A MTV revolucionou a indústria musical de uma maneira definitiva e provou que a música também podia ser vista. Nos últimos anos, especialmente por conta do YouTube e pelos mesmos avanços tecnológicos que tornaram possível um grupo de adolescentes gravarem seus discos usando apenas um computador decente, o universo dos videoclipes continua forte recebendo apoio das gravadoras que ainda respiram. O que deixa isso claro é que o VMA, principal prêmio da “music television”, chega à sua 29ª edição em 2012. Claro que os artistas que estão na disputa podem ser desconhecidos da maioria das pessoas que deixou de acompanhar a MTV há alguns anos, mas não vamos entrar no mérito da discussão de qualidade das bandas atuais.
Iniciando as apresentações dos principais concorrentes da cerimônia que acontecerá no dia 6 de setembro, está o trabalho do cineasta Romain Gavras retomando sua parceria com a cantora M.I.A. (conhecida antiga dos cinéfilos por conta da música “Paper Planes”, que está em Quem Quer Ser um Milionário?). A música “Bad Girls” é a versão árabe de Velozes e Furiosos e está concorrendo aos prêmios de vídeo do ano, fotografia e direção. Os amantes das quatro rodas não terão do que reclamar: o clipe mostra a potência dos motores de carros como Alfa Romeo 156, BMW E46, Mercedes-Benz W210, entre outros.
Katy Perry é uma das líderes de indicações (quatro) e está concorrendo ao prêmio de vídeo do ano, direção de arte e efeitos especiais por “Wide Awake”. O vídeo faz parte da campanha promocional do filme Katy Perry: Part of Me, mas conseguiu a proeza de arrancar elogios da imprensa especializada e foi comparado com o universo de Alice no País das Maravilhas. Independente de gostar ou não da cantora, a combinação música mais vídeo é agradável.
Os leitores da coluna que gostaram da edição especial para clipes animados ou com transformações irão eleger “Somebody That I Used To Know”, do belga Gotye, como um dos melhores clipes do VMA. A MTV também deve ter achado, já que colocou o clipe na disputa pelo título de vídeo do ano e edição. Não será uma disputa fácil, já que Gotye terá pela frente M.I.A., Katy Perry, Rihanna (“We Found Love”) e Drake (com o clipe “Take Care”- que inclusive, conta com participação de Rihanna).
Apesar de “We Found Love” só ter entrado na disputa de três categorias (vídeo do ano, melhor vídeo feminino e melhor vídeo pop), Rihanna é a artista com mais indicações ao VMA 2012. A cantora pegou carona nas quatro indicações de “Take Care”, nas duas de “Princess of China”, do Coldplay, além de outras duas pelo seu vídeo de “Where Have You Been”, totalizando 11 indicações. Nada mal para a cantora, que em 2012 foi vista nos cinemas em Battleship – Batalha dos Mares. O vídeo de “We Found Love” mostra a cantora em cenas sensuais, o que não é nenhuma novidade.
O vídeo de “Paradise”, do Coldplay, está concorrendo com Black Keys (“Lonely Boy”), Linkin Park (“Burn it Down”), Jack White (“Sixteen Saltines”) e Imagine Dragons (“It’s Time”) na categoria de melhor vídeo de rock. A banda do marido da atriz Gwyneth Paltrow também emplacou duas indicações com o vídeo de “Princess of China”: melhor fotografia e melhor direção. Como mencionado acima, a música inclui uma participação especial de Rihanna, que aparece com um pouco mais de roupa que o normal.
Frank Ocean, norte-americano de 24 anos, iniciou sua carreira como ghostwriter de alguns artistas pops bem conhecidos, como Justin Bieber e John Legend, mas logo atraiu a atenção das pessoas certas e lançou seu elogiado Channel Orange, em 2012. Ocean está concorrendo em três categorias, incluindo direção em “Swim Good”.
Uma das pessoas responsáveis pelo sucesso de Frank Ocean foi Jay-Z, que acabou convidando o cantor para uma participação especial no projeto Watch the Throne, ao lado de Kanye West. Aliás, o ambicioso projeto da dupla também está na disputa do VMA na categoria de melhor direção para o trabalho do cineasta Spike Jonze no clipe de “Otis” (o clipe já foi mencionado na edição de Melhores Clipes de 2011 aqui mesmo, na coluna Cineclipado).
O vídeo de “Born to Die”, da sensação hype Lana Del Rey, compartilha com “Take Care”, de Drake, o trabalho do diretor Yoann Lemoine. Mas o clipe acabou ficando apenas com as indicações em melhor direção de arte e melhor fotografia. Apesar de algumas pessoas considerarem a voz da cantora como o remédio mais eficaz contra insônia atualmente, o clipe vale para conhecer o trabalho de Lana Del Rey e também pela bela tomada inicial, onde a artista está numa igreja acompanhada de dois tigres. Ignore o melodrama romântico do casal principal.
E por ultimo, mas não menos importante, está um dos clipes mais engraçados de 2011. A Billboard descreveu “Big Bad Wolf” como o vídeo mais perturbador do ano, o que não está muito longe de ser verdade. Dirigido por Keith Schoefield (que já havia trabalhado com Lenny Kravitz e Cut Copy), o clipe de Duck Sauce está concorrendo em duas categorias: melhor vídeo de música eletrônica e melhor direção. Considerando a ideia do roteiro e o quanto o resultado ficou hilário, Schoefield tem grandes chances de voltar para a casa com um prêmio da MTV.
Veja a lista completa com os indicados ao VMA 2012:
Vídeo do Ano
Katy Perry, "Wide Awake"
Gotye, "Somebody That I Used To Know"
Rihanna, "We Found Love"
Drake feat. Rihanna, "Take Care"
M.I.A., "Bad Girls"
Melhor Revelação
Fun. feat. Janelle Monae, "We Are Young"
Carly Rae Jepsen, "Call Me Maybe"
Frank Ocean, "Swim Good"
One Direction, "What Makes You Beautiful"
The Wanted, "Glad You Came"
Melhor Clipe de Hip-hop
Childish Gambino, "Heartbeat"
Drake feat. Lil Wayne, "HYFR"
Kanye West feat. Pusha T, Big Sean & 2 Chainz, "Mercy"
Watch the Throne, "Paris"
Nicki Minaj feat. 2 Chainz, "Beez in the Trap"
Melhor Vídeo Masculino
Justin Bieber, "Boyfriend"
Frank Ocean, "Swim Good"
Drake feat. Rihanna, "Take Care"
Chris Brown, "Turn Up the Music"
Usher, "Climax"
Melhor Vídeo Feminino
Rihanna, "We Found Love"
Katy Perry, "Part of Me"
Beyoncé, "Love on Top"
Nicki Minaj, "Starships"
Selena Gomez & The Scene, "Love You Like a Love Song"
Melhor Vídeo Pop
One Direction, "What Makes You Beautiful"
Fun. feat. Janelle Monae, "We Are Young"
Rihanna, "We Found Love"
Justin Bieber, "Boyfriend"
Maroon 5 feat. Wiz Khalifa, "Payphone"
Melhor Vídeo Rock
Coldplay, "Paradise"
The Black Keys, "Lonely Boy"
Linkin Park, "BURN IT DOWN"
Jack White, "Sixteen Saltines"
Imagine Dragons, "It's Time"
Melhor Vídeo Eletrônico
Duck Sauce, "Big Bad Wolf"
Calvin Harris, "Feel So Close"
Skrillex, "First of the Year (Equinox)"
Martin Solveig, "The Night Out"
Avicii, "Le7els"
Melhor Clipe com uma Mensagem
Demi Lovato, "Skyscraper"
Rise Against, "Ballad of Hollis Brown"
Kelly Clarkson, "Dark Side"
Gym Class Heroes, "The Fighter"
K'Naan feat. Nelly Furtado, "Is Anybody Out There?"
Lil Wayne, "How to Love"
Melhor Direção de Arte
Katy Perry, "Wide Awake"
Drake feat. Rihanna, "Take Care"
Lana Del Rey, "Born to Die"
Regina Spektor, "All the Rowboats"
Of Monsters & Men, "Little Talks"
Melhor Coreografia
Chris Brown, "Turn Up the Music"
Rihanna, "Where Have You Been"
Beyoncé, "Countdown"
Avicii, "Le7els"
Jennifer Lopez f/Pitbull, "Dance Again"
Melhor Fotografia
M.I.A., "Bad Girls"
Adele, "Someone Like You"
Drake feat. Rihanna, "Take Care"
Coldplay feat. Rihanna, "Princess of China"
Lana Del Rey, "Born to Die"
Melhor Direção
M.I.A., "Bad Girls"
Duck Sauce, "Big Bad Wolf"
Coldplay feat. Rihanna, "Princess of China"
Frank Ocean, "Swim Good"
Watch the Throne, "Otis"
Melhor Edição
Beyoncé, "Countdown"
A$AP Rocky, "Goldie"
Gotye, "Somebody That I Used to Know"
Watch the Throne, "Paris"
Kanye West feat. Pusha T, Big Sean and 2 Chainz, "Mercy"
Melhor Efeito Especial
Katy Perry, "Wide Awake"
Rihanna, "Where Have You Been"
David Guetta feat. Nicki Minaj, "Turn Me On"
Linkin Park, "BURN IT DOWN"