Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Os melhores videoclipes brasileiros de animação Cineclipado

O Cineclipado lançou uma edição voltada exclusivamente para os videoclipes de animação no mês passado e prometeu uma segunda parte, que você pode conferir logo abaixo. Por conta da boa recepção do clipe da música “My Favorite Way”, da banda goiana Black Drawing Chalks, a continuação da lista de vídeos animados ficará restrita aos trabalhos lançados por artistas brasileiros.

Iniciando a série de animações nacionais, nada mais justo que o vídeo de “Uh Uh Uh, Lá Lá Lá, Ié Ié”, funk contagiante que é o cartão de visitas de Toda Cura Para Todo Mal, oitavo disco de estúdio do Pato Fu. O cartunista Laerte desenhou um vídeo que ilustra (perdoem o trocadilho) a rotina de todos os brasileiros: o caos no trânsito das grandes cidades.  Usando referências ao épico bíblico Os Dez Mandamentos, especialmente a cena em que Moisés (Charlton Heston) abre caminho pelo meio do mar, o cartunista cria um messias capaz de resolver facilmente os engarrafamentos.

Laerte havia trabalhado com a banda em 2001, quando produziu as ilustrações projetadas no telão dos shows da turnê do disco Ruído Rosa.

Sérgio Filho atualmente trabalha com publicidade e se afastou do mundo da música, mas pouca gente sabe que o ex-vocalista do Gram (uma das principais bandas de rock alternativo nacional dos anos 2000 – senão a melhor) foi o responsável pelas ilustrações e ideias de dois videoclipes muito elogiados.

Em “Você Pode ir na Janela”, também conhecido como “o clipe do gatinho”, Filho narrou uma trágica história de amor que poderia muito bem ter sido lembrada na seleção de clipes que deveriam virar filmes realizada em uma edição passada do Cineclipado. A ideia do clipe nasceu da vontade de aparecer na MTV, e foi inteiramente produzida pelo desenhista. O resultado foi um sucesso surpreendente e abriu várias portas para a banda paulista, que iniciou seus trabalhos como cover de Beatles.

Porém, ainda que a combinação perfeita da letra com o clipe seja de uma melancolia sublime, “Você Pode ir Na Janela” ganhou uma espécie de primo distante em “Na Sua Estante”. E com uma qualidade técnica superior. O clipe da cantora baiana Pitty faz alusões ao Homem de Lata, de O Mágico de Oz, com o personagem principal sofrendo por conta de uma relação platônica. A rejeição é um tema constante nas obras de Filho, como se pode observar na letra de boa parte das faixas dos dois discos do Gram, que encerrou as atividades há alguns anos. Inclusive, existe um movimento chamado "Volta Gram", que está reunindo fãs da banda para tentar um possível retorno. Clique aqui para conhecer.


Responsáveis por um dos projetos Acústico MTV mais bem sucedidos da emissora, os Titãs renovaram suas forças e apresentaram seu legado para toda uma geração. O vídeo alternativo de “Os Cegos do Castelo” usa imagens da banda de relance, privilegiando a aventura de duas crianças em um mundo de fantasias e sonhos, que, como acontece na vida real, não são eternos e logo podem ser substituídos por um mundo sem cores. Bela leitura visual da canção composta por Nando Reis, na época, baixista do Titãs.

Marcelo D2 não foi o único membro do Planet Hemp que conseguiu se firmar com um trabalho solo. BNegão lançou o seu segundo disco solo em abril (Sintoniza Lá) e recentemente foi um dos artistas brasileiros convidados para participar do encerramento das Olimpíadas de Londres. Inspirado na chamada “Dança do Pato”, termo cunhado pelo lendário guitarrista Chuck Berry, e popularizado por Angus Young, do AC/DC, o vídeo de “A Verdadeira Dança do Patinho” é uma animação cruel contra o contra o comportamento ingênuo da população brasileira, que ainda acredita em promessas políticas e tudo que é veiculado na grande mídia.

A banda carioca Leela foi formada em 2000 e emplacou um hit chamado “Te Procuro” na MTV, mas anda sumida atualmente. Enquanto o novo disco não é lançado, vale conhecer o curioso vídeo de “Pequenas Caixas”, pioneiro em interação com o público. O animador Felipe Vellasco criou mais que um clipe de animação com influências nos games Super Mário e Pitfall, ele oferece vários códigos para os usuários se conectarem na internet e desvendarem conteúdos exclusivos da banda, que na história do clipe precisa cumprir vários objetivos até lidar com o chefe final, com direito até mesmo a um Fatality (finalização dos games de luta Mortal Kombat).

O Charlie Brown Jr. conseguiu passar no complicado teste do segundo disco de estúdio. Lançado em 1999, o álbum Preço Curto... Prazo Longo ganhou o Disco de Platina e provou que a banda dos conterrâneos da Larissa Padron, companheira da redação do Cinema em Cena, não era apenas uma moda da época. Um dos singles do disco é “Não Deixe o Mar te Engolir”, que ganhou um belo vídeo com bonecos de massa. Dirigido por Paolo Conti, da produtora Toro, o clipe demorou mais de dois meses para ficar pronto.

O vídeo apresenta a banda tocando e também a história de um grupo de amigos (a banda) lidando com uma série de desventuras iniciadas por conta de um cachorro andando no meio da estrada. Sem muito pudor em ser nonsense, a trama logo se transforma em uma versão animada de Tubarão, de Steven Spielberg, mas com os amigos sendo perseguidos por uma baleia gigantesca e furiosa.

O Rappa costuma produzir excelentes videoclipes, como o premiado “A Minha Alma”, e foi particularmente difícil escolher entre “O Salto” e “Instinto Coletivo”. O primeiro acabou perdendo por conter mais sequências com atores e a banda, deixando a animação para os derradeiros momentos finais, mas vale a dica para quem ainda não conhece e/ou não acompanha muito o trabalho da banda. Já o clipe de “Instinto Coletivo”, dirigido por Jarbas Agnelli,  e vencedor de categorias técnicas na edição de 2002 do VMB, é uma homenagem da banda para a dança capoeira. Curioso notar como a letra da música surge fazendo a roda ao redor do capoeirista.

 

O clipe de “Segredos” completou 10 anos de vida no primeiro semestre de 2012. Parceria do cantor Frejat com a equipe criativa da Consequência Filmes, a cativante história de um romance platônico entre um homem e a lua é retratada de maneira sensível e bem humorada, ou seja, os ingredientes perfeitos para tornar o vídeo inesquecível. A qualidade técnica acabou reconhecida com uma indicação ao Grammy Latino de 2003 e prêmios no VMB 2002 e Prêmio Multishow de Música Brasileira, em 2003. “Segredos” ganhou uma continuação em “O Túnel do Tempo”, lançado em 2003. A Consequência Filmes também produziu a animação de "Three Little Birds", versão de Gilberto Gil para o clássico de Bob Marley.

Para encerrar, nada melhor que a fracassada tentativa do produtor Rick Bonadio em imitar o sucesso dos ingleses do Gorillaz. O rapper canino virtual Dogão foi criado em 2004, mas felizmente a vergonhosa versão brasileira do Snoop Dogg não latiu para os grandes públicos e estava escondida na memória da turma que teve o desprazer de ouvir a música na época. Pelo menos até agora. Desculpe. “Tô chegando, chegando, cheguei. Au au au, ipi ou ipi ei.”

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Ator de CREPÚSCULO estrela novo vídeo de Florence and the Machine
Cineclipado
Ian McKellen e os videoclipes
Cineclipado
Channing Tatum e Jamie Foxx cantam juntos em paródia