Acaba de sair do forno, ou melhor, de ser lançado ao vento (para fazer jus ao título do single “Gust of Wind”) o novo clipe do músico americano Pharrell Williams. Dirigido por Edgar Wright (Todo Mundo Quase Morto; Scott Pilgrim Contra o Mundo), trata-se de mais uma parceria com os franceses do Daft Punk, que já gravaram com ele uma versão do hit chiclete “Get Lucky”.
Por falar nisso, “Happy”, entre outras de Pharrell, foi trilha de Meu Malvado Favorito 2 (2013). O clipe dela tem mais de 460 milhões de visualizações no YouTube e inusitadas versões alternativas rodam pela web. Em junho deste ano, Spike Lee (Faça a Coisa Certa; O Plano Perfeito) coordenou os movimentos de Pharrell e de suas dançarinas durante a apresentação da canção no Apollo Theater em Nova York:
Em seu histórico com videoclipes, Lee gravou as duas versões de "They Don't Care About Us" (1996) de Michael Jackson, com preocupação iminente sobre a questão da marginalidade, tanto nas favelas brasileiras (veja aqui) quanto em prisões americanas (veja aqui). Um de seus trabalhos mais recentes foi o aclamado documentário Bad 25 (2012) sobre o ídolo pop. Ele dirigiu também clipes de Anita Baker, Public Enemy, Prince e este ano, do rapper Eminem em “Headlights”:
Já Edgar Wright começou na adolescência rodando o curta Dead Right (1993, veja um trecho). Ele dirigiu muitas minisséries nos anos 90 e alguns curtas, até estourar nas telonas com o terror – mas sempre com um pé na comédia – Todo Mundo Quase Morto (2004). Mas o ápice de sua carreira talvez seja Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010). Na trilha, clássicos dos Rolling Stones, Queen, Bob Dylan, além da presença massiva do Beck ao compor várias músicas para o longa inspirado pelos quadrinhos de Bryan Lee O'Malley. Para fechar, a banda indie Metric está por trás do grupo fictício The Clash at Demonhead (nome bastante sugestivo, não é mesmo?), tendo a atriz Brie Larson nos vocais da ótima “Black Shepp”: