Na primeira parte do nosso preview de lançamentos de 2013, nós listamos os filmes que já estrearam lá fora e que chegam ao Brasil em breve. Agora é hora de listarmos as produções mais aguardadas por nossa equipe que ainda não foram exibidas em lugar nenhum do mundo.
O Grande Gatsby (The Great Gatsby, 2013, dir.: Baz Luhrmann) – por Larissa Padron
Há quem ame e há quem odeie o estilo frenético de direção de Baz Luhrmann (Romeu + Julieta e Moulin Rouge! Amor em Vermelho), mas é difícil encontrar quem não ficou curioso quando foi anunciado que o diretor faria outra adaptação de O Grande Gatsby, famoso livro de F. Scott Fitzgerald que narra a história de um homem fascinado por seu rico vizinho. A obra literária já havia ganhado uma versão para o cinema em 1974, com roteiro de Francis Ford Coppola e direção de Jack Clayton.
O longa original é bem sóbrio e calmo para os padrões de Luhrmann, mas nos dois primeiros trailers o diretor já deixou claro que seu estilo estará lá: nos cortes frenéticos, excesso de cores e versões repaginadas de músicas famosas. Isso sem mencionar que o longa será o primeiro de Luhrmann em 3D, então, dê uma chance a ele!
Estreia nos EUA: 10/05/2013
Estreia nos Brasil: 14/06/2013
Elysium (idem, 2013, dir.: Neil Blomkamp) – por Tullio Dias
Para um filme que terá o embate entre Jason Bourne e Capitão Nascimento em versões futuristas, e que além de tudo terá direção do homem responsável por Distrito 9, dizer que não há expectativa é quase um crime. Em Elysium, Neil Blomkamp também comanda Jodie Foster, Alice Braga e Sharlto Copley (que repete a parceria com o cineasta).
A sinopse do filme não revela muito, mas sabemos que a humanidade estará dividida em duas classes distintas: os que tem saúde e vivem felizes da vida em uma estação espacial, e o resto da população, que ficou no que restou do planeta Terra. Max (Damon) tem a missão de tentar equilibrar esses dois mundos.
Pelo jeito, depois de trabalhar com a xenofobia e o racismo em Distrito 9, Blomkamp fará uma metáfora para a má distribuição de renda e uma crítica ao mundo moderno, no qual poucos desfrutam de mais do que conseguem (e precisam), e muitos se mordem e apertam para conseguir menos do que é necessário para sobreviver.
Estreia nos EUA: 09/08/2013
Estreia nos Brasil: 16/08/2013
Pacific Rim (idem, 2013, dir.: Guillermo del Toro) – por Renato Silveira
A premissa não é 100% original. Os mais novos vão associá-la ao mangá e animê Neon Genesis Evangelion, enquanto a geração anterior provavelmente se lembrará de O Pirata do Espaço, também uma série animada japonesa. Mas quem conhece o trabalho de Guillermo del Toro (Hellboy, O Labirinto do Fauno) certamente espera do diretor uma abordagem nova ao clássico combate entre robôs e monstros gigantes que habita a mente de todo fã de ficção científica.
Em Pacific Rim, del Toro pretende dar a esse público cenas de batalha em grande escala e, pelo trailer, já podemos ter uma ideia do tamanho dos monstros - que surgirão realmente gigantescos na tela. Mais que isso, del Toro sabe como desenvolver personagens, o que deverá ser mais um diferencial do longa, além do visual arrebatador.
O elenco conta com Charlie Hunnam (Filhos da Esperança), Idris Elba (Thor), Rinko Kikuchi (Babel), Charlie Day (Quero Matar Meu Chefe), Clifton Collins Jr. (Star Trek) e o velho parceiro do diretor, Ron Perlman.
Estreia nos EUA: 12/07/2013
Estreia nos Brasil: 09/08/2013
Segredos de Sangue (Stoker, 2013, dir.: Park Chan-wook) – por Larissa Padron
Depois do premiado diretor coreano Park Chan-wook nos trazer a trilogia da vingança (Mr. Vingança, Oldboy e Lady Vingança) e o terror Sede de Sangue, todos estavam ansiosos por sua estreia no cinema hollywoodiano, que ocorrerá em 2013.
Segredos de Sangue (uma tradução esquisita para Stoker) narra a história de uma adolescente (Mia Wasikowska, de Jane Eyre e Alice no País das Maravilhas) que, após perder seu pai e ter de viver com sua instável mãe (Nicole Kidman), começa a desenvolver uma desconfiança e um fascínio por seu tio (Matthew Goode, de Direito de Amar).
O longa ganhou recentemente um trailer muito criativo, trazendo sua música tema e mostrando o trabalho de confecção do cartaz. Confira logo acima.
Estreia nos EUA: 01/03/2013 (pré-estreia mundial em 20/01, no Festival de Sundance)
Estreia nos Brasil: 03/05/2013
O Homem de Aço (Man of Steel, 2013, dir.: Zack Snyder) – por Heitor Valadão
Um novo milênio pede um novo tipo de herói? Não necessariamente, mas um novo ponto de vista às vezes é bem-vindo. Especialmente considerando a morna recepção à abordagem saudosista de Bryan Singer em Superman – O Retorno. Por isso, a Warner Bros. recrutou o produtor Christopher Nolan (A Origem, trilogia Batman), o roteirista David S. Goyer (também da trilogia Batman) e o diretor Zack Snyder (300, Watchmen) para dar nova vida ao maior super-herói de todos os tempos. Ao contrário de tentar continuar o maravilhoso trabalho iniciado por Richard Donner cerca de 30 anos atrás, os realizadores optaram por recontar a origem de Superman.
Infelizmente, Christopher Reeve, o mais emblemático de todos os intérpretes do herói, faleceu em 2004. Seu substituto, Brandon Routh, perdeu o papel para Henry Cavill, mais famoso por seu papel como Charles Brandon, na série The Tudors. Resta saber se a visão realista de Snyder, Nolan e Goyer serão adequadas para o último filho de Krypton, um herói subestimado por grande parte do público por ser considerado antiquado e “bonzinho demais”.
Estreia nos EUA: 14/06/2013
Estreia nos Brasil: 12/07/2013
Outros lançamentos muito aguardados que foram votados por nossa equipe (clique nos títulos para mais informações):
- Carrie, a Estranha
- Depois da Terra
- G.I. Joe: Retaliação
- The Grandmaster
- Guerra Mundial Z
- O Hobbit: A Desolação de Smaug
- Kick-Ass 2
- A Morte do Demônio
- Oz: Mágico e Poderoso
- Universidade Monstros
Na próxima semana, na terceira parte do nosso preview, você confere os cinco filmes brasileiros mais aguardados de 2013.
Deixe sua contribuição nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!