Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco filmes brasileiros mais aguardados para 2014 Clube dos Cinco

Encerrando o nosso especial Clube dos Cinco - Expectativa 2014, chegou a hora de listarmos os filmes brasileiros mais aguardados por nossa redação. Confira a relação a seguir e não deixe de visitar nosso calendário de estreias para saber as datas previstas de lançamento de cada filme.

Confira também os blockbusters e os filmes autorais mais aguardados por nós para este ano que acaba de começar.

RIOCORRENTE
2013
Brasil
dir.: Paulo Sacramento 

Riocorrente é apenas o segundo longa-metragem dirigido por Paulo Sacramento e o primeiro em ficção. Já consagradado como montador, tendo no currículo filmes como Amarelo Manga (2002), A Concepção (2005), Querô (2007), Chega de Saudade (2007), Encarnação do Demônio (2008) e É Proibido Fumar (2009), ele segue a mesma trilha como realizador.

Seu primeiro longa foi o arrebatador O Prisioneiro da Grade de Ferro (2003), documentário sobre os presos do Carandiru narrado por eles mesmos antes da implosão do complexo penitenciário em 2002. Conquistou troféus no Brasil e no exterior e Riocorrente vem repetindo a dose, sendo premiado e ovacionado por onde passa. Depois do Festival de Brasília e da Mostra de São Paulo, o filme será exibido em competição no Festival de Roterdã neste início de ano, podendo chegar ao circuito ainda mais forte.

A sinopse (Renata fica dividida entre o jornalista Marcelo e o ex-ladrão de automóveis Carlos) não revela muitos detalhes e pode dar a entender que trata apenas de um triângulo amoroso. Mas basta ver o trailer para se ter uma noção de que o filme guarda muito mais. Riocorrente já foi descrito como uma "panela de pressão", mas pode ser também uma montanha-russa ou um coquetel molotov. (Renato Silveira)

TIM LOPES - HISTÓRIA DE ARCANJO
2013
Brasil
dir.: Guilherme Azevedo

Em 2002, o jornalista Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes, foi morto por traficantes na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, quando fazia uma reportagem para a TV Globo. Ele havia recebido uma denúncia dos moradores da favela de que um baile funk organizado por criminosos estava promovendo a exploração sexual de adolescentes e a venda de drogas.

De acordo com testemunhas, após a identidade do profissional ter sido descoberta, ele foi torturado e assassinado por membros do tráfico comandados por Elias Pereira da Silva, um dos líderes do grupo Comando Vermelho. O caso ganhou repercussão nacional e culminou com a prisão ou morte dos envolvidos no homicídio.

Agora, o diretor Guilherme Azevedo apresenta um documentário sobre a vida de Tim Lopes, pouco mais de dez anos depois de seu falecimento. Contado pelo ponto de vista de Bruno Quintella, roteirista do filme e filho do jornalista, Tim Lopes – História de Arcanjo combina imagens de arquivo e relatos de amigos, colegas de profissão e parentes. O objetivo da produção é prestar uma homenagem e mostrar a trajetória de Lopes desde os primeiros anos de sua carreira nos jornais impressos como repórter investigativo.

Tim Lopes – História de Arcanjo foi eleito o melhor documentário longa-metragem do Festival do Rio de 2013. (Antônio Tinôco)

O VENDEDOR DE PASSADOS
2014
Brasil
dir.: Lula Buarque de Holanda

Depois de dez anos sem fazer um longa de ficção, Lula Buarque de Holanda (do premiado documentário O Mistério do Samba) adaptou o livro O Vendedor de Passados, do escritor angolano José Eduardo Angualusa, para a telona. Com um orçamento de R$ 5 milhões, Buarque reuniu Lázaro Ramos (Madame Satã) e Alinne Moraes (O Homem do Futuro) em um drama sobre o amor contemporâneo e crises existenciais.

Lembrando um pouco o enredo de Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, o longa narra a história de Vicente (Ramos) e sua estranha profissão: ele vende passados para outras pessoas, criando documentos, fotos, histórias para que o cliente esqueça sua história real e recomece do zero.

Prometendo usar uma narrativa que tenta simular as memórias do narrador, O Vendedor de Passados tem tudo para se tornar um filme cult instantâneo. (Luísa Gomes)

OS DIAS COM ELE
2013
Brasil
dir.: Maria Clara Escobar

Existem vários filmes em que o período da ditadura militar brasileira é retratado, como Pra Frente Brasil (1982), de Roberto Farias, O Que é Isso Companheiro? (1997), de Bruno Barreto, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006), de Cao Hamburger, e Batismo de Sangue (2007), de Helvécio Ratton. Em Os Dias com Ele, a carioca Maria Clara Escobar apresenta essa época como pano de fundo para explorar o passado quase desconhecido de seu pai.

O documentário revela as descobertas e frustrações da jovem diretora ao acessar a memória de Carlos Henrique Escobar, um intelectual preso e torturado pelos militares que não fala sobre o assunto desde aquele tempo e que não gosta de responder às questões relacionadas ao período. Filmando os relatos do próprio pai, a cineasta também tenta diminuir a distância que separa ambos.

Apesar de ter realizado os curtas Domingo e Passeio de Família, Os Dias com Ele é o primeiro trabalho de Maria Clara Escobar como diretora de longa-metragem. Ela também é responsável pelo roteiro de Histórias que Só Existem Quando Lembradas, de Julia Murat, e pela direção de elenco de O Que Se Move, de Caetano Gotardo.

Os Dias com Ele foi o grande vencedor da 16ª Mostra de Cinema de Tiradentes de 2013, ganhando os prêmios do Júri da Crítica e do Júri Jovem. (Antônio Tinôco)

PRAIA DO FUTURO
2014
Brasil
dir.: Karim Aïnouz

Karim Aïnouz chamou a atenção logo de cara com seu primeiro longa, Madame Satã (2002), grande revelação do ator Lázaro Ramos. Depois disso, não parou mais. O Céu de Suely (2006), Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo (2009) e O Abismo Prateado (2012) vieram em seguida e já deixam os cinéfilos em expectativa para Praia do Futuro.

A sinopse é, no mínimo, curiosa: Donato, um salva-vidas de uma praia no Ceará, resgata um homem de olhos azuis, de nome Konrad. A partir desse dia, Donato começa a desaparecer, enquanto seu irmão Airton tenta encontrá-lo. Soma-se ainda à equação o elenco, que reúne Wagner Moura (Tropa de Elite) e Jesuita Barbosa (revelação de Tatuagem), e não há como não aguardar com ansiedade por Praia do Futuro.

Independente de se gostar ou não dos filmes anteriores do diretor, é justo dizer que eles podem ser qualquer coisa, menos óbvios. Mas em uma entrevista coletiva na época do lançamento de O Céu de Suely, Aïnouz, que no começo da carreira trabalhou em diversas produções americanas, brincou: seu sonho mesmo era fazer um filme do James Bond. Será que os produtores se arriscam? (Heitor Valadão)

Mais expectativas 

Na votação realizada por nossa equipe, outras produções foram citadas. A seguir, você confere uma lista com todas elas. Não deixe de clicar nos títulos para ficar por dentro de tudo sobre cada filme até o lançamento.


Agora é a sua vez! Deixe sua contribuição para o nosso clube nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

--
OUTRAS EDIÇÕES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco trilhas sonoras que usam covers de músicas famosas
Clube dos Cinco
Cinco vilões da HQ que não fazem falta na trilogia BATMAN
Clube dos Cinco
Cinco músicos que merecem uma cinebiografia