Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Videografia TOOL Cineclipado

Divulgação

A banda TOOL, atualmente formada por Adam Jones, Maynard James Keenan, Danny Carey e Justin Chancellor, surgiu oficialmente nos anos 90, ao lançar a fita demo 72826 (1991), ainda com influências grunge e sob o rótulo “metal alternativo”. O frontman Maynard divide atenção com seus projetos paralelos A Perfect Circle e Puscifer. A mais recente turnê do TOOL ocorreu nos Estados Unidos em março deste ano, conforme consta no site oficial da banda.

Cultuado pela originalidade sonora, cujo estilo é de difícil definição, com a evolução dos próximos álbuns o grupo se aproxima do “metal progressivo” e até do “artrock”. Mas o sucesso do TOOL se deu principalmente pelos polêmicos videoclipes, entre os mais perturbadores da história (Marilyn Manson perde a disputa pelo trono, já a banda japonesa Dir en Grey não temos tanta certeza). A direção é mérito do guitarrista Adam Jones, responsável pela identidade visual da banda, manifesta na maioria das capas e encartes.

Jones foi assistente de maquiagem na série Monsters (1988) e parte da equipe de efeitos especiais de vários filmes, principalmente ligados ao terror: A Hora do Pesadelo 4: O Mestre dos Sonhos (1988) e A Hora do Pesadelo 5 - O Maior Horror de Freddy (1989); Cemitério Maldito (1989); e Os Caça-Fantasmas 2 (1989). A exceção ao gênero veio em Dança com Lobos (1990), western dirigido e estrelado por Kevin Costner.

No departamento de arte do Stan Winston Studio, Jones passou a ser creditado por seus trabalhos com diretores renomados em longas que dispensam apresentações: Edward Mãos de Tesoura (1990) e Batman - O Retorno (1992), ambos de Tim Burton; O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), de James Cameron; e ainda Jurassic Park (1993), de Steven Spielberg.

Na época do EP Opiate (1992), o vídeo de estreia do TOOL, “Hush” (1992), surgiu a partir de uma ideia de Maynard. Rodado em preto e branco, mostra os integrantes da banda vestidos apenas por uma tarja, versão debochada do adesivo "Parental Advisory", presente como alerta em muitos produtos musicais supostamente agressivos à boa moral:

A partir do primeiro álbum de estúdio, Undertow (1993), Jones passou a se dedicar ao TOOL e a seus videoclipes, a começar por “Sober” (1993), dirigido ao lado de Fred Stuhr. O vídeo atraiu a atenção das principais revistas especializadas, como a Billboard e a Rolling Stone, por suas imagens inovadoras e pela ausência de um enredo óbvio:

“Prison Sex” (1994), por outro lado, foi censurado e retirado de circulação. As metafóricas referências ao abuso infantil, inclusive na letra escrita por Maynard, foram consideradas obscenas. Em defesa, os autores ressaltaram ser uma interpretação surrealista do crime:

Do segundo disco do TOOL, Ænima (1996), continuam as pesadas representações da bombástica “Stinkfist” (1996), que teve trechos da letra alterados nas exibições na MTV:

A faixa-título “Ænima” (1997) ganhou uma versão estendida e sem cortes do clipe para a compilação Salival (2000). Assista, se tiver estômago:

Retirada do disco Lateralus (2001), uma das mais fantásticas e simbólicas canções da banda – cuja performance ao vivo, assim como “Ænima”, garantiu o Grammy – foi transposta para o vídeo “Schism” (2001):

No ano seguinte, a faixa “Parabol/Parabola” (2002) ganhou mais um clipe de Jones:

O último disco do TOOL até o momento, 10,000 Days (2006)venceu novamente o Grammy. O clipe de “Vicarious” (2007) rompeu com a tradição de animações em stop motion e teve suas complexas imagens produzidas inteiramente por meio de computação gráfica (CGI): 

A banda é alvo de um verdadeiro culto por seus fãs enlouquecidos, que produzem uma extensa gama de outros vídeos para homenageá-los. Se os clipes – oficiais ou não – do TOOL causarem algum tipo de intolerância visual ou psicológica, há também a opção de jogar (ou melhor, tocar) algumas faixas deles no game Guitar Hero. Mas ideal mesmo é ouvir os discos, que possibilitam uma verdadeira viagem musical e, por que não, uma experiência profunda e transcendental.

--
OUTRAS EDIÇÕES DA COLUNA 

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Jack Black vira rato em vídeo perturbador de Die Antwoord
Cineclipado
Idris Elba dirige novo vídeo do Mumford and Sons
Cineclipado
Nash Edgerton dirige novo clipe de Bob Dylan