Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Batclipes Cineclipado

Depois da Marvel ganhar duas edições especiais do Cineclipado, nada melhor que deixar as coisas em seu devido lugar e apresentar algumas das canções presentes ao longo da trajetória cinematográfica do Homem-Morcego. Tudo bem que o investimento em canções pops aconteceu apenas durante a primeira fase das adaptações do herói e sendo quase que completamente ignorado na trilogia dirigida por Christopher Nolan.

Falar da música dos filmes dirigidos por Tim Burton e Joel Schumacher e não mencionar o belo trabalho realizado pelos compositores Danny Elfman e Elliot Goldenthal seria uma grande injustiça. Os temas principais criados pelos artistas ficaram marcados como um dos principais detalhes dos filmes, mesmo nas aberturas/encerramentos bregas de Batman Eternamente e Batman & Robin.

Os executivos da Warner Bros. não acharam que o universo de Burton seria estranho o suficiente para criar a atmosfera de Gotham City e convidaram o cantor Prince para ficar por conta das faixas de Batman, lançado em 1989. O cantor transformou a trilha sonora do filme em seu oitavo disco de estúdio e o resultado lhe rendeu o primeiro lugar na parada da Billboard durante seis semanas seguidas. Veja abaixo o clipe de “Partyman” e “Batdance”, que é a canção mais lembrada do filme.


Partyman by Prince from the film Batman

Rachel Ward | Myspace Video


Prince - Batdance (Batman Soundtrack) por Leroidukitch

A banda Siouxsie and the Banshees trabalhou ao lado de Elfman durante a produção da faixa “Face to Face”, que está em Batman – O Retorno. A letra da canção faz referência aos fatos apresentados no filme, mas o mais interessante é observar as unhas postiças da vocalista no vídeo, que mistura cenas do filme com uma performance teatral gótica da banda.

Quando um filme coloca U2 no meio da trilha sonora é meio que uma grande injustiça para qualquer outra música que esteja no meio da seleção. É exatamente isso que acontece em Batman Eternamente, que além de “Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me” dos irlandeses, também inclui a incrível “Kiss From a Rose”, de Seal, que é lembrada pela maioria das pessoas como a grande música do filme de Schumacher. Talvez seja pelo fato do próprio cineasta ter dirigido o clipe, mas a música que toca durante os créditos finais é a do U2, enquanto a do Seal só é reproduzida parcialmente.

O Smashing Pumpkins recebeu a missão de evitar um fiasco completo em Batman & Robin e produziu uma das poucas coisas decentes do longa-metragem lançado em 1997. O vídeo de “The End is the Beginning is the End” foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris (dupla de Pequena Miss Sunshine) e tem um contraste curioso com o filme: se o longa estrelado por George Clooney e Arnold Schwarzenegger peca pelo seu excesso de cor, humor involuntário, piadas rasas, mamilos, vilão dando tchauzinho e outros defeitos, o clipe é sombrio do jeito que um filme do Batman deve ser.


The Smashing Pumpkins - The End Is the Beginning... por Tunashaker

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
Andy Warhol e o clipe de HELLO AGAIN
Cineclipado
Adele é dirigida por Xavier Dolan no clipe de HELLO
Cineclipado
Lorde chega à maioridade com trilha de JOGOS VORAZES