vozes da Hierarquia (Santosh, Índia/Inglaterra, 2024) - **
- O Sargento Trapalhão (Sgt. Bilko, EUA, 1996) - ***
- Saturday Night: A Noite que Mudou a Comédia (Saturday Night, EUA, 2024) - **
- Schlock! The Secret History of American Movies (Idem, EUA, 2001) - ***
- Scotty and the Secret History of Hollywood (Idem, EUA, 2017) - ***
- Second Tour (Idem, França, 2023) - ***
- O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, Canadá/EUA, 2011) - ****
- O Segredo das Joias (The Asphalt Jungle, EUA, 1950) - *****
- O Segredo dos Seus Olhos (El secreto de sus ojos, Argentina, 2009) - *****
- O Segundo Ato (Le Deuxième Acte, França, 2024) - ***
- Semana Santa (Saptamana Mare, Romênia, 2024) - ***
- A Semente da Figueira Sagrada (Dane-ye anjir-e ma´abed, Irã/Alemanha, 2024) - *****
- Sem Outra Terra (No Other Land, Palestina, 2024) - *****
- O Senhor dos Mortos (The Shrouds, Canadá, 2024) - **
- Sete Anos de Azar (Seven Years Bad Luck, EUA, 1921) - ****
- Os Sete Samurais (Shichinin no samurai, Japão, 1954) - *****
- Seven Veils (Idem, Canadá, 2023) - ****
- Shark (30 for 30: Shark, EUA, 2022) - **
- She´s Got No Name (Jian Yuan Nong, Hong Kong/China, 2024) - ***
- SK13: Kubrick´s Endgame (Idem, EUA/Holanda, 2024) - ***
- Slingshot (Idem, Hungria/Indonésia/EUA, 2024) - **
- A Sociedade da Neve (La sociedad de la nieve, Espanha, 2023) - ****
- A Sociedade do Espetáculo (La société du spectacle, França, 1974) - **
- Sombras (Schatten - Eine nächtliche Halluzination, Alemanha, 1923) - *****
- Sombras do Mal (Night and the City, Inglaterra, 1950) - ***
- A Sorridente Senhora Beudet (La souriante Madame Beudet, França, 1923) - *****
- Sorry/Not Sorry (Idem, EUA, 2023) - **
- Stella Adler: Awake and Dream! (Idem, EUA, 1989) - ***
- Stereo (Tile 3B of a CAEE Educational Mosaic) (Idem, Canadá, 1969) - *
- Steve! (Martin): Documentário em 2 Partes (Steve! (Martin): A Documentary in 2 Pieces, EUA, 2024) - ****
- Suaves e Discretas (Soft & Quiet, EUA, 2022) - **
- A Substância (The Substance, Inglaterra/França/EUA, 2024) - ****
- Suçuarana (Idem, Brasil, 2024) - ****
- O Surfista (The Surfer, Austrália/EUA/Irlanda, 2024) - ****
- Syriana – A Indústria do Petróleo (Syriana, EUA, 2005) - *****
- Talk Radio: Verdades que Matam (Talk Radio, EUA/Canadá, 1988) - ****
- Tantura (Idem, Israel, 2022) - ****
- Tartufo (Herr Tartüff, Alemanha, 1925) - ****
- Tempo Suspenso (Hors du temps, França, 2024) - **
- Terra (Zemlya, União Soviética, 1930) - *****
- Terra dos Mortos (Land of the Dead, EUA/França/Canadá, 2005) - ***
- Terror na Montanha-Russa (Rollercoaster, EUA, 1977) - *
- O Tesouro (Der Schatz, Alemanha, 1923) - **
- Tesouro (Treasure, EUA/Alemanha/Polônia, 2024) - *
- Tig Notaro: Hello Again (Idem, EUA, 2024) - ****
- Tijolo por Tijolo (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Tipos de Gentileza (Kinds of Kindness, EUA/Irlanda/Inglaterra/Grécia, 2024) - ****
- Um Tira da Pesada 4: Axel Foley (Beverly Hills Cop: Axel F, EUA, 2024) - **
- Tocaia no Asfalto (Idem, Brasil, 1962) - ****
- A Trama (The Parallax View, EUA, 1974) - **
- Trenque Lauquen (Idem, Argentina, 2022) - ****
- Os Três Amigos! (Three Amigos!, EUA, 1986) - ****
- Três Dias do Condor (Three Days of the Condor, EUA, 1975) - ****
- Os Três Padrinhos (Hell´s Heroes, EUA, 1929) - ****
- Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Trei kilometri pâna la capatul lumii, Romênia, 2024) - ****
- Triangle Fire (Idem, EUA, 2011) - ****
- Tudo que Imaginamos Como Luz (All We Imagine as Light, Índia, 2024) - ***
- Turn in the Wound (Idem, EUA/Alemanha/Itália, 2024) - *
- A Última Gargalhada (Der letzte Mann, Alemanha, 1924) - *****
- A Última Loja de Consertos (The Last Repair Shop, EUA, 2023) - ****
- A Última Noite (25th Hour, EUA, 2002) - ****
- A Última Sessão (Chhello Show, Índia, 2021) - *****
- Vanina (Vanina oder Die Galgenhochzeit, Alemanha, 1922) - ***
- Vento e Areia (The Wind, EUA, 1928) - *****
- A Verdade vs. Alex Jones (The Truth vs. Alex Jones, EUA, 2024) - ****
- O Veredicto (The Verdict, EUA, 1982) - ****
- V/H/S/Beyond (Idem, EUA, 2024) - **
- Viagem ao Fim do Universo (Ikarie XB 1, Tchecoslováquia, 1963) - *****
- Uma Vida Sem Alegria (Une vie sans joie, França, 1927) - ***
- Os Vigaristas (Matchstick Men, EUA, 2003) - ***
- Visões de Criança (Visages d´enfants, França/Suíça, 1925) - ***
- A Vítima Invisível: O Caso Eliza Samudio (Idem, Brasil, 2024) - ****
- Yannick (Idem, França, 2023) - ***
As listas com os filmes dos anos anteriores:
2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017,2018 , 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023.
31 de Dezembro de 2024
(Ei, você gosta do Cinema em Cena, das críticas e das colunas que lê aqui? Ah, que bom! Então é importante que você saiba que o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente, já que fazemos questão de remunerar todos que publicam seus trabalhos aqui - o que deveria ser norma nos veículos de comunicação, mas infelizmente não é. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)