Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Cinco atores veteranos que recusaram a aposentadoria Clube dos Cinco

Divulgação

Em Curvas da Vida, Clint Eastwood interpreta um olheiro de um time de baseball que, mesmo enfrentando problemas de saúde e sendo questionado por colegas de trabalho devido ao avançar da idade, continua na ativa para revelar novos talentos para seu time. O próprio Eastwood é também um exemplo de profissional obstinado: aos 82 anos, o ator, diretor, produtor e compositor demonstra um vigor invejável, tendo realizado 10 filmes nos últimos 10 anos. Eastwood anunciou que se aposentaria como ator assim que concluísse Gran Torino (2008), mas ele não resistiu, e está aí de volta. E inspirados nele, nós listamos neste Clube dos Cinco outros atores que não temem o passar do tempo e continuam nos presenteando com novas performances.

Divulgação

Christopher Lee – por Heitor Valadão

Bem antes de interpretar um dos vilões de duas das maiores franquias do cinema (o conde Dookan de Star Wars e o mago Saruman de O Senhor dos Anéis), Christopher Lee já aterrorizava as telas como o conde Drácula. E ao fazê-lo, ele já tinha uma longa carreira na TV e no cinema. Afinal, Lee nasceu em 1922 e, em 27 de maio, completou nada menos que 90 anos. E quem disse que ele parou de trabalhar? Recentemente, ele participou de A Invenção de Hugo Cabret, Sombras da NoiteNight Train to Lisbon (atualmente em produção) e ainda estará nas três partes de O Hobbit. Mesmo que algo aconteça a esta lenda em um futuro muito próximo, ainda o veremos nas telas em 2014.

Divulgação

Lauren Bacall – por Renato Silveira

Aos 88 anos, Lauren Bacall está entrando em sua oitava década nas telas. Atriz clássica, que foi casada com Humphrey Bogart (até a sua morte, em 1957) e Jason Robards (de quem se divorciou em 1969), ela está presente em filmes inesquecíveis como Uma Aventura na Martinica (1944,) À Beira do Abismo (1946), Paixões em Fúria (1948), Como Agarrar um Milionário (1953), Teu Nome é Mulher (1957), Assassinato no Expresso Oriente (1974), O Fã – Obsessão Cega (1981) e Louca Obsessão (1990), só para citar alguns expoentes.

Bacall só conseguiu sua primeira indicação ao Oscar em 1996, como coadjuvante, por O Espelho tem Duas Faces. Depois ela ainda apareceu em Dogville (2003), Reencarnação (2004), Manderlay (2005) e O Acompanhante (2007), entre outros. Com passagens pelos palcos da Broadway, trabalhos na TV e três livros publicados, Bacall voltou a ser lembrada pela Academia somente em 2009, quando recebeu o Oscar honorário por sua carreira. Mas engana-se quem pensa que ela se deu por satisfeita. Desde lá, a atriz já trabalhou em mais quatro filmes, sendo o mais recente lançado este ano: O Falsificador, drama estrelado pelos jovens Josh Hutcherson e Hayden Panettiere e que também conta com Alfred Molina no elenco. Saiu direto em DVD.

Divulgação

Robert Duvall – por Tullio Dias

Em 1962, Robert Duvall, então com mais de 30 anos de idade, fazia sua primeira participação em um longa-metragem. Depois da estreia discreta em O Sol é Para Todos, o ator trabalharia em Bullitt (1968), Bravura Indômita (1968), MASH (1970), até assumir um de seus personagens mais marcantes na trilogia O Poderoso Chefão: o consiglieri Tom Hagen. Veio sua primeira indicação ao Oscar, como ator coadjuvante, feito repetido em 1980 por Apocalypse Now (1979). Foi lembrado mais quatro vezes pela Academia e ganhou a estatueta de Melhor Ator em 1984, por A Força do Carinho.

Atualmente, Duvall vem aparecendo em produções mais discretas. Coração Louco (2009) e A Estrada (2010) foram seus últimos sucessos, mas o ator está no elenco de Jack Reacher - O Último Tiro, ao lado do astro Tom Cruise. Aos 81 anos, Duvall parece longe de anunciar sua aposentadoria, para a sorte dos cinéfilos de plantão.

Divulgação

Max von Sydow – por Heitor Valadão

Já há algum tempo, referem-se de forma politicamente correta à velhice chamando-a de "melhor idade". A situação certamente se aplica a Max von Sydow. Tudo bem que no início de sua carreira ele trabalhou com um dos maiores cineastas de todos os tempos, Ingmar Bergman. Em 1973, fez história como o padre Merrin de O Exorcista. Mas apenas em 1989 teve o reconhecimento da Academia com uma indicação ao Oscar por Pelle, o Conquistador. No ano passado, repetiu o feito roubando a cena com Tão Forte e Tão Perto. E até o ano que vem, ainda o veremos em Dragons 3D e The Letters. Pelo menos!

Divulgação

Eva Marie Saint – por Renato Silveira

Só por sua atuação em dois filmes – Sindicato de Ladrões (1954) e Intriga Internacional (1959) – Eva Marie Saint poderia ter encerrado a carreira e seria eternamente lembrada como uma das grandes atrizes de todos os tempos. Mas couberam mais trabalhos memoráveis em seu prestigiado currículo: Cárceres Sem Grades (1957), Exodus (1960), Grand Prix (1966), A Conquista do Oeste (minissérie baseada no clássico faroeste de 1962), 36 Horas (1965), Os Russos Estão Chegando! (1966), A Noite da Emboscada (1968), O Amor é Tudo (1970), entre outros, no cinema e na TV.

Ganhadora do Oscar por Sindicato de Ladrões na única vez em que foi indicada pela Academia, a destemida Eva Marie Saint segue firme no batente. Na última década, ela esteve em África dos Meus Sonhos (2000), Meu Melhor Amigo (2005), Estrela Solitária (2005) e Superman – O Retorno (2006). Em 2012, aos 88 anos, dublou episódios da série animada Avatar: A Lenda de Korra e começou a filmar Winter’s Tale, ao lado de Will Smith, Russell Crowe, Colin Farrell e Jennifer Connelly. O filme, que marca a estreia do produtor e roteirista Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante) na direção, será lançado em 2013.

MENÇÃO HONROSA

Divulgação

Woody Allen – por Larissa Padron

Assim como Eastwood, outros diretores também possuem um forte pé nas artes cênicas, e não se deixam abater pela idade. É o caso, por exemplo, de Roman Polanski (ChinatownDeus da Carnificina), que, mesmo sem atuar desde 2008, já participou de mais de 30 longas como ator e continua dirigindo, isso com quase 80 anos. Mas, provavelmente, o mais prolífico dos atores/diretores na terceira idade é Woody Allen.

Às vésperas de seus 77 anos, Allen tem um filmografia de nada menos que 70 roteiros, 48 filmes como diretor e 44 como ator, sendo mais da metade disso tudo dos anos 80 para cá. E você pensa que ele está pensando em se aposentar? Claro que não. Allen continua com a sua média de um filme dirigido por ano, e em 2013 lançará um com Cate Blanchett (Hanna) como protagonista, ainda sem título.

Allen, o ator, estará em Fading Gigolo, dirigido por John Turturro, também previsto para o ano que vem.

Quer incluir outros atores veteranos que continuam na ativa em nosso clube? Deixe sua contribuição nos comentários abaixo e compartilhe com os amigos!

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Clube dos Cinco
Cinco infiéis que se deram muito mal
Clube dos Cinco
Cinco filmes que têm pontas de atores famosos
Clube dos Cinco
Os clássicos que a Academia esnobou