Na primeira parte da coluna Cineclipado sobre as trilhas sonoras das produções da Marvel, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os temas presentes nos filmes de todos os heróis que fazem parte de Os Vingadores. Dando prosseguimento ao tema, agora é a vez de ouvir e relembrar as canções que embalaram os três filmes do Homem-Aranha nos cinemas.
Famoso por seu trabalho como diretor em (500) Dias Com Ela, o cineasta Marc Webb foi contratado para dirigir o reboot da franquia do amigo da vizinhança nas telas e isso deveria significar uma quantidade significativa de músicas indies na produção, mas fora esta música aqui em um momento especial, a parte musical de O Espetacular Homem-Aranha fica quase que completamente nas costas do compositor James Horner, que acabou alterando a ideia de manter as várias canções que acompanhavam a produção antes da versão final. De qualquer maneira, Webb trabalhou com o Weezer em 2009 e dirigiu o vídeo de “(If You’re Wondering If I Want You To) I Want You To”, que além de uma letra engraçada que faz piada até mesmo com Titanic, ainda é estrelado pela atriz Odette Yustman (Cloverfield).
“(If You’re Wondering If I Want You To) I Want You To"
Embalado pelo sucesso de Blade – O Caçador de Vampiros e X-Men, não demorou muito para algum executivo de Hollywood decidir investir em uma versão cinematográfica de um dos heróis mais queridos dos quadrinhos. Sam Raimi, Tobey Maguire e Kirsten Dunst compraram a ideia e foram ingredientes essenciais para o sucesso de Homem-Aranha, em 2002. Mas a Sony ainda queria investir em uma trilha sonora marcante e que levasse o sucesso do filme também para o mundo musical.
O Nickelback era uma banda de sucesso mundial na época, graças ao hit “How You Remind Me”. O vocalista Chad Kroeger escreveu “Hero” em parceria com Josey Scott, da banda Saliva, e ainda contou com Matt Cameron (baterista do Pearl Jam) nas gravações da faixa, que ainda poderia ter a participação do guitarrista Jerry Cantrell, do Alice in Chains, mas a parceria acabou não sendo possível. O vídeo faturou o MTV Movie Awards de 2002, na categoria Best Video From a Film.
“Hero”
A continuação ganhou duas canções que tocaram bastante na época: “Vindicated”*, da banda Dashboard Confessional, que é considerada como tema oficial do filme e é ouvida durante os créditos finais, e a melancólica “Ordinary”, do Train. O clipe de “Vindicated” incorpora o clima de histórias em quadrinhos e é dividido (literalmente) entre a banda tocando no alto de um edifício e as tradicionais cenas do filme. Já o vídeo de “Ordinary” mistura cenas de Homem-Aranha 2 com a banda tocando em um lugar deserto. Nada muito original (existe inclusive uma cena brega com o vocalista choramingando e com um efeito especial tosco no fundo), tanto que a música não conseguiu repetir o mesmo sucesso do tema do filme anterior. A faixa também foi usada na trilha sonora do seriado Heroes.
“Vindicated”
“Ordinary”
Em uma trilha sonora aparentemente interessante, com Hoobastank, Jet e Maroon 5, os fãs de Homem-Aranha só não tiveram mais motivos para reclamar de “Ordinary” por conta do animado single “Meant to Live”, da banda Switchfoot. A faixa está incluída apenas na versão inglesa da trilha sonora e não foi uma música composta especialmente para o filme, mas tem mais pegada e menos firula.
“Meant to Live”
Por último, quase que numa tentativa de justificar o fiasco de Homem-Aranha 3, os escoceses do Snow Patrol lançaram um belo vídeo para a canção “Signal Fire”. Diz a lenda que a música foi originalmente produzida para fazer parte do terceiro filme da franquia Shrek, mas acabou sendo recusada. Sorte do público, que acabou ganhando a oportunidade de assistir a um inocente teatrinho infantil que reencena os dois primeiros filmes da série Homem-Aranha e acaba sendo bem mais interessante que o último filme da trilogia dirigida por Raimi.
“Signal Fire”
*Agradecimento aos leitores Célio da Silva Junior e Vinícius Santos de Medeiros