Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Videoclipes Animados - Parte 1 Cineclipado

A grande estreia do final de semana é Valente, nova animação da Pixar que narra as aventuras da jovem princesa Merida, uma ruivinha de cabelos tão rebeldes quanto o seu próprio coração. Pensando no lançamento do filme, a coluna Cineclipado traz uma lista de videoclipes animados que merecem a recomendação. Confira:

Michel Gondry (Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças) costuma ter ideias muito bem desenvolvidas tanto no cinema quanto nos videoclipes. Um dos grandes exemplos da genialidade do cineasta está na animação em stop-motion de “Fell in Love With a Girl”, do White Stripes. O clipe é curtinho, menos de dois minutos, mas é o suficiente para mostrar como seria a combinação de LEGOs com o rock n’ roll cru de Jack White. Reparem em como o vermelho (cor “oficial” do White Stripes) é realçado ao longo da animação.

Eleito recentemente como um dos “maiores videoclipes animados” pela revista Rolling Stone, a canção “Everything Hits at Once” é a faixa de abertura de Girls Can Tell, terceiro disco de estúdio do Spoon. O clipe dirigido por Peter Simonite (diretor de segunda unidade em A Árvore da Vida, de Terrence Malick) em parceria com Divya Srinivasan (Waking Life) retrata a melancólica tentativa de um homem em encontrar uma companheira durante uma saída noturna. Até o vocalista da banda faz uma participação, como o estranho que aparece comendo cerejas no bar.

Um vídeo que não poderia faltar na lista é “Clint Eastwood”, do Gorillaz. Na verdade, qualquer clipe do Gorillaz teria presença garantida em qualquer lista de clipes animados, mas já que o Cineclipado costuma escolher especialmente obras que tenham ligação com o cinema, não foi difícil definir qual vídeo apareceria. Além da homenagem óbvia, o clipe faz diversas menções ao cinema: a trilha sonora de Ennio Morricone em Três Homens em Conflito; “Every dead body that is not exterminated, gets up and kills. The people it kills, get up and kill” é citação de O Despertar dos Mortos, de George Romero; Resident Evil; Fome Animal, de Peter Jackson; e “Thriller”, o curta-metragem épico de Michael Jackson.

Enquanto a diretora Floria Sigismondi (The Runaways) não ganha uma edição especial comentando o seu trabalho, nada melhor que relembrar “Megalomaniac”, vídeo lançado em 2004 para o primeiro single do disco A Crow Left of the Murder, da banda norte-americana Incubus. O clipe mostra cenas de Adolf Hitler e faz uma crítica contra a massificação e como as pessoas são facilmente manipuladas pelos líderes mundiais. Não foi a primeira vez que o Incubus usou a técnica de animação em seus vídeos. Em 2001, influenciado pelo filme I Move So I Am, e contando com ilustrações do próprio vocalista Brandon Boyd, a banda lançou o clipe de “Drive”.  Aliás, já que estamos falando de influências, não seria possível fazer uma lista de clipes de animação e esquecer “Take on Me”, do A-Ha, que também foi uma das referências de “Drive”.

O Pearl Jam ficou seis anos sem lançar um vídeo novo. Após “Jeremy”, de 1992, o público só conferiu um clipe inédito da banda em 1998, quando o desenhista Todd McFarlane dirigiu o incrível “Do the Evolution”. McFarlane aproveitou o bom momento e no ano seguinte lançou o vídeo de “Freak on a Leash”, da banda KoRn. Contando com a colaboração de Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine), o clipe misturava animação com efeitos visuais que começavam a serem popularizados, como o bullet time.

Só para não deixar passar em branco, muitos leitores costumam perguntar quem canta a música de abertura do Podcast Cinema em Cena. Por coincidência, o clipe da música “Young Folks”, de Peter, Bjorn & John, é uma animação. A banda sueca estava cotada para se apresentar no Brasil no ano passado, durante o Festival Planeta Terra, mas acabou cancelando a apresentação e deixando os fãs brasileiros esperando pela oportunidade de assobiarem o viciante tema. Agora que já contamos qual é a música de abertura do programa, assista ao clipe também:

E por ultimo, para não dizer que ignoramos os clipes nacionais, a banda goiana Black Drawing Chalks lançou, em 2009, um dos vídeos mais elogiados do ano: “My Favorite Way” (eleita pela Rolling Stone como a música do ano), que recebeu duas indicações ao VMB. O clipe tem uma combinação interessante de música e sensualidade, que deixa no ar o clima que é encontrado na maioria das faixas da banda e também nas incendiárias apresentações ao vivo, exceto pela parte de garotas de biquínis, claro.

Leia também: Wilco lança videoclipe animado com o Popeye

Qual clipe faltou na lista? Deixe o seu comentário logo abaixo e aguarde pela segunda parte do especial.

--
EDIÇÕES ANTERIORES DA COLUNA 

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Cineclipado
O Garbage está de volta! Assista a EMPTY, dirigido por Samuel Bayer
Cineclipado
Videoclipes Criminais
Cineclipado
Videoclipes aterrorizantes para o Halloween